Capa

Elite brasileira corre a Meia Maratona de São Paulo de olho nos Jogos de Pequim

07.03.2008  |    262 visualizações ATLETISMO

Franck Caldeira, medalha de ouro no Pan-Americano do Rio, reforça a prova deste domingo

São Paulo (SP) – Com a presença do mineiro Franck Caldeira, confirmada nesta sexta-feira pelo técnico Alexandre Minardi, do Cruzeiro, o pelotão de elite brasileiro participa da segunda edição da Meia Maratona Internacional de São Paulo, que será disputada neste domingo, a partir das 7h40, de olho na Olimpíada de Pequim, em agosto. O evento, que além da prova de 21.097 metros inclui no programa uma corrida simultânea de 10.550m, terá largada e chegada na Praça Charles Miller, no Pacaembu, e exibição dos melhores momentos na Rede Globo, dentro do Esporte Espetacular.

Medalha de ouro na maratona do Pan-Americano do Rio, Franck tinha previsto um treinamento em altitude neste período em Cochabamba, na Bolívia, mas a viagem do atleta não deu certo e, por isso, Alexandre Minardi, o diretor técnico de atletismo do Cruzeiro, resolveu inscrever o corredor na prova. “O Franck está em Itamonte, em Minas, a 2.500 metros de altitude e, assim, fica mais fácil ele competir em São Paulo. Franck vai encarar a prova como um treino forte, visando a Maratona de Paris”, comentou o treinador, referindo-se à prova do dia 6 de abril.

Quinto colocado no ranking brasileiro de maratona, com 2h14min03, marca obtida no Pan do Rio, Franck Caldeira tentará baixar bem este tempo para ficar entre os três mais bem colocados na relação da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) que serão convocados para a Olimpíada de Pequim. “Ele só terá esta oportunidade. Será um tiro único e por isso terá de estar bem”, lembrou Minardi.

Muitos outros atletas estão na mesma situação de Franck. Vanderlei Cordeiro de Lima, José Teles de Souza, Geovane de Jesus Santos. Luís Paulo Antunes, Marizete Moreira dos Santos, Marily dos Santos, Maria Zeferina Baldaia e Lucélia de Oliveira Peres também estão no grupo de corredores que sonham com a Olimpíada.

Vanderlei Cordeiro - Herói olímpico com a conquista da medalha de bronze nos Jogos de Atenas, Vanderlei prepara-se para correr a Maratona de Turim, na Itália, no dia 13 de abril, mesmo dia em que José Teles disputará a Maratona de Roterdã, na Holanda. “Preciso melhorar a marca para tentar assegurar a vaga”, comentou Vanderlei, de 38 anos, que busca a participação em sua quarta olimpíada (está em terceiro lugar no ranking com 2h12min53s).

Segundo colocado na lista, com 2h12min23, José Teles viaja nesta segunda-feira para Paipa, na Colômbia, para fazer estágio de treinamento na altitude. “Vou caprichar na preparação pois tenho de completar a prova na Holanda em torno de 2h10min para tentar me garantir na China”, lembrou Teles, que está atrás apenas de Marilson Gomes dos Santos, líder do ranking, com 2h08min37s.

No feminino, Marizete, líder do ranking brasileiro com 2h39min08s, Marily e Lucélia ainda não decidiram as maratonas em que tentarão índice olímpico. “Estou entre Turim, Hamburgo e Florianópolis”, disse a baiana Marizete, que volta às competições depois de seis meses afastada por causa de uma lesão no tendão de Aquiles esquerdo. “Meu sonho é participar de uma Olimpíada e graças a Deus estou recuperada.”

Esquadrão estrangeiro – Além de um pelotão de elite nacional forte, a competição terá um grupo de oito estrangeiros. No masculino, a tradição queniana será representada por três corredores: Joseph Ngetich, Joshua Kemei e Kiprono Mutai. Outros dois estrangeiros são o chileno José Elias Vera Riquelme e o angolano Nsung Filipe Kamukotelo. Na categoria feminina, três quenianas vão brigar por um lugar de destaque no pódio: Evaline Atancha, Eunice Kirwa e Ednah Mukhwana.

Na primeira edição da Meia Maratona de São Paulo, em 2007, a vitória no masculino ficou com o queniano Mathew Cheboi, com 1h06min15s. A paraibana Ednalva Laureano, a Pretinha, venceu o feminino, com 1h15min13s.

A prova deste domingo é válida pelo Ranking Yescom Clube de Corredores, pelo Ranking Rede Globo/Yescom e pelo Ranking de Corredores de Rua da CAIXA/Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) de 2008.

“Estamos felizes com a aceitação dos corredores. Vamos reunir 6.000 atletas nesta segunda edição e certamente teremos cerca de 10.000 no ano que vem”, comentou Thadeus Kassabian, diretor de operações da Yescom, organizadora da Meia Maratona de São Paulo. “A prova tem tudo para se consolidar como uma das mais importantes do país.”

Entrega de Kits - A entrega do kit dos atletas será feita junto com a entrega do chip de cronometragem nesta sexta-feira das 14 às 20h30 e no sábado das 8 às 17 horas no Palácio do Judô, que fica no Ginásio do Ibirapuera no Complexo Desportivo Constâncio Vaz Guimarães (Rua Manoel da Nóbrega, s/n). Não serão entregues kits no dia da prova.

A Meia Maratona de São Paulo tem patrocínio da Caixa Econômica Federal e Adidas, com apoio de Gatorade, Montevérgine, Café 3 Corações, Prefeitura Municipal de São Paulo e Governo do Estado de São Paulo. O evento é uma realização da Yescom, com promoção da TV Globo, supervisão da Federação Paulista de Atletismo (FPA), Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF) e Associação das Maratonas e Corridas de Rua Internacionais (AIMS).

Mais informações no site www.meiamaratonadesaopaulo.com.br

João Pedro Nunes – Mtb 11.675
E-mail: zdl@zdl.com.br
Leia também...
04.03.2012

Joseph Aperumoi ganhou duelo com Marílson Gomes dos Santos entre os homens. No feminino, título para Pasalia Chepkorir

02.03.2012

Prova chega à sexta edição com 11.600 participantes, com largada e chegada no Pacaembu, neste domingo. Campeões da São Silvestre, como Marílson, marcam presença na corrida, que define o Liga de Ouro

29.02.2012

Damião Ancelmo de Souza e Sueli Pereira lideram o ranking, que distribui a maior premiação das corridas de rua no país

28.02.2012

Última campeã do país foi Ednalva Laureano, em 2007; atletas chegam embaladas pela preparação para índice olímpico