Capa

VOLEI

Melhor bloqueadora da Superliga, Adenízia é a muralha do Finasa

Aos 21 anos, a atleta mineira é um dos destaques da competição

28.02.2008  |  1.484 visualizações
Osasco (SP) – Em seu primeiro ano como titular, a meio-de-rede Adenízia tem surpreendido a todos. Apesar de ter 1,87 m, estatura considerada baixa para a posição, a mineira de apenas 21 anos não se intimida e já é a melhor bloqueadora da Superliga Feminina de Vôlei de 2007/2008, segundo as estatísticas oficiais da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV). Orientada pelo técnico Luizomar de Moura, a jogadora está confirmada no time-base do Finasa que recebe neste sábado o Sport/Maurício de Nassau, às 17 horas, no Ginásio Professor José Liberatti, em Osasco. O confronto é válido pelo quarto torneio da competição.

Nascida em Ibiaí, Adenízia Ferreira da Silva chegou ao Finasa em 1999, quando tinha 13 anos. Morena, olhos verdes e esguia com os seus 61 quilos, a jogadora desde cedo teve de tomar decisões. “Minha mãe não queria que saísse de casa para jogar vôlei, mas estava decidida que o esporte seria meu modo de ganhar a vida”, revelou a atleta, adotada por Augusta Ferreira quando tinha oito meses.

Nas categorias de base, brilhou em diversas seleções. Foi, por exemplo, campeã sul-americana infanto-juvenil, em 2002, na Venezuela, e medalha de bronze no Mundial Infanto da Polônia, em 2003. Em 2004, foi eleita a melhor atacante na conquista do título do Sul-Americano da Bolívia. “Tenho treinado bastante no decorrer dos anos, pois meu maior objetivo é conquistar uma vaga na seleção adulta”, lembrou a jogadora, apontada como o melhor bloqueio do Campeonato Mundial Juvenil da Turquia e da Copa Pan-Americana do México, em 2005.

Com destaques seguidos nas competições, a meio-de-rede mostra-se humilde. Tanto que, para ela, chegar à seleção brasileira será conseqüência de um bom trabalho. “Acabei de sair do juvenil e preciso aprender muito. Quem sabe estarei pronta quando tiver a experiência da Paula Pequeno ou da Elisangela”, comentou. “Se não for agora para a seleção, estou tranqüila para agarrar a chance quando aparecer.”

Confiança – Adenízia se considera baixa para a posição, apesar disso está segura de si. “Precisava ter pelo menos 1,90 m, mas estou compensando a altura com minha impulsão”, explicou. Para crescer tecnicamente, a mineira conta ainda com o apoio das companheiras como a central norte-americana Danielle Scott. “Percebi o desenvolvimento da Adenízia nas finais da última Superliga. Ela vibra muito nos bloqueios e está evoluindo bastante nas mãos do Luizomar”, afirmou Danielle. “Se continuar assim, vai brilhar muito no vôlei mundial.”

Luizomar, que apostou na titularidade da jogadora, cuidou com carinho da transição da atleta do juvenil para o adulto. “A Adenízia tem aproveitado a oportunidade que recebeu e vive um momento importante. A comissão técnica toma todos os cuidados para que ela se mantenha em ascensão”, disse o treinador. “Trabalhamos para que atletas como ela saiam da base para fazer uma transição tranqüila para o time adulto. Ela prova que a proposta tem sido bem feita pelo projeto do Finasa.”

Mais informações no site www.finasaesportes.com.br

Allan Bratfisch / João Pedro Nunes - Mtb. 11.675
E-mail: zdl@zdl.com.br
  • Sucesso no bloqueio
    (João Pires)

  • Adenízia comemora
    (João Pires)

  • Meio-de-rede do Finasa
    (João Pires)

  • Adenízia: muito treino
    (João Pires)

Leia também...

14.12.2009

Centenas de meninas são avaliadas na Seletiva da ADC Bradesco Esportes e Educação

Motivadas pelo sonho de serem jogadoras, 400 meninas participaram dos testes de vôlei e basquete, neste domingo, em Osasco e São Paulo

11.12.2009

ADC Bradesco Esporte e Educação (ex-Finasa Esportes) seleciona meninas para jogar vôlei e basquete

A tradicional peneira será realizada neste domingo (dia 13), em Osasco e São Paulo

01.07.2009
Com desfalques, infanto-juvenil de vôlei do Finasa perde no Estadual

Sem as atletas que servem a seleção brasileira, time não conseguiu reagir diante do Paulistano

29.06.2009
Mirim de vôlei do Finasa perde no desempate e fica em terceiro no Preparação

Mesmo com a campanha positiva e o resultado contra o São Caetano, time não vai disputar a final da competição

Entre em contato