Capa

Cruzeiro terá equipe completa na Volta da Pampulha

26.11.2007  |    201 visualizações ATLETISMO

Clube mineiro inscreveu 19 atletas na prova de domingo

São Paulo (SP) – A equipe do Cruzeiro contará com o grupo completo para a disputa da 9ª. Volta Internacional da Pampulha no domingo, em Belo Horizonte. No total serão 19 atletas, quatro mulheres e 15 homens, que vão reforçar o pelotão de elite da prova mineira, uma das mais importantes do calendário brasileiro de corridas de rua. A competição terá percurso de 17.800 metros em torno da Lagoa da Pampulha. A TV Globo transmite ao vivo.

Entre os destaques do grupo está o atual campeão da prova, o mineiro Franck Caldeira, medalha de ouro na maratona dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro e campeão da São Silvestre. O atleta de 24 anos, natural de Sete Lagoas, comandará a equipe que ainda contará com nomes de peso como João Ferreira de Lima, o João da Bota, líder do ranking nacional de corridas de rua da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).

Integrante do Cruzeiro há dois anos, João da Bota, de 34 anos, se tornou um dos principais corredores do clube. No mês passado, ele foi o terceiro melhor brasileiro e sul-americano no Mundial de Corridas de Rua, realizado na cidade italiana de Udine, onde conquistou sua melhor marca em meia maratona, com o tempo de 1h02min51s. Este foi o segundo mundial que disputou. Em 2006, o mineiro participou da edição de Debrecen, na Hungria.

Natural de Grão Mogol, a 50 quilômetros de Montes Claros, João começou no atletismo há oito anos. Especialista em provas de dez quilômetros a meia maratona, ele também foi um dos integrantes da seleção brasileira na Maratona de Revezamento de Ekiden, em Chiba, no Japão, em 2005. “Estou treinando bastante e espero conseguir competir tudo aquilo que faço nos treinos. Estou confiante, mas sei que não será fácil”, comentou.

Estão confirmados também Benedito Donizetti, José do Nascimento Souza, Luis Paulo da Silva Antunes, Francisco Barbosa dos Santos, Antônio Ferreira da Silva, Cristiano da Silva Machado, Ivanildo Pereira dos Anjos, Franklin Barcelos, Leonardo Vieira Guedes, Luiz Carlos Fernandes da Silva, Wendel Divino Cruz, Marcos Alexandre Elias e Nélio Pereira de Moura.

A equipe feminina será formada por Edielza Alves dos Santos, Andréa Celeste Benites, Claudete Maria de Souza e Roselaine de Souza Silva. As atletas brigarão pelo título que está há três edições com a mineira Lucélia Peres, 26 anos, uma das principais fundistas do país.

“Acho que essa edição é a mais forte de todas. A corrida será bastante equilibrada. De um lado brasileiros consagrados, do outro, quenianos fortes que estarão reforçados pelo recordista da prova. Com certeza vencerá aquele que tiver mais capacidade e sorte. Estou confiante e vamos lutar para o título ficar no Brasil e principalmente no Cruzeiro”, disse o técnico Alexandre Minardi.

Largada – A organização anunciou os horários previstos de largada no domingo, todos referentes ao horário de verão de Brasília: 8h50 – cadeirantes; 9h30 – elite feminina; e 9h50 – elite masculina, geral masculina e feminina e outras categorias de atletas com deficiência em pelotão único.

A Volta Internacional da Pampulha é uma realização da Rede Globo, com organização da Yescom e patrocínio de Wizard, Goodyear, CAIXA e Oi. A supervisão é da Confederação Brasileira de Atletismo, Federação Mineira de Atletismo, IAAF e AIMS, e apoio especial da Prefeitura de Belo Horizonte.

Mais informações no site oficial www.voltadapampulha.com.br

João Pedro Nunes – Mtb 11.675 / Samra Fonseca
E-mail: zdl@zdl.com.br
Leia também...
04.03.2012

Joseph Aperumoi ganhou duelo com Marílson Gomes dos Santos entre os homens. No feminino, título para Pasalia Chepkorir

02.03.2012

Prova chega à sexta edição com 11.600 participantes, com largada e chegada no Pacaembu, neste domingo. Campeões da São Silvestre, como Marílson, marcam presença na corrida, que define o Liga de Ouro

29.02.2012

Damião Ancelmo de Souza e Sueli Pereira lideram o ranking, que distribui a maior premiação das corridas de rua no país

28.02.2012

Última campeã do país foi Ednalva Laureano, em 2007; atletas chegam embaladas pela preparação para índice olímpico