Veleiro argentino surpreende na Copa Mitsubishi Motors, em Ilhabela
07.06.2008
| 423 visualizações
VELA
-
Bond Girl, na HPE
Eduardo Grigaitis
-
Largada
Eduardo Grigaitis/BalaiodeIdeias
-
Realizado, líder na ORC 600
Eduardo Grigaitis
-
Orson, duas vitórias
Eduardo Grigaitis
Abertura da terceira etapa teve duas regatas no Canal de São Sebastião, neste sábado
Ilhabela(SP) Um veleiro argentino que chegou ao Brasil há dois meses foi a grande surpresa na abertura da terceira etapa da Copa Mitsubishi Motors 2008. O Orson venceu as duas regatas realizadas neste sábado no Canal de São Sebastião, na classe ORC Internacional, e deixou para trás adversários fortes como Touché e o Asa Alumínio, favoritos para a conquista do título da tradicional Rolex Ilhabela Sailing Week, marcada para o início de julho. A competição, conhecida como Warm Up da 35ª Semana Internacional de Vela, prossegue neste domingo com mais duas regatas.
A terceira etapa da Copa Mitsubishi Motors não começou nada bem para o líder da competição, o Loyal/Red Nose. Durante as manobras preparatórias para a largada da primeira regata, no início da tarde deste sábado, o Loyal/Red Nose teve o mastro quebrado. O barco volta neste domingo para o Guarujá para reparos e deve retornar para Ilhabela na quinta-feira, a tempo de participar das regatas do final de semana que completam a terceira etapa do Circuito.
Muito mais sorte teve o Orson, um Malbec 360 Racer, de 36 pés, construído na Argentina e que chegou ao Brasil em abril. Comandado por Carlos Eduardo Souza e Silva, o Orson venceu as duas regatas do dia, surpreendendo até seu comandante. Como nosso barco anda menos do que alguns adversários, não esperava ganhar, mas fiquei muito feliz com a notícia, admitiu Carlos Eduardo, enquanto era cumprimentado pelos demais sete tripulantes.
O Malbec 360 é um projeto de barco de cruzeiro. O projetista argentino Alejandro Irigoien desenvolveu um modelo para disputa de regatas, o Racer, que mede bem nas novas regras internacionais. Carlos Eduardo comprou o veleiro e fez a estréia na Semana de Angra dos Reis, há 15 dias, quando ficou em segundo lugar. Nosso objetivo é criar uma classe com embarcações iguais. Para a Rolex Ilhabela Sailing Week está chegando mais um Malbec 360 Racer e acredito que até o final do ano teremos cinco velejando no Brasil, explicou Carlos Eduardo.
Para afinar a tripulação para a Rolex Ilhabela Sailing Week, o projetista do barco Irigoien está componto o grupo como tático. Ele deve disputar o evento de julho a bordo do Orson. Para a Rolex não somos favoritos. Acredito que na ORC 600, a classe que iremos correr, temos vários Beneteau 40.7 bem entrosados e mais fortes, despista o comandante do Orson.
Outro favorito, o Sony Handycam, competiu neste sábado, mas não teve seus resultados computados. O veleiro fez várias reformas e tirou novo certificado, que só chegará a Ilhabela na próxima semana, quando o resultado destas duas regatas será somado. Por isso, a classificação deste final de semana poderá sofrer mudanças.
O sábado em Ilhabela teve temperatura amena, com sol, em torno de 24 graus e bons ventos. A Comissão de Regata do Yacht Club de Ilhabela realizou duas regatas barla-sotas (de 7 e 7.9 milhas) no Canal de São Sebastião para as classes ORC Internacional, ORC 600 e HPE. A primeira teve ventos em torno de 13 nós e a segunda de 8 nós, em média. As classes ORC 700 e RGS A e B tiveram apenas uma regata. A abertura da terceira etapa da Copa Mitsubishi Motors 2008 contou com 46 veleiros.
Resultados
ORC Internacional
Primeira Regata
1.- Orson (Carlos Eduardo Souza e Silva), 1h17min54s
2.- Touché (Ernesto Breda), a 6s
3.- Asa Alumínio (Mário Martinez), a 1min19s
Segunda Regata
1.- Orson 1h50min27s
2.- Touché a 51s
3.- Asa Alumínio a 2min01s
Classificação da terceira etapa
1.- Orson, 2 pontos perdidos
2.- Touché, 4 pp
3.- Asa Alumínio, 6 pp
ORC 600
Primeira Regata
1.- Realizado (Jose Luis Apud), 1h19min10s
2.- Kawabunga (Alberto Gaidys Jr.), a 5min45s
3.- Asbar II (Sérgio Klepacz), a 7min16s
Segunda Regata
1.- Realizado (Jose Luis Apud), 1h15min19s
2.- Asbar II (Sérgio Klepacz), a 2min35s
3.- Kawabunga (Alberto Gaidys Jr.), a 2min43s
Classificação da terceira etapa
1.- Realizado (Jose Luis Apud), 2 pontos perdidos
2.- Asbar II (Sérgio Klepacz), 5 pp
3.- Kawabunga (Alberto Gaidys Jr.), 5 pp
ORC 700
1.- Max (Anderson Baison), 1h02min15s
2.- Oxigenio (Haroldo Monteiro de Oliveira), a 2min04s
3.- Tango II (Sebastian Menendez), a 3min00s
RGS A
1.- Palmares, 57min16s
2.- Jylic II, a 1min03s
3.- Matrix, a 2min46s
RGS B
1.- Fandango, 57min30s
2.- Malatesta, a 7min09s
3.- Mandala, a 8min35s
HPE
Primeira regata
1.- Aventura
2.- Bond Girl
3.- Frattina
Segunda regata
1.- Bond Girl
2.- Brava
3.- Puma
Classificação da terceira etapa
1.- Bond Girl, 3 pontos perdidos
2.- Aventura, 5 pp
3.- Frattina, 9 pp
A Copa Mitsubishi Motors 2008 8ª. edição do Circuito Ilhabela de Vela de Oceano começou em março, prosseguiu em abril e terá mais duas etapas: a quarta nos dias 20, 21, 27 e 28 de setembro (conjuntamente como o Campeonato Paulista); e a quinta 29 e 30 de novembro e 6 e 7 de dezembro (com a tradicional Regata Volta a Ilhabela). O evento tem patrocínio da Mitsubishi Motors e Sony Handycam, com apoio da Rádio ANTENA 1, Jornal O Ancoradouro, Holt Nautos e Mar&Vela. A organização, sede e realização são do Yacht Club de Ilhabela.
Resultados completos e mais informações podem ser acessados no site do YCI www.yci.com.br
João Pedro Nunes Mtb 11.675
E-mail Nunes@zdl.com.br