Capa

Franck Caldeira é tricampeão da Volta da Pampulha

02.12.2007  |    220 visualizações ATLETISMO

Atleta mineiro venceu a prova de ponta a ponta. No feminino, a vitória ficou com a queniana Nancy Kipron

Belo Horizonte (MG) - Franck Caldeira é tricampeão da Volta Internacional da Pampulha. Depois de cruzar a linha de chegada em primeiro em 2003 e no ano passado, o atleta mineiro voltou a ocupar o lugar mais alto do pódio, neste domingo, ao completar o percurso de 17.800 metros em torno da Lagoa da Pampulha com o tempo de 53min13s. Na prova feminina, a vitória ficou com a queniana Nancy Kipron, com 1h02min41s.

Uma das mais importantes provas do calendário de corridas de rua do país, a Volta da Pampulha teve cerca de 10 mil participantes que competiram sob forte calor de 28 graus. Na prova masculina, Franck Caldeira esteve sempre no grupo da frente, inicialmente acompanhado por três atletas do Quênia, Paulo Alves dos Santos e Paulo Roberto Paula. Com 30 minutos de prova, a disputa ficou praticamente entre Franck, Paulo Roberto e o queniano Mutai, com vantagem para o corredor de Sete Lagoas, que cruzou a linha de chegada com a bandeira do Cruzeiro nas costas e foi aplaudido de pé pela torcida.

“Foi uma vitória bastante difícil. A vantagem de quase um minuto para o segundo colocado pode dar a impressão de que foi fácil, mas muito pelo contrário. A minha preparação fez a diferença”, falou Franck, campeão da maratona dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, em agosto, que fez treinamento na altitude de Itamonte, divisa de Minas Gerais com São Paulo e Rio de Janeiro. Com a vitória de Franck, o Brasil ultrapassou o Quênia e possui agora cinco títulos da prova contra quatro do país africano.

Atual campeão da São Silvestre e da Meia Maratona do Rio de Janeiro, Franck dedicou a vitória deste domingo à mãe, dona Vera. “Ela sofreu um derrame recentemente e, inclusive, pedi para não vir acompanhar a prova. Mas ela é teimosa e veio pessoalmente me trazer boas energias”, disse o atleta, de 24 anos.

Segundo colocado, Paulo Roberto de Almeida Paula admitiu que ficou surpreso com seu desempenho. “Treinei pouco, mas corri muito. Estive o tempo todo entre os primeiros e usei mais a cabeça do que as pernas”, disse o atleta, de 28 anos, estudante de Educação Física. “Estou em semana de provas e minha preparação não foi a ideal. Esse é o resultado mais importante da minha carreira até o momento”, completou Paulo, que foi décimo colocado na última Meia Maratona do Rio de Janeiro.

O queniano Kiprono Mutai, terceiro colocado, até seguiu Franck Caldeira na primeira metade da prova, mas depois não resistiu. “Consegui acompanhá-lo durante boa parte do percurso, mas depois o ritmo aumentou e a energia acabou,” contou o queniano, de apenas 20 anos

Feminino: O inédito tetracampeonato de uma brasileira na prova feminina da Volta Internacional da Pampulha foi adiado. Campeã em 2004, 2005 e 2006, a mineira Lucélia Peres foi superada pela goiana Marizete Rezende e pela queniana Nancy Kipron.

“Fiz a minha estréia na Volta da Pampulha e, por isso, procurei me preservar até o momento de atacar. Gostei muito do percurso da prova e pretendo brigar pelo bicampeonato no ano que vem, afirmou Nancy, de 28 anos, que retorna ao Quênia nesta segunda-feira. A atleta possui dois filhos e tem como melhor resultado a vitória nos 10K de Barcelona, em 2006, com o tempo de 31min52s.

Marizete Rezende, de 33 anos, lamentou um problema respiratório que a impediu de brigar pela vitória inédita na Pampulha. “Não sei exatamente do que se trata, mas o fato é que não consegui respirar direito. A perna estava boa, mas faltou ar”, lamentou. “Agora é treinar mais para melhorar e tentar o pódio na São Silvestre.”

A rainha da Volta da Pampulha, Lucélia Peres, reconheceu que foi superada por ótimas adversárias. “Fiz o meu melhor, mas infelizmente não deu. Foi uma prova muito boa, com muito calor e adversárias difíceis que mereceram o resultado”, disse a atleta mineira.

Responsabilidade Sócio-Ambiental: Através da parceira firmada entre a organização do evento com a Comarp (Comunidade Associada para Reciclagem de Materiais da Região da Pampulha), a Volta da Pampulha 2007 teve coleta de material descartado pelos atletas em áreas determinadas. Com uma média de 30 toneladas de materiais reciclados por mês, a Comarp é composta por um grupo de 29 associados, sendo sete homens e 22 mulheres.

Os dez primeiros no feminino

1) Nancy Kipron (QUE/Fila) – 1h02min41s
2) Marizete de Paula Rezende (Mizuno/Dahma) – 1h02min50s
3) Lucélia de Oliveira Peres (Petrobrás/Mizuno) – 1h03min08s
4) Maria Zeferina Baldaia (Pinheiros) – 1h03min19s
5) Edielza Alves dos Santos (Cruzeiro) – 1h04min08s
6) Marily dos Santos (Multsports) – 1h04min20s
7) Eunice Jeptoo (QUE/Fila) – 1h04min34s
8) Pauline Chepchumba (QUE/Fila) – 1h04min37s
9) Jacqueline Chebor (QUE/Fila) – 1h04min43s
10) Eunice Kirwa (QUE/Fila) – 1h05min16s

Os dez primeiros no masculino

1) Franck Caldeira (Cruzeiro) – 53min13s
2) Paulo Roberto de Almeida Paula (Acrimet/Topsin – 54min04s
3) Kiprono Mutai (QUE/Atlhetic Sports) – 54min11s
4) Raimundo Nonato Aguiar (UNIDF-Pé de Vento) – 54min15s
5) Paulo Alves dos Santos (Unicsul/Wizard) – 54min24s
6) Titus Kibii (QUE/Fila) – 54min38s
7) Amos Maind (QUE/Fila) – 54min45s
8) Francisco Barbosa dos Santos (Cruzeiro) – 54min49s
9) Giomar Pereira da Silva (Caixa/Montevérgine) – 54min52s
10) Luís Paulo da Silva Antunes (Cruzeiro) – 55min05s

Campeões da Volta da Pampulha

2007 - Franck Caldeira (BRA), 53min13s; e Nancy Kipron (QUE), 1h02min41s
2006 - Franck Caldeira (BRA), 53min52s; e Lucélia Peres (BRA), 1h02min14s
2005 - Lawrence Kiprotich (QUE), 52min23s; e Lucélia Peres (BRA), 1h00min57s
2004 - Lawrence Kiprotich (QUE), 53min53s; e Lucélia Peres (BRA), 1h03min14s
2003 - Franck Caldeira (BRA), 52min49s; e Salina Kosgei (QUE), 1h02min20s
2002 - Vanderlei Cordeiro (BRA), 53min10s; e Márcia Narloch (BRA), 1h02min28s
2001 - David Cheruyiot (QUE), 53min07s; e Zeferina Baldaia (BRA), 1h02min12s
2000 - David Cheruiyot (QUE), 53min13s; e Cleuza Maria Irineu (BRA), 1h1min48s
1999 - Vanderlei Cordeiro (BRA), 52min30s; e Cleuza Maria Irineu (BRA), 1h02min05s

A Volta Internacional da Pampulha foi uma realização da Rede Globo, com organização da Yescom e patrocínio de Wizard, Goodyear, CAIXA e Oi. A supervisão foi da Confederação Brasileira de Atletismo, Federação Mineira de Atletismo, IAAF e AIMS, e apoio especial da Prefeitura de Belo Horizonte.

Mais informações no site www.voltadapampulha.com.br

Guto Francischini (Mtb: 45.553)
E-mail: guto@zdl.com.br
Leia também...
04.03.2012

Joseph Aperumoi ganhou duelo com Marílson Gomes dos Santos entre os homens. No feminino, título para Pasalia Chepkorir

02.03.2012

Prova chega à sexta edição com 11.600 participantes, com largada e chegada no Pacaembu, neste domingo. Campeões da São Silvestre, como Marílson, marcam presença na corrida, que define o Liga de Ouro

29.02.2012

Damião Ancelmo de Souza e Sueli Pereira lideram o ranking, que distribui a maior premiação das corridas de rua no país

28.02.2012

Última campeã do país foi Ednalva Laureano, em 2007; atletas chegam embaladas pela preparação para índice olímpico