Capa

Participantes da Maratona de São Paulo recebem dicas da ATC

15.05.2008  |    108 visualizações ATLETISMO

Boletins da entidade ajudam a preparação dos atletas

São Paulo (SP) – A Yescom, organizadora das principais provas de rua do país, fechou parceria com a Associação dos Treinadores de Corridas de Rua de São Paulo (ATC). Com isso, os inscritos na Maratona Internacional de São Paulo, que será disputada no dia 1º. de junho, em novo percurso, passam a receber boletins com orientações importantes da entidade.

“São dicas importantes, principalmente para os corredores que não contam com a ajuda de um técnico. Aliás, eles podem conseguir um acessando o nosso site”, diz o presidente da ATC, Nelson Evencio, referindo-se ao www.atcsaopaulo.com.br. “A partir daí, terá apoio profissional para evoluir no esporte.”

Para ele, a Maratona de São Paulo tem melhorado a cada ano, com os pequenos ajustes feitos pela organização. “Este tipo de prova é muito complexo, ainda mais numa cidade como São Paulo que é muito dinâmica”, lembrou. “O importante é que a competição melhorou bastante e como toda a maratona necessita de um tempo maior de aperfeiçoamento.”

Em sua 14ª. edição, a prova já é considerada a melhor do país e tão boa ou melhor que muitas disputadas no exterior, não deixando nada a desejar em termos de organização.

No boletim, a ATC alerta que não dará dicas técnicas, mas informações práticas para todos os interessados em uma atividade física saudável. “Os corredores que não dispõem de um acompanhamento de um treinador terão a oportunidade de receber orientações básicas, como a necessidade da realização de uma avaliação médica e o uso de roupas e tênis apropriados para a corrida”, avisa a entidade em seu primeiro boletim já enviado aos atletas.

Outra dica é calçar um tênis apropriado à pisada e adequado à corrida, com bom amortecimento. O calção, segundo o boletim, deve ser leve, confortável, feito com tecido que evite muito atrito à pele e as meias têm de ser bem ajustadas aos pés, pois do contrário podem formar bolhas e atrapalhar o treinamento.

As inscrições para a Maratona de São Paulo, que este ano terá largada na Avenida Jornalista Roberto Marinho, próximo à Ponte Octávio Frias de Oliveira, a Ponte Estaiada, estão abertas. Os interessados em participar da competição devem preencher a ficha no site www.maratonadesaopaulo.com.br até o dia 20. O valor da taxa para participar da maratona é de R$ 55,00 e, das corridas de 5 e 10 km e da caminhada de 5 km, R$ 40,00.

A chegada da maratona e dos 10 km será próxima ao Obelisco do Ibirapuera, enquanto a provas de 5 km e da caminhada terminarão na Avenida Jornalista Roberto Marinho.

Na edição de 2007, o Quênia mostrou mais uma vez o seu poderio e ganhou as categorias masculina e feminina como Reuben Chepkwek e Jacqueline Chebor. Os brasileiros mais bem colocados na prova foram Marizete Moreira dos Santos (segundo lugar) e Luís Paulo da Silva Antunes (terceiro).

A Maratona Internacional de São Paulo, que conta pontos para o Ranking Yescom, para o Ranking CBAt/CAIXA de Corredores de Rua e para o Ranking da Rede Globo/Yescom, é uma realização da Rede Globo, com organização da Yescom, patrocínio da Caixa Econômica Federal e Oi, com apoio de Gatorade, Mizuno, Yamaha e Montevérgine. A supervisão é da IAAF, CBAt, AIMS e FPA, com apoio da Prefeitura de São Paulo.

Mais informações no site www.maratonadesaopaulo.com.br

João Pedro Nunes - Mtb - 11.675
E-mail: zdl@zdl.com.br
Leia também...
04.03.2012

Joseph Aperumoi ganhou duelo com Marílson Gomes dos Santos entre os homens. No feminino, título para Pasalia Chepkorir

02.03.2012

Prova chega à sexta edição com 11.600 participantes, com largada e chegada no Pacaembu, neste domingo. Campeões da São Silvestre, como Marílson, marcam presença na corrida, que define o Liga de Ouro

29.02.2012

Damião Ancelmo de Souza e Sueli Pereira lideram o ranking, que distribui a maior premiação das corridas de rua no país

28.02.2012

Última campeã do país foi Ednalva Laureano, em 2007; atletas chegam embaladas pela preparação para índice olímpico