O prazer e a liberdade de correr numa pista de atletismo
17.11.2007
| 119 visualizações
ATLETISMO
-
Roberto Wolff
Sergio Shibuya/ZDL
-
Cláudio (409), o vencedor
Sergio Shibuya/ZDL
-
Concentração na largada
Sergio Shibuya/ZDL
-
Prova no Ibirapuera
Sergio Shibuya/ZDL
Atletas conhecem a novidade na Rua para Pista no Estádio Ícaro de Castro Mello
São Paulo (SP) A pista de atletismo do Estádio Ícaro de Castro Mello, no Conjunto Desportivo Constâncio Vaz Guimarães, no Ibirapuera, é restrita para atletas federados ou alunos da Secretaria da Juventude, Esportes e Lazer do Estado de São Paulo. Por isso, muitos atletas acostumados a correr apenas na rua descobrem a pista de 400 metros, com certificação classe A da Federação Internacional de Atletismo, na disputa da Rua para a Pista, a maior novidade do calendário de eventos de 2007, que começou na sexta, prosseguiu no sábado e termina neste domingo a partir das 8 horas, com as finais por faixa etária.
O advogado aposentado Roberto Luiz Wolff é um exemplo da alegria proporcionada por uma atividade física saudável. Ele terminou a sexta bateria de 5.000 metros da competição, disputada na manhã deste sábado, em 39º. lugar entre 41 participantes e comemorou mais do que o vencedor. Afinal, aos 67 anos, cumpriu mais uma jornada rumo à São Silvestre, no último dia de 2007.
Correr é exercitar a liberdade, disse o atleta após completar as 12 voltas e meia na pista do Ibirapuera. É uma alegria e me sinto como a personagem do Titanic com os braços abertos na proa do navio, comparou Roberto, que este ano completa 200 competições disputadas desde que descobriu as corridas há 10 anos. É um prazer conviver com jovens e me preparar para a São Silvestre.
O vencedor da bateria foi Cláudio José Roque, da equipe CAIXA, que completou a prova em 16min48s. Fiquei feliz com o resultado e espero ir bem na final, disse o atleta de 35 anos, que treina no Parque do Trote da Vila Guilherme. Corredor há 7 anos, ele teve como a primeira técnica a campeã pan-americana Esmeralda de Jesus, no Clube de Regatas Tietê.
Até o final da manhã deste sábado, o melhor resultado na competição havia sido obtido por Lourisvaldo Elias de Jesus, na sétima bateria, com o tempo de 15min31s. Foi o meu melhor tempo com certeza, disse o ascensorista da agência de Santana da Caixa Econômica Federal, de 25 anos. Foi muito bom correr numa pista sintética.
Criada pela Yescom, organizadora das principais corridas de rua do país, e a Federação Paulista de Atletismo (FPA), a competição tem o objetivo de revelar valores para o atletismo nacional e a tendência é crescer. Para 2008, a idéia é fazer dois torneios em São Paulo e um no Rio, com provas de 1.500m, 5.000m e 10.000m, comenta Thadeus Kassabian, diretor de Operações da Yescom. A idéia é fazer também um torneio infanto-juvenil num Programa Caça Talentos.
As baterias finais deste domingo serão disputadas das 8 às 11h30 e a entrada no Estádio Ícaro de Castro Mello é franca para todos os interessados em assistirem às provas.
Da Rua para a Pista é uma realização da Yescom e Federação Paulista de Atletismo, faz parte do ranking da Yescom, calendário de corridas de rua da Rede Globo, com patrocínio da CAIXA, Adidas e Montevérgine. A competição tem supervisão da FPA, CBAt e IAAF.
Mais informações e inscrições no site www.yescom.com.br
João Pedro Nunes - Mtb 11.675
E-mail: zdl@zdl.com.br