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Travessia do Pacífico é lançada em DVD

25.03.2008  |    170 visualizações VELA

Filme mostra as aventuras do brasileiro Beto Pandiani e do francês Igor Bely na viagem entre o Chile e a Polinésia

São Paulo (SP) - Os velejadores Beto Pandiani e Igor Bely concederam entrevista coletiva nesta terça-feira para falar do lançamento do documentário Travessia do Pacífico – Da Ilhabela à Polinésia num catamarã sem cabine. A obra conta as aventuras vividas por eles na primeira parte da viagem que pretende completar a ligação entre o Chile e a Austrália velejando por todo o Oceano Pacífico Sul.

”O documentário ficou maravilhoso, com imagens belíssimas e inéditas no Brasil. A trilha sonora é deliciosa e tenho certeza que todo mundo vai sentir um pouco da nossa aventura”, contou Pandiani.

O filme foi editado em português, tem 70 minutos de duração e traz imagens inéditas das belas paisagens e das diferentes culturas encontradas pela dupla em sua visita aos paraísos da Polinésia Francesa, como Mangareva, e da Ilha de Páscoa.

“Demoramos três meses para editar o filme. Foram mais de 110 horas de gravação, feitas pelos próprios velejadores e por um cinegrafista, que acompanhou em terra as chegadas e partidas da dupla em todos os pontos visitados”, disse o diretor Eduardo Teiman, que trabalhou as imagens no Studio2, com o diretor de fotografia Maurício Porto.

A produtora, especializada em documentários esportivos e musicais, foi responsável pelo lançamento dos DVDs Fatboy Slim - Incredible Adventures in Brazil e do WCT - Mundial de Surfe em Florianópolis, que teve a presença de Kelly Slater e Andy Irons.

A trilha sonora traz diversas bandas nacionais e internacionais, como Funk Como LeGusta, Ari Borger, Gui Boratto, Blackgrass, Husky Rescue, HedKandy, Matatoa e Michael Franti.

O documentário será vendido em DVD, a partir de 8 de abril, com exclusividade nas sete lojas da Fnac (três em São Paulo, Campinas, Brasília, Curitiba e Rio de Janeiro). De quarta-feira a domingo desta semana, a Fnac Pinheiros mostrará gratuitamente o documentário Travessia do Pacífico em três sessões diárias, às 15, 17 e 19 horas, no Fórum (terceiro andar). No local, que tem capacidade para 100 pessoas, a Semp Toshiba montou home theaters com equipamentos de alta definição.

A Travessia do Pacífico tem o patrocínio máster de Semp Toshiba, com patrocínio de Mitsubishi Motors, Fnac, Yahoo! Brasil, Ferrari Stamoid, Red Bull e Mantecorp. Os apoios são da Rede Accor Hospitality, Santaconstancia, North Sails, BL3, Reebok Sports Club, Yacht Club de Ilhabela, Osklen, Sigg, Barracuda, Holos e Arycom.

Ficha técnica
Documentário: Travessia do Pacífico – Da Ilhabela à Polinésia num catamarã sem cabine
Duração: 1h10
Diretor: Eduardo Teiman
Diretor de Fotografia: Maurício Porto
Produção: Studio2
Distribuição: ST2 Vídeo
Venda: Lojas Fnac a partir de 8 de abril
Preço do DVD : R$ 19,90

Uma grande aventura
A primeira etapa da Travessia do Pacífico teve duração de dois meses e meio, com 31 dias na água. Beto Pandiani e Igor Bely percorreram aproximadamente 7 mil quilômetros entre Viña del Mar, no Chile, e Mangareva, na Polinésia Francesa.

O principal adversário da dupla durante o trajeto foi o tempo. A viagem entre a cidade chilena e a Ilha de Páscoa, primeira parada da viagem, foi marcada por muito frio e uma tempestade com ventos muito fortes de até 45 nós (mais de 80 km/h). Já o percurso até Mangareva foi de muito sol e calor intenso.

”Tivemos muito mar ruim na primeira perna antes de chegar à Ilha de Páscoa. Em uma noite enfrentamos o mau tempo e foi um pouco assustador. Tivemos mais de uma hora com ventos de 45 nós, que depois baixaram para 30 nós. Mesmo assim foi uma situação extrema e bastante complicada. Lidar com o clima foi uma grande lição”, disse Pandiani.

A visita à Ilha de Páscoa compensou as dificuldades. A dupla chegou ao local 17 dias após deixarem o Chile. Foram recebidos pelos moradores locais, que fizeram uma grande festa para os velejadores, conheceram a cultura do povoado e visitaram os moais, as enormes estátuas de pedra.

Um problema no barco, porém, entre a Ilha de Páscoa e Mangareva quase colocou fim à aventura. O travessão frontal rachou e obrigou os velejadores a improvisarem uma série de medidas, a fim de conseguirem levar o barco à terra firme. Caso a avaria se agravasse, eles teriam de pedir auxílio à marinha francesa, que monitorava a expedição, e abandonar a embarcação.

”Pela primeira vez na minha vida fiquei bem próximo de perder o barco e todo equipamento. Depois de algumas horas velejando com o barco partido, comecei a perceber que estava agüentando e fui me fortalecendo, mas foi por pouco”, comentou Pandiani.

As medidas tomadas pela dupla foram suficientes para levar o barco até Mangareva. As peças defeituosas foram enviadas para o Taiti, onde foram consertadas. O problema gerou uma mudança no cronograma, pois a viagem foi interrompida dez dias antes do programado.

Segunda etapa
A segunda etapa da aventura está prevista para começar no dia 9, quando os velejadores embarcam para Mangareva. Eles montarão o barco, farão os últimos preparativos e voltarão ao mar no dia 20. A dupla não retomou antes a travessia por conta da estação de furacões na região.

Um maior número de paradas está previsto para esta fase, com o objetivo de viajarem com o barco mais leve devido à facilidade de reabastecer. A dupla visitará Taiti, Bora Bora, Tonga, Fiji, Nova Caledônia e finaliza a travessia em Brisbane, na Austrália. A expectativa é que a chegada ocorra na metade de julho, após nove mil milhas percorridas.

”O barco está muito mais reforçado, já sabemos o que vamos enfrentar e estamos mais descansados. Será uma travessia mais delicada do ponto de vista de navegação, pois vamos andar perto dos corais e isto pode ser muito arriscado”, disse Pandiani.

A dupla pretende lançar novo documentário com as imagens da segunda parte da Travessia do Pacífico. Também estão previstos uma exposição de fotos, que será realizada na Fnac, e um livro sobre a viagem.

Tecnologia e Segurança
O barco Bye Bye Brasil, de 25 pés (cerca de 7 metros de comprimento), foi projetado para ter autonomia de energia e água, podendo assim velejar por mais de um mês sem escalas. A energia é gerada por painéis solares de 70 watts, e um sistema reserva de um dínamo que o barco arrasta e produz energia com a velocidade do barco. Tudo isso ligado a duas baterias de 90 amperes/hora.

Para resolver um dos grandes desafios, que é carregar água potável, os tripulantes têm dois desalinizadores manuais, que em uma hora geram seis litros de água. A alimentação é composta por um cardápio equilibrado para a região da viagem (são necessárias 3.500 calorias por dia).

“Desta vez estamos utilizando comida liofilizada e, como temos energia, podemos esquentar a água em uma garrafa térmica elétrica”, explica Pandiani.

O catamarã tem dois pilotos automáticos elétricos para auxiliar na navegação noturna, sistema de rastreamento via satélite, notebook Infinity XS-1271 da Semp Toshiba Informática blindado à prova de choque e água (especialmente feito para a viagem), conectado a um telefone via satélite Trane para enviar fotos, vídeos, textos e receber e-mails todos os dias. A documentação será feita com câmeras de foto e vídeo em sistema digital para facilitar o envio. Todos os equipamentos estão em cases à prova d´água.

O sistema de comunicação é feito por telefones celulares quando a equipe está em terra e por telefones via satélite quando em mar aberto. Para a comunicação auxiliar dois rádios VHF. Para a navegação, três GPS e duas bússolas digitais, além de cartas náuticas.

O Bye Bye Brasil conta ainda com um sistema de flutuação positiva, em caso de colisão o barco não afunda. A embarcação tem uma balsa salva-vidas, fogos sinalizadores, e os velejadores usam todo o tempo EPIRBs e localizadores pessoais, em caso de emergência. O trampolim (tela que une os dois cascos) foi feito especialmente com um tecido extremamente resistente para agüentar muitos meses navegando. Para enfrentar o sol e o calor das áreas tropicais e as longas noites navegando, a equipe utiliza uniformes com tecido da Santaconstancia, que tem tecnologia anti-UVA e proporciona maior conforto térmico.

Para acompanhar todos os momentos da viagem, acesse o site oficial da Travessia do Pacífico: www.yahoo.com.br/travessia

Os velejadores
Beto Pandiani - brasileiro, 50 anos

Há 13 anos realiza expedições de alta performance pelos mais temidos mares do mundo. Foi o primeiro velejador a unir a Antártica ao Ártico a bordo de catamarãs sem cabine.

Igor Bely - francês, 24 anos
Viveu seus primeiros 18 anos a bordo do veleiro de seus pais. Com mais de 200 mil milhas (quase 400 mil km) navegadas, tem em sua trajetória mais de 20 expedições à Antártica e a regiões polares.

Patrocinadores da viagem
Uma das maiores empresas de eletroeletrônicos, informática e mobilidade, líder no segmento de televisores no Brasil, a Semp Toshiba é patrocinadora máster de Beto Pandiani desde a sua primeira viagem, que aconteceu em 1994 entre Miami e Ilhabela – conhecida como Entre Trópicos. De lá para cá, a parceria foi crescendo e a marca da empresa já foi vista nas expedições Rota Austral, Travessia do Drake, Atlantic 1000 e Rota Boreal. Em todas essas viagens, Betão sempre levou notebooks de última geração. Nessa viagem não está sendo diferente. Ele leva um notebook blindado para consulta a cartas náuticas digitais, comunicação via satélite e envio e recebimento de textos, fotos e vídeos, sendo imprescindível para o sucesso desta travessia e fundamental para a sobrevivência dos tripulantes. Especialmente desenvolvido para suportar impacto, calor intenso, umidade e poucos cuidados (à prova d´água e de choque, pode cair de até um metro de altura), o notebook STI Infinity XS-1271 da Semp Toshiba Info acaba sendo o terceiro tripulante desta audaciosa aventura moderna. Tanto a Semp Toshiba como a Toshiba Corporation têm apoiado esportes náuticos e mais radicais, onde riscos e desafios são constantes. Superar metas está no perfil das duas empresas.

A Mitsubishi Motors tem o orgulho de apresentar mais uma parceria com Beto Pandiani: desta vez, embarcamos com o velejador na Travessia do Pacífico, uma expedição que reúne elementos do DNA Mitsubishi como tecnologia, aventura, superação de desafios e descoberta de novos destinos. Para nós, Beto Pandiani é 4x4: “Me identifico com a Mitsubishi por ser uma marca ligada à vela e termos muitos conceitos em comum, como a questão de performance, de resistência e de ineditismo em nossos projetos”, disse. A aventura começou a bordo de um Pajero Sport HPE, que rebocou o catamarã Bye Bye Brasil por 4000 km, de Ilhabela até Viña Del Mar, no Chile. Todos os passos da expedição podem ser acompanhados pelo diário de bordo: www.mitsubishimotors.com.br/travessiadopacifico.

Ineditismo, vanguarda, pesquisa e aventura - qualidades sempre presentes no trabalho da dupla Beto Pandiani e Igor Bely, que têm tudo a ver com o jeito Fnac de ser. Assim, a Fnac patrocina e venderá com exclusividade o documentário produzido durante a Travessia do Pacífico Sul. Além deste DVD, está programado para o segundo semestre de 2008 mais um documentário. Uma exposição fotográfica com as melhores imagens da viagem percorrerá o circuito das Galerias Fnac, existentes nas sete lojas da rede no Brasil.

O Yahoo! Brasil entra na jornada com sua ampla gama de serviços online. Foi criada uma comunidade ao redor da viagem, utilizando todas as ferramentas e serviços do portal. “Além do site especial que foi desenvolvido, estamos aproveitando todos os nossos produtos e plataformas, com Flickr, Yahoo! Vídeo, Yahoo! Respostas, chat no Messenger, Yahoo! Música, Yahoo! Grupos e etc. Tudo para que os internautas possam acompanhar, e também interagir, em todos os momentos da travessia”, explicou Fabio Boucinhas, diretor de Produtos do Yahoo! Brasil.

Informações para Imprensa

Travessia do Pacífico
ZDL – Guto Francischini – Mtb 45.553
- Tel: (11) 32855911 - guto@zdl.com.br

Semp Toshiba
Gloriete Treviso
- Tel.: (11) 9174.9174 - g.treviso@terra.com.br

Mitsubishi Motors
Giorgia Torello
- Tel.: (11) 8133.3268 - giorgia@mmcb.com.br

Fnac – Relações com a Imprensa
Fernando Sant’Ana
- Tel.: (11) 3202.2025 - fernando.santana@fnac.com.br

Yahoo! Brasil - XPress Assessoria em Comunicação
Celso Augusto Forster
- Tel.: (11) 3054.9758- celso.forster@xpressonline.com.br
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