Técnicos aprovam novas áreas de largada na Volta da Pampulha
28.11.2007
| 155 visualizações
ATLETISMO
Além de conforto, a iniciativa poderá ajudar os atletas a melhorar seus tempos
São Paulo (SP) Os técnicos dos corredores de rua aprovaram as novas áreas de largada, divididas conforme o ritmo de prova de cada participante na Volta Internacional da Pampulha, que será disputada domingo, em Belo Horizonte. Os 10.000 inscritos poderão escolher uma das oito áreas com tempos de referência e assim ter mais conforto no início da corrida. Esta ação desenvolvida pela CAIXA utilizada em outras provas como a Maratona de São Paulo e a Meia do Rio e agora na Volta da Pampulha é excelente. Acho que é uma tendência nas grandes provas de todo o mundo, comentou o técnico Luís Eduardo Tavares, da Equipe de Corredores Tavares, que terá 80 atletas na competição.
Para ele, o fato de os atletas em condições semelhantes de treinamento largarem lado a lado pode facilitar a melhora do resultado. Os corredores serão beneficiados. Eles poderão correr no ritmo que estão acostumados e terão mais facilidades para baixar os tempos, uma vez que as pessoas ao lado terão a mesma meta, disse o técnico. As áreas de largada vão educar os atletas a se posicionarem de forma correta.
Os marcadores de ritmo estão separados em oito áreas com (quantos minutos os atletas gastam para completar um quilômetro): 4min30, 5min, 5min30, 6min, 6min30, 7min, 7min30 e 8min p/km.
Novidades A Volta da Pampulha não reúne apenas atletas de elite e amadores em busca de qualidade de vida. A competição mineira tem também um grupo muito especial de participantes, distribuídos em seis categorias de pessoas com deficiências. Para facilitar a inclusão desses atletas, a Yescom firmou parceria inédita com a Associação Desportiva para Deficientes (ADD), que tem o objetivo de proporcionar um atendimento mais dinâmico e com mais qualidade.
As categorias dos atletas com deficiência na Pampulha são as seguintes: cadeirantes, deficientes visuais, amputados de membros inferiores, deficientes de membros superiores e inferiores, deficientes auditivos e deficientes mentais.
O acordo firmado cria procedimentos e serviços especiais para facilitar a participação de atletas deficientes e ao mesmo tempo fiscalizar, controlar e certificar os critérios e graus de deficiência dos participantes. A ADD recebeu as solicitações e efetivou a inscrição, gratuita, desses atletas.
Outra novidade é o horário diferenciado de entrega de kits dos corredores inscritos, composto de camiseta, número de peito e chip de cronometragem. Os participantes podem retirar o material a partir desta quinta-feira, das 15 às 20 horas, no Iate Tênis Clube, que fica na Avenida Dr. Otacílio Negrão de Lima, 1.350, na Pampulha. Os kits serão entregues ainda na sexta-feira, das 9 às 20 horas, e no sábado, das 9 às 16 horas, no mesmo local. No dia da prova, não haverá entrega de kit.
Procurando facilitar a vida dos corredores, a camiseta e o número de peito são distribuídos juntos com o chip de cronometragem. Outra maneira de agilizar a entrega é o fato de os inscritos terem acesso ao seu número pela Internet, poderem imprimi-lo como referência com antecedência e apresentá-lo na retirada do material.
Horários de largada - A organização anunciou os horários previstos de largada no domingo todos referentes ao horário de verão de Brasília: 8h50 cadeirantes; 9h30 elite feminina; e 9h50 elite masculina, geral masculina e feminina e outras categorias de atletas com deficiência em pelotão único.
A Volta Internacional da Pampulha é uma realização da Rede Globo, com organização da Yescom e patrocínio de Wizard, Goodyear, CAIXA e Oi. A supervisão é da Confederação Brasileira de Atletismo, Federação Mineira de Atletismo, IAAF e AIMS, e apoio especial da Prefeitura de Belo Horizonte.
Mais informações no site www.voltadapampulha.com.br
João Pedro Nunes Mtb 11.675 / Samra Fonseca
E-mail: zdl@zdl.com.br