Capa

Lawrence Kiprotich luta pelo tricampeonato da Volta da Pampulha

22.11.2007  |    119 visualizações ATLETISMO

Recordista da prova lidera grupo com mais nove africanos

São Paulo (SP) – Bicampeão e recordista da Volta Internacional da Pampulha, o queniano Lawrence Kiprotich será uma das atrações da prova deste ano, marcada para o dia 2 de dezembro, em torno da Lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte. O queniano integra um grupo com mais nove africanos da mesma equipe. No masculino entram também em busca da vitória Kosgei Kenneth Kiplimo, Amos Maiyo Maindi, Charles Kipngetich Korir e Titus Kosgei Kibii. Já no feminino estão confirmadas Nancy Jepkosgei Kipron, Eunice Jepkirui Kirwa, Jacqueline Jerotich Chebor, Pauline Chepchumba e Eunice Jeptoo. A prova tem percurso de 17.800 metros e transmissão ao vivo pela TV Globo.

Recordista da prova em 2005 com o tempo de 52min23s, Lawrence Kiprotich desembarca no Brasil no dia 29. “Ele é um dos principais corredores do grupo e tenho certeza que fará uma boa competição. Estamos confiantes”, comenta o técnico Moacir Marconi, o Coquinho, que tem um centro de treinamento em Nova Santa Bárbara, no Paraná.

Ao lado de Lawrence, outro destaque é Kosgei Kiplimo, vice-campeão da Pampulha em 2006. O queniano de 22 anos completou o percurso em 54min02s, com título ficando para o mineiro Franck Caldeira, medalha de ouro na maratona dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro e campeão da São Silvestre.

“Kosgei está competindo no Brasil há alguns meses e acho que isso é um bom diferencial. Fizemos um preparatório na etapa de Curitiba do Circuito da Caixa e deu para avaliar bem as condições para esta corrida”, explica Coquinho, se referindo ao terceiro lugar na prova paranaense, disputada este mês. Completam o grupo masculino Charles Korir, vice-campeão da Maratona de São Paulo em 2006, e Titus Kibii, terceiro colocado na Meia Maratona do Rio de 2007.

Irmã de Martin Lel - A equipe feminina do Quênia também estará reforçada para a nona edição da Volta da Pampulha. Entre os nomes de destaque está Nancy Kipron, que tem como melhores tempos 1h11min55s na Meia Maratona Oleron, na França e 31min54s em prova de dez quilômetros de Barcelona, e Pauline Chepchumba, irmã de Martin Lel, campeão das Maratonas de Nova York e de Londres em 2007.

A veterana Jacqueline Chebor, de 38 anos, também está entre as atrações. Atual campeã da Maratona de São Paulo e primeira colocada na Meia Maratona da Itália, a queniana também brigará pelo título junto com as compatriotas Eunice Kirwa e Eunice Jeptoo.

As inscrições para a Volta da Pampulha estão abertas e podem ser feitas no site oficial do evento www.voltadapampulha.com.br, no valor de R$ 55,00. Para confirmar presença, os interessados podem também preencher a ficha na Federação Mineira de Atletismo (av. Olegário Maciel, 311, sala 205) ou nas lojas Ponto do Atleta (endereços e horários no site oficial).

A Volta Internacional da Pampulha é uma realização da Rede Globo, com organização da Yescom e patrocínio de Wizard, Goodyear, CAIXA e Oi. A supervisão é da Confederação Brasileira de Atletismo, Federação Mineira de Atletismo, IAAF e AIMS, e apoio especial da Prefeitura de Belo Horizonte.

Mais informações no site oficial www.voltadapampulha.com.br

João Pedro Nunes – Mtb 11.675 / Samra Fonseca
E-mail: zdl@zdl.com.br
Leia também...
04.03.2012

Joseph Aperumoi ganhou duelo com Marílson Gomes dos Santos entre os homens. No feminino, título para Pasalia Chepkorir

02.03.2012

Prova chega à sexta edição com 11.600 participantes, com largada e chegada no Pacaembu, neste domingo. Campeões da São Silvestre, como Marílson, marcam presença na corrida, que define o Liga de Ouro

29.02.2012

Damião Ancelmo de Souza e Sueli Pereira lideram o ranking, que distribui a maior premiação das corridas de rua no país

28.02.2012

Última campeã do país foi Ednalva Laureano, em 2007; atletas chegam embaladas pela preparação para índice olímpico