Capa

O prazer e a liberdade de correr numa pista de atletismo

17.11.2007  |    119 visualizações ATLETISMO

Atletas conhecem a novidade na Rua para Pista no Estádio Ícaro de Castro Mello

São Paulo (SP) – A pista de atletismo do Estádio Ícaro de Castro Mello, no Conjunto Desportivo Constâncio Vaz Guimarães, no Ibirapuera, é restrita para atletas federados ou alunos da Secretaria da Juventude, Esportes e Lazer do Estado de São Paulo. Por isso, muitos atletas acostumados a correr apenas na rua “descobrem” a pista de 400 metros, com certificação classe A da Federação Internacional de Atletismo, na disputa da Rua para a Pista, a maior novidade do calendário de eventos de 2007, que começou na sexta, prosseguiu no sábado e termina neste domingo a partir das 8 horas, com as finais por faixa etária.

O advogado aposentado Roberto Luiz Wolff é um exemplo da alegria proporcionada por uma atividade física saudável. Ele terminou a sexta bateria de 5.000 metros da competição, disputada na manhã deste sábado, em 39º. lugar entre 41 participantes e comemorou mais do que o vencedor. Afinal, aos 67 anos, cumpriu mais uma jornada rumo à São Silvestre, no último dia de 2007.

“Correr é exercitar a liberdade”, disse o atleta após completar as 12 voltas e meia na pista do Ibirapuera. “É uma alegria e me sinto como a personagem do ‘Titanic’ com os braços abertos na proa do navio”, comparou Roberto, que este ano completa 200 competições disputadas desde que descobriu as corridas há 10 anos. “É um prazer conviver com jovens e me preparar para a São Silvestre.”

O vencedor da bateria foi Cláudio José Roque, da equipe CAIXA, que completou a prova em 16min48s. “Fiquei feliz com o resultado e espero ir bem na final”, disse o atleta de 35 anos, que treina no Parque do Trote da Vila Guilherme. Corredor há 7 anos, ele teve como a primeira técnica a campeã pan-americana Esmeralda de Jesus, no Clube de Regatas Tietê.

Até o final da manhã deste sábado, o melhor resultado na competição havia sido obtido por Lourisvaldo Elias de Jesus, na sétima bateria, com o tempo de 15min31s. “Foi o meu melhor tempo com certeza”, disse o ascensorista da agência de Santana da Caixa Econômica Federal, de 25 anos. “Foi muito bom correr numa pista sintética.”

Criada pela Yescom, organizadora das principais corridas de rua do país, e a Federação Paulista de Atletismo (FPA), a competição tem o objetivo de revelar valores para o atletismo nacional e a tendência é crescer. “Para 2008, a idéia é fazer dois torneios em São Paulo e um no Rio, com provas de 1.500m, 5.000m e 10.000m”, comenta Thadeus Kassabian, diretor de Operações da Yescom. “A idéia é fazer também um torneio infanto-juvenil num Programa Caça Talentos.”

As baterias finais deste domingo serão disputadas das 8 às 11h30 e a entrada no Estádio Ícaro de Castro Mello é franca para todos os interessados em assistirem às provas.

Da Rua para a Pista é uma realização da Yescom e Federação Paulista de Atletismo, faz parte do ranking da Yescom, calendário de corridas de rua da Rede Globo, com patrocínio da CAIXA, Adidas e Montevérgine. A competição tem supervisão da FPA, CBAt e IAAF.

Mais informações e inscrições no site www.yescom.com.br

João Pedro Nunes - Mtb 11.675
E-mail: zdl@zdl.com.br
Leia também...
04.03.2012

Joseph Aperumoi ganhou duelo com Marílson Gomes dos Santos entre os homens. No feminino, título para Pasalia Chepkorir

02.03.2012

Prova chega à sexta edição com 11.600 participantes, com largada e chegada no Pacaembu, neste domingo. Campeões da São Silvestre, como Marílson, marcam presença na corrida, que define o Liga de Ouro

29.02.2012

Damião Ancelmo de Souza e Sueli Pereira lideram o ranking, que distribui a maior premiação das corridas de rua no país

28.02.2012

Última campeã do país foi Ednalva Laureano, em 2007; atletas chegam embaladas pela preparação para índice olímpico