Atletas da São Silvestre participam de Oficina de Criatividade
19.12.2007
| 112 visualizações
ATLETISMO
-
Psicodrama
Nelson Kon
-
Criatividade
Nelson Kon
Proposta, denominada Razão, Emoção e Corpo, busca ampliar limites dos corredores
São Paulo (SP) Os atletas que vão participar da São Silvestre, no último dia do ano em São Paulo, têm uma oportunidade especial de ampliar seus limites e melhorar seu desempenho por meio de uma Oficina de Criatividade. A proposta, denominada Razão, Emoção e Corpo, é predominantemente vivencial, cujo objetivo é o de conscientizar atletas de suas potencialidades inatas: sentidos, flexibilidade, fluidez, imaginação, entre outras, e utilizá-las como combustível para melhoria do seu desempenho na corrida, na vida e no seu dia a dia. A oficina será ministrada no sábado, em dois períodos (das 9 às 13 horas e das 14 às 18 horas), no Espaço Cultural Event´s, na rua Arão Adler, 160, Parque Continental, em São Paulo.
A oficina foi criada a partir de ampla experiência da facilitadora Elisete Leite Garcia em trabalhos na organização de corridas, psicodrama, sociodrama e tatadrama em grupos e empresas, aliando-se a estudiosos dos movimentos corporais.
No encontro de quatro horas, através de técnicas de criatividade, procura-se conscientizar o atleta do poder de sua mente, no sentido de ampliar seus limites, permitindo assim uma boa performance em busca do seu sucesso.
Este trabalho vem sendo aplicado desde 2002, com absoluto ineditismo, tendo já sido utilizado e aprovado em provas como São Silvestre, Volta da Pampulha, Maratona de São Paulo, Corrida e Caminhada Contra o Câncer de Mama, Meia Maratona do Rio de Janeiro, entre outros eventos, reunindo cerca de 1.300 atletas.
Integrante da equipe Facilita Criatividade, Elisete é autora e idealizadora do Tatadrama e ministra oficinas de criatividade tematizadas para empresas e grupos abertos na área esportiva, social, educacional e cultural desde 1999. O custo de participação na oficina é de R$ 50,00 e cada grupo terá no máximo 40 pessoas.
Serviço
Oficina de Criatividade - Razão, Emoção e Corpo
Local: Espaço Cultural Event´s.
Rua: Arão Adler nº 160 - Parque Continental - São Paulo - SP
Fones: (11) 3719-0282 ou (11) 3714-2652
Sugestão de pauta
Numa das etapas da oficina de criatividade, os atletas participantes terão de brincar com bonecos de pano, feitos por artesãs na cidade do Crato, no Ceará. O exercício é a oportunidade de o atleta sair do racional, ampliar as fantasias e a imaginação. Os participantes usarão o lado direito do cérebro para poder tirar depois proveito dos aplausos, da música, do torcida, transformando isso em combustível e desempenho, diz Elisete. É uma ação dupla de esperança. Tanto das artesãs que fazem os bonecos na sombra de uma mangueira, em Crato, quanto para os atletas que buscam performance.
A mineira Maria Zeferina Baldaia, campeã da São Silvestre de 2001, teve experiência na oficina. Soube registrar a minha energia e minha força a cada passada, porque já havia experimentado estas sensações no psicodrama Somos um todo. No Psicodrama resgatamos nossos papéis como esposa, mãe, filha e atleta, comentou a atleta.
O encontro envolve criatividade, imaginação, espontaneidade, integração, identidade e desempenho dos papéis empregados na vida, com base em técnicas do sociodrama e psicodrama passando por três etapas - aquecimento, dramatização entre o personagem e o ser, com o objeto intermediário (boneco) e compartilha do processo.
As cenas psicodramáticas (fenômeno teatral e sua realização) podem acrescentar em seu papel de atleta: transformação (encarar dificuldades como oportunidades), simplicidade (o retorno a si mesmo), criatividade (uma fonte de mudança), humildade (aprender com os erros) e imaginação (realização dos sonhos).
Mais informações www.tatadrama.com.br
João Pedro Nunes Mtb 11675
E-mail zdl@zdl.com.br