Capa

Com novo percurso, Maratona de São Paulo reúne 12 mil participantes

29.05.2008  |    150 visualizações ATLETISMO

Os olímpicos Marily dos Santos e José Teles prestigiam o evento no domingo

São Paulo (SP) - Com novo percurso, a 14ª. Maratona Internacional de São Paulo será realizada na manhã deste domingo, com a participação 12 mil atletas, divididos nas corridas de 4,5 km e 10 km, além da prova de 42.195 metros e da caminhada de 4,5 km. A primeira largada será dada aos cadeirantes, às 8h15, na Avenida Jornalista Roberto Marinho esquina com a Rua Ribeiro do Vale, próximo à Ponte Estaiada, novo cartão postal da cidade, no Brooklin. As categorias masculina e geral sairão às 8h55, 20 minutos depois da elite feminina.

A maratona, que terá transmissão direta pela TV Globo, dentro do programa Esporte Espetacular, terminará na região do Ibirapuera, próximo ao Monumento Obelisco Mausoléu ao Soldado Constitucionalista de Revolução de 1932, juntamente com a prova de 10 km. A chegada da caminhada e da corrida de 4,5 km ocorrerá na própria Avenida Roberto Marinho. Dois atletas pré-convocados para a maratona da Olimpíada de Pequim prestigiarão o evento: José Teles, campeão da prova de 2005, e Marily dos Santos.

A expectativa é de uma prova forte, com alguns dos melhores corredores de rua do país e de 11 quenianos convidados pela organização. Os brasileiros vão tentar reconquistar a hegemonia perdida há dois anos para os quenianos tanto no masculino quanto no feminino.

Brasileiro mais bem colocado no ano passado, Luís Paulo Antunes, do Cruzeiro, está entre os favoritos da prova. “Estou confiante porque estou mais bem treinado. Ao contrário de 2007, quando entrei só para sentir o que era uma maratona, desta vez sei o que posso fazer para melhorar”, comentou o atleta de 27 anos, que nasceu e treina em Guaratinguetá (SP).

Vencedor da última edição da Prova Sargento Gonzaguinha, disputada em dezembro, em São Paulo, o corredor espera enfrentar os brasileiros e os convidados do exterior de igual para igual. “A estratégia é manter meu ritmo e não deixar os líderes fugirem”, disse o atleta.

O baiano Giomar Pereira da Silva, vice-campeão do ranking de corredores de rua da CAIXA/CBAt, também está entre os candidatos à vitória. Especialista em provas de dez quilômetros, Giomar disputou a primeira maratona no ano passado, em São Paulo, quando ficou em sexto lugar, com 2h21min04. Com a experiência, o atleta tem mais noção da prova. “A corrida será difícil, mas vou tentar uma classificação melhor.”

Outros destaques da prova são Francisco Barbosa dos Santos, José Gutembergue e Adriano Bastos, pentacampeão da Maratona Disney, nos Estados Unidos. Os gêmeos Paulo Roberto e Luís Fernando de Almeida Paula e Cosme e Damião Anselmo de Souza também estarão no pelotão de elite da prova. Cosme conseguiu o índice A exigido pela CBAt para a Olimpíada de Pequim, mas não está entre os três pré-convocados.

Sem lesão - No feminino, a baiana Marizete Moreira dos Santos, vice-campeã da prova de 2007, será uma das atrações. Recuperada de uma lesão no tendão de Aquiles esquerdo, que a afastou das competições por sete meses, ela está pronta para tentar a primeira vitória na competição. “É bom voltar a treinar e a competir depois de tanto tempo parada. A lesão me atrapalhou na tentativa de obter o índice para a Olimpíada, mas estou voltando à melhor forma e animada para correr em São Paulo”, comentou a atleta radicada em Brasília.

Campeã da Maratona de 2001, a goiana Marizete de Paula Rezende também está entre as favoritas, apesar de esta ser a sua primeira competição do ano. Ela sofreu uma fratura por estresse no quadril e passou janeiro e fevereiro em tratamento médico. “Foi uma contusão complicada. Estou me adaptando ao uso de uma palmilha especial”, contou. “Mesmo sem parâmetro, quero ver se consigo fazer uma boa prova.”

Maria Zeferina Baldaia, campeã da edição de 2002, é outra candidata. Ganhadora da Meia Maratona de Milão, a Stramilano, com 1h13min50s, em abril, ela não conseguiu vaga na equipe olímpica por pouco mais de um minuto. Ela obteve o índice B, em Hamburgo, com 2h38min37s. “Meu sonho era ir para Pequim e infelizmente não consegui. Estou me sentindo muito bem e por isso faço questão de correr em São Paulo”, disse a atleta, recordista da prova paulistana com 2h36min07s.

Já Sueli Aparecida Vieira, líder do ranking de corredoras de rua, está animada para a sua terceira Maratona de São Paulo. Quinta colocada no ano passado, com 2h52min45s, ela vai tentar melhorar a marca e a posição. “Estou bem treinada e acho que vou fazer uma boa prova”, comentou a professora de matemática de Ribeirão Preto.

Pelos critérios de convocação da CBAt, Marilson Gomes dos Santos, Franck Caldeira, José Teles e Marily dos Santos estão impedidos de disputar maratonas de 12 de maio até a Olimpíada de Pequim, onde serão os representantes brasileiros na competição.

Força queniana - O grupo queniano é muito forte. Bicampeões das maratonas masculina e feminina, os africanos terão 11 representantes (dez homens e uma mulher): Charles Korir, Rotich Philemon, Charles Maina, Willy Kimutai, Nahashon Mwaniki, Mutai Kipkemei, Mutai Kiprop, Kenneth Kimaru Tum, Elisha Tanui, Shadrak Tanui e Leah Kipchumba.

Um dos destaques é Willy Kangogo Kimutai, da equipe Athletic Sports. Aos 27 anos, ele tem marcas bastante expressivas como 27min27s nos 10 km e 1h02min42 na meia maratona (21.097m). Outro candidato à vitória é Charles Maina, de 25 anos, que correu a Maratona de Mombasa no ano passado em 2h13min0s. Já Charles Korir é conhecido dos brasileiros. Ele foi vice-campeão maratona de 2006.

Em 13 edições da Maratona de São Paulo, os quenianos venceram seis no masculino e três no feminino. Os atuais campeões são Reuben Chepkwek, com o tempo de 2h16min05s, e Jacqueline Chebor, com 2h40min12s.

Premiação - Além do prêmio em dinheiro para os atletas mais bem colocados na maratona no masculino e no feminino, o campeão geral do confronto homem x mulher ganhará um bônus especial. As mulheres vão largar cerca de 20 minutos antes dos homens e a expectativa é dos líderes das duas categorias cruzarem a linha de chegada muito próximos. Esta é a quarta edição do confronto e os homens estão em vantagem por 2 a 1. Os primeiros brasileiros no masculino e no feminino ganharão uma moto Neo Yamaha. Já os treinadores dos 20 atletas mais bem colocados nas duas categorias também receberão um bônus da organização.

Novidades – Além da mudança de percurso – o anterior começava e terminava no Ibirapuera -, a competição, considerada a principal da distância no país, ganha este ano quatro novos pórticos, distribuídos pelo percurso, com a informação do tempo de corrida para facilitar o controle de ritmo dos participantes. Os atletas contarão com 17 postos de hidratação, atendimento médico e serviços nos 42.195 metros da maratona, além de dois postos com isotônicos e um de suplemento alimentar (carboidrato em gel).

Os organizadores vão oferecer também transporte gratuito aos interessados. Uma linha circular ligará o Ibirapuera à Avenida Jornalista Roberto Marinho das 6 às 8 horas no domingo para os inscritos na maratona e nos 10 km. Com isso, as assessorias esportivas poderão montar suas tendas de atendimento no Ibirapuera, próximo da chegada, e os corredores podem ser transportados para a área de largada.

Recordes da Maratona de São Paulo (largada e chegada no Ibirapuera)
Vanderlei Cordeiro de Lima (BRA) - Tempo: 2h11min19s (2002)
Maria Zeferina Baldaia (BRA) - Tempo: 2h36min07s (2002)

Os campeões da Maratona de São Paulo
2007 - Reuben Chepkwek (QUE) – 2h16min05s e Jacqueline Chebor (QUE) – 2h40min12s
2006 - Rotich Solomon (QUE) e Margaret Karie (QUE)
2005 – José Teles (BRA) e Márcia Narloch (BRA)
2004 – Frank Caldeira (BRA) e Margareth Karie (QUE)
2003 – Genilson Junio da Silva (BRA) e Maria do Carmo Arruda (BRA)
2002 – Vanderlei Cordeiro de Lima (BRA) e Maria Zeferina Baldaia (BRA)
2001 – Stephen Rugut (QUE) e Marizete Rezende (BRA)
2000 – David Ngetich (QUE) e Márcia Narloch (BRA)
1999 – Paul Yego (QUE) e Márcia Narloch (BRA)
1998 – Diamantino dos Santos (BRA) e Viviany de Oliveira (BRA)
1997 – Kipkemboi Cheruiyot (QUE) e Viviany de Oliveira (BRA)
1996 – Chalam El Maali (MAR) e Janete Mayal (BRA)
1995 – Luiz Antonio dos Santos (BRA) e Ilyna Nadezhda (RUS)

Estrutura operacional
Gelo: 18 toneladas
Água: 380.000 copos
Postos de percurso:17 com assistência médica, água, banheiro.
Postos de percurso especiais: 3 com isotônicos e 1 com carboidrato em gel
Controle de percurso: 5 postos
Grades: 2 mil unidades
Total gradeado: 4 mil metros
Banheiros: 200
Staff: Organização: 800 pessoas / Monitores de percurso: 300 pessoas
Polícia Militar, Polícia do trânsito e Guarda Metropolitana: 800 homens
CET: 220 técnicos, 1.500 cones, 2000 cavaletes, 24 km de fita e 190 faixas de trânsito.

Percurso
- Largada - Av. Jorn. R. Marinho x Ribeiro do Vale
- Av. Jornalista Roberto Marinho (F)
- Nova Ponte Estaiada (F)
- Marginal Pinheiros Local (Sentido Interlagos) (F)
- Ponte do Morumbi (F)
- Marginal Pinheiros Local (Sentido Jaguaré) (F)
- Av. Pres. Juscelino Kubitschek (F)
- Túnel Jânio Quadros (F)
- Av. Lineu de Paula Machado (F)
- Av. Waldemar Ferreira (F)
- Av. Afrânio Peixoto (F)
- R. Alvarenga (F)
- R. Manoel J. Chaves (F)
- Pça Pan-Americana (F)
- Av. Pedroso de Moraes (F)
- Av. Pedroso de Moraes até Av. Prof. Frederico Herman Junior (F)
- Av. Pedroso de Moraes (F)
- Pça Pan-Americana (F)
- Av. Prof Fonseca Rodrigues até o retorno em frente ao Parque Villa Lobos
- Praça Pan-Americana
- R. Manoel J. Chaves (F)
- Pte. Cidade Universitária (F)
- R. Alvarenga (F)
- Av. Prof. Mello Moraes - USP - Raia (F)
- Portão 2 - USP (F)
- Av. Escola Politécnica (F)
- Av. Escola Politécnica até Av. Corifeu de A. Marques (F)
- Portão 2 - USP (F)
- Av. Prof. Mello Moraes - USP (F)
- Av. Prof. Almeida Prado - USP (F)
- R. do Matão - USP (F)
- Pça do Oceanografico - USP (F)
- Av. Prof. Luciano Gualberto - USP (F)
- Pça. Prof. Jorge Americano - USP (F)
- Av. Prof. Lineu Prestes - USP (F)
- Pça. Prof. Rubião Meira - USP (F)
- Pça da Reitoria - USP (F)
- Av. Prof. Lineu Prestes - USP (F)
- Av. Prof. Luciano Gualberto - USP (F)
- Av. Prof. Lucio Martins Rodrigues - USP (F)
- Av. Prof. Mello Moraes - USP (F)
- Pça Prof. Reinaldo Porchat - USP (F)
- Av. Afrânio Peixoto (F)
- Av. Waldemar Ferreira (F)
- Túnel Dr. Euryclides de Jesus Zerbini (F)
- Av. Lineu de Paula Machado (F)
- Túnel Jânio Quadros (CF)
- Av. Pres. Juscelino Kubitschek (F)
- Túnel Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (F)
- Av. Antônio Joaquim de Moura Andrade (F)
- Av. República do Líbano (F)
- R. Manoel de Nóbrega (F)
- Av. Pedro Alvares Cabral (F)
- Chegada - Av. Pedro A. Cabral - Ibirapuera (“Monumento Obelisco Mausoléu ao Soldado Constitucionalista da Revolução de 1932 e Monumento ao Arquiteto Ramos de Azevedo”

Legendas: F - Fluxo. CF - Contrafluxo

A Maratona Internacional de São Paulo, que conta pontos para o Ranking Yescom, para o Ranking CBAt/CAIXA de Corredores de Rua e para o Ranking da Rede Globo/Yescom, é uma realização da Rede Globo, com organização da Yescom, patrocínio da Caixa Econômica Federal e Oi, com apoio de Gatorade, Mizuno, Yamaha, Montevérgine e Água Mineral Schincariol. A supervisão é da IAAF, CBAt, AIMS e FPA, com apoio da Prefeitura de São Paulo.

Biografias
Masculino:
Giomar Pereira da Silva

Natural de Jacobina, na Bahia, Giomar começou a disputar maratona em 2007. Especialista em provas curtas, ele foi campeão do Ranking Nacional de Corredores de Rua da CAIXA/CBAt, em 2006 e vice em 2007. No ano passado ficou em oitavo na São Silvestre. Neste ano, ele venceu duas provas em Brasília – a Meia Maratona e Corrida de Revezamento.

Luís Paulo da Silva Antunes
O paulista Luís Paulo da Silva Antunes é o atual campeão da tradicional Corrida Sargento Gonzaguinha. Em 2006, ele ficou com o vice-campeonato da mesma prova. Em 2007, ficou em terceiro lugar geral e foi o primeiro brasileiro e sul-americano na Maratona de São Paulo.

Paulo Alves dos Santos
O mineiro Paulo Alves dos Santos foi o campeão da Volta da Pampulha e o terceiro colocado na São Silvestre em 2006.

Paulo Roberto de Almeida Paula
Paulo Roberto é irmão gêmeo do também atleta Luis Fernando. Correm juntos desde 1996, quando iniciaram no esporte. Começou a correr na cidade de Irapuru (SP). Seus principais resultados são vice-campeão da Volta da Pampulha (2007) e terceiro lugar na 41ª Prova Sargento Gonzaguinha (2007).

José Gutembergue
Atual campeão e recordista da Maratona de Curitiba, com 2h17min57s. Aos 33 anos, ele treina e mora em Petrópolis (RJ). Entre seus principais resultados estão a conquista do título da Maratona de Porto Alegre em 2005 e o terceiro lugar na Maratona de Miami em 2004 e o quarto lugar e segundo melhor brasileiro na Maratona de São Paulo de 2007.

William Salgado Gomes
Sua principal conquista foi o título da Maratona da Corpore, em 2003, com o tempo de 2h20min43s.. Em 2006, ficou em segundo no Circuito Caixa de Corridas de Rua. Em março foi vice na Corrida Internacional de Cipolletti, na Argentina.

Élson Alex Gracioli
Gracioli foi o segundo melhor brasileiro na Meia Maratona do Rio de 2005. Atleta da equipe Pão de Açúcar/BM&F é um dos favoritos ao título da prova. Em seu currículo destaca-se o terceiro lugar na Maratona de São Paulo (2006).

Claudir Rodrigues
Claudir é tricampeão da Maratona de Porto Alegre e venceu a Maratona de Blumenau em 2006. Em 2007, ficou em quinto na Maratona de Curitiba e em quarto na Maratona de Foz do Iguaçu.

Adriano Bastos
Ex-triatleta, Adriano é pentacampeão da Maratona da Disney. Ele venceu a Meia Maratona de Buenos Aires (2007) e a Maratona de Curitiba (2006). Ficou em terceiro lugar na Meia Maratona de Buenos Aires (2006) e em segundo em 2005. Na Maratona de São Paulo ficou em quinto em 2007, em quarto em 2006 e em sexto em 2003. Foi o melhor brasileiro na Maratona de Paris (2000 e 2001) e na Maratona de Nova York (2000).

Cosme Anselmo de Souza
O irmão gêmeo de Damião ficou com a medalha de bronze na Copa Brasil de Cross Country (2008) e assim como o irmão participou do Sul Americano e do Mundial de Cross Country (março/2008). Em 2007, o atleta venceu a Corrida Fogueira, em Juiz Fora e a Meia Maratona de Vitória. Na Maratona de Milão ficou em décimo.

Feminino:
Marizete de Paula Rezende

Nascida em 1974 na cidade de Goiânia (GO) só entrou nas competições de atletismo aos 20 anos. Antes disso, Marizete havia trabalhado como secretária, babá e recepcionista. Entre seus principais títulos estão: Corrida de São Silvestre (2002), Maratona de São Paulo (2001), Maratona de Porto Alegre (2001) e Meia Maratona do Rio (2006). Foi vice na Maratona de São Paulo (2006), na Volta da Pampulha (2007) e na São Silvestre (2007).

Maria Zeferina Rodrigues Baldaia
Ex-cortadora de cana, Baldaia corre desde os 13 anos. A atleta entrou para a elite do atletismo ao vencer, em 2000, a Maratona de Curitiba. Em seu currículo destacam-se os títulos da São Silvestre (2001) e da Maratona de São Paulo (2002). Em 2007, ficou em terceiro na São Silvestre. Este ano ganhou a Stramilano, na Itália.

Edielza Alves dos Santos
A baiana de 27 anos tem importantes resultados em seu currículo. Em 2007, ela venceu a I Meia Maratona Volta da Ilha de Vitória, a Corrida da Fogueira de Patrocínio, ficou em quarto lugar na Meia Maratona do Rio, em quinto lugar na Volta da Pampulha e em terceiro nos 5 mil metros rasos do Troféu Brasil.

Sueli Aparecida Vieira
Professora de matemática, Sueli tenta dividir o seu tempo entre as aulas e os treinamentos diários. Mesmo com pouco tempo de carreira, a corredora tem se destacado entre as atletas de elite. Em 2006, fez sua estréia nas corridas oficiais e conquistou o sétimo lugar na Maratona de São Paulo. Lidera o ranking de corredoras de rua da CAIXA/CBAt de 2008.

Marizete Moreira dos Santos
Marizete trabalhava na roça e sempre gostou muito de futebol e vôlei. Em 1997, aos 24 anos, foi para Brasília para trabalhar. Em junho de 1999, começou a se dedicar ao atletismo e, em novembro do mesmo ano, venceu a sua primeira prova: a Maratona de Curitiba. Seus melhores resultados são o tetracampeonato da Meia Maratona de Brasília; os vice-campeonatos da Maratona de São Paulo (2004 e 2007) e da Maratona de Florianópolis (2005).

Estrangeiros:
Charles Wachira Maina - Quênia

Nascido em 11/10/1982, tem as seguintes marcas: maratona:2h13min - Mombasa, meia maratona: 1h4min10s – Tanzânia; 15km: 45min13s – Nyeri; e 10km: 28min14s – Nairóbi

Willy Kangogo Kimutai - Quênia
Nascido em 25/08/1980, tem as seguintes marcas: 5000m: 13min32s – Nobeoka Golden Games – Japan; 10000m: 27min51s – Kyushu Championship;
10 km: 27min27s – Kunma Tokyo; meia maratona: 1h02min42s; 30 km – 1h57 min - Japão

Mutai Kipkemei - Quênia
Mutai aos 21 anos tem entre seus principais resultados o título da Kagoshima Japan, o vice-campeonato da Kakamega Kenya, além do quarto lugar na Iten Kenya - todos em 2007.

Charles Korir - Quênia
Aos 27 anos, Charles foi o vice-campeão da Maratona de São Paulo (2006) e o segundo colocado na Meia Maratona da Bahia (2005).

Mais informações no site www.maratonadesaopaulo.com.br

João Pedro Nunes (Mtb: 11.675) / Talita Ferreira
E-mail: zdl@zdl.com.br
Leia também...
04.03.2012

Joseph Aperumoi ganhou duelo com Marílson Gomes dos Santos entre os homens. No feminino, título para Pasalia Chepkorir

02.03.2012

Prova chega à sexta edição com 11.600 participantes, com largada e chegada no Pacaembu, neste domingo. Campeões da São Silvestre, como Marílson, marcam presença na corrida, que define o Liga de Ouro

29.02.2012

Damião Ancelmo de Souza e Sueli Pereira lideram o ranking, que distribui a maior premiação das corridas de rua no país

28.02.2012

Última campeã do país foi Ednalva Laureano, em 2007; atletas chegam embaladas pela preparação para índice olímpico