Marizete e Zeferina buscam o bi na Maratona de São Paulo
27.05.2008
| 283 visualizações
ATLETISMO
-
Zeferina terceira na São Silvestre 2007
Léo Shibuya/ZDL
-
Marizete na São Silvestre de 2007
Léo Shibuya/ZDL
-
Meia Maratona do Rio de Janeiro
Sérgio Shibuya/ZDL
As duas atletas querem retomar a hegemonia na prova para o Brasil
São Paulo (SP) Duas corredoras brasileiras vão em busca do bicampeonato na Maratona Internacional de São Paulo. A goiana Marizete de Paula Rezende e a mineira Maria Zeferina Baldaia confirmaram participação na prova de domingo, que terá largada na Avenida Jornalista Roberto Marinho, próximo à nova Ponte Estaiada, e chegada 42.195 metros depois na região do Ibirapuera. O evento terá ainda corridas de 4,5 e 10 km e uma caminhada de 4,5 km.
Além do bicampeonato, as duas atletas querem retomar a hegemonia brasileira na prova feminina, perdida há dois anos. A última brasileira a ganhar foi a catarinense Márcia Narloch, em 2005.
Campeã da edição de 2001, Marizete está entre as favoritas, apesar de esta ser a sua primeira competição do ano. Ela sofreu uma fratura por estresse no quadril e passou janeiro e fevereiro em tratamento médico. Foi a contusão mais complicada de minha carreira. Tenho uma perna menor do que a outra e estou me adaptando ao uso de uma palmilha especial para compensar o problema, contou. Mesmo sem parâmetro, quero ver se consigo fazer uma boa prova.
Marizete é casada com o Diamantino dos Santos, campeão da Maratona de São Paulo em 1998 e seu técnico. Ela só entrou nas competições aos 20 anos. Antes disso, trabalhou como secretária, babá e recepcionista. Entre seus principais títulos estão o da Corrida de São Silvestre (2002), da Maratona de Porto Alegre (2001) e da Meia Maratona do Rio de Janeiro (2006). Em 2006, ficou com o vice-campeonato da Maratona de São Paulo e, no ano passado, foi vice-campeã da São Silvestre.
Já Maria Zeferina, campeã da Maratona de São Paulo de 2002, também está entre as grandes favoritas. Ganhadora da Meia Maratona de Milão, a Stramilano, com 1h13min50s, em abril, ela não conseguiu vaga na equipe olímpica por pouco mais de um minuto. Ela obteve o índice B, em Hamburgo, com 2h38min37s. Meu sonho era ir para a Olimpíada e infelizmente não consegui a marca exigida na maratona por muito pouco. Estou me sentindo muito bem e por isso faço questão de correr em São Paulo, disse a atleta, recordista da prova paulistana com 2h36min07s.
Ela teve uma recuperação muito boa da prova alemã, disputada dia 28 de abril, segundo o técnico Cláudio Castilho. Ela está muito confiante e tenho certeza de que fará uma boa competição, comentou o treinador.
Ex-cortadora de cana, Baldaia corre desde os 13 anos. A atleta entrou para a elite do atletismo ao vencer em 2000 a Maratona Internacional de Curitiba. Em seu currículo destacam-se os títulos da Corrida de São Silvestre (2001) e da Volta da Pampulha (2001). No ano passado, terminou em terceiro lugar na São Silvestre.
A chegada da maratona e dos 10 km será na região do Ibirapuera, enquanto a provas de 5 km e da caminhada terminarão na Avenida Jornalista Roberto Marinho.
A entrega dos kits, juntamente com o chip de cronometragem, será feita na quinta e na sexta-feira das 13 às 21 horas, e no sábado, das 8 às 16 horas, no Ginásio Poliesportivo do Ibirapuera (Abílio Soares, 1;300). Não serão entregues kits no dia da prova.
Credenciamento de imprensa Os pedidos de credenciamento de imprensa para 14ª. edição da Maratona Internacional de São Paulo, que será disputada dia 1º de junho, em novo percurso, devem ser feitos até esta quarta-feira, diretamente no site www.maratonadesaopaulo.com.br, na área imprensa, que consta em sua página de abertura.
O preenchimento da solicitação de credenciamento é individual. Assim, cada membro da equipe deve entrar no site e se cadastrar individualmente. É necessário o preenchimento de todos os campos. O credenciamento só será efetivado após análise e confirmação por e-mail da Assessoria de Imprensa do evento, a ZDL de Comunicação, ocasião em que será anunciados a data e local de retirada dos coletes.
A Maratona Internacional de São Paulo, que conta pontos para o Ranking Yescom, para o Ranking CBAt/CAIXA de Corredores de Rua e para o Ranking da Rede Globo/Yescom, é uma realização da Rede Globo, com organização da Yescom, patrocínio da Caixa Econômica Federal e Oi, com apoio de Gatorade, Mizuno, Yamaha, Montevergine e Água Mineral Schincariol. A supervisão é da IAAF, CBAt, AIMS e FPA, com apoio da Prefeitura de São Paulo.
Mais informações no site www.maratonadesaopaulo.com.br
João Pedro Nunes - Mtb - 11.675
E-mail: zdl@zdl.com.br