Atleta comemora aniversário correndo 5.000 metros no Ibirapuera
16.11.2007
| 124 visualizações
ATLETISMO
-
João Bosco e Fafá
Sérgio Shibuya/ZDL
-
Largada
Sérgio Shibuya/ZDL
-
Campeão e vice
Sérgio Shibuya/ZDL
-
Da Rua para a Pista
Sérgio Shibuya/ZDL
Fafá integrou a 1ª. bateria da competição Da Rua para Pista, nesta sexta, no Estádio Ícaro de Castro Mello
São Paulo (SP) A cearense Maria de Fátima Vital Rangel, a Fafá, arrumou uma maneira diferente para comemorar os 54 anos. Ela resolveu correr nesta sexta-feira a primeira bateria da Rua para a Pista, a maior novidade do calendário de eventos de 2007. Ao lado de outros 29 atletas, ela percorreu os 5.000 metros, ou 12 voltas e meia na pista sintética do Estádio Ícaro de Castro Mello, no Conjunto Desportivo do Ibirapuera, em São Paulo. Ficou em 20º. lugar, com o tempo de 27min13s, e gostou muito da experiência de correr num local destinado a seletivas e a torneios importantes de atletismo do país.
Sou acostumada a disputar provas de rua e é muito diferente correr na pista. Valeu a experiência e espero me classificar para a final da minha faixa etária, disse a atleta, que mora em Brasília e defende a equipe Cobra. Adoro correr e estou feliz com o meu resultado.
Fafá teve a companhia do irmão João Bosco Vital Rangel, de 51 anos, que terminou em nono lugar, com 22min05s. Ele vibrou muito o desempenho. Não consigo fazer um resultado desses na rua. São muitos obstáculos, que fazem você quebrar o ritmo, comentou o corredor, radicando em São Paulo, que participa de pelo menos uma corrida de rua por mês. Adorei a experiência. Acho que sou capaz de dar 50 voltas na pista sem me cansar.
Feliz com o desempenho, Fafá só faz uma restrição. Você fica contando as voltas e parece que não vai acabar. É um pouco monótono. Na rua a paisagem é sempre diferente, lembrou a aniversariante.
Futuro na pista - Ronicesse Felix de Lima, de 20 anos, foi o vencedor da primeira bateria. Ele completou a distância em 15min49s 2s mais rápido do que Anaildo Araújo Nunes, de 34, segundo colocado. Companheiros de treinos no Parque Ecológico do Tietê, eles são orientados por Leandro Prates, da OnG Symap, criada em homenagem ao ex-presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Sylvio de Magalhães Padilha. O atletismo de pista vai ser o meu futuro. Vou treinar muito para isso, garantiu Ronicesse, muito feliz com a experiência.
Já Anaildo prefere continuar nas corridas de ruas. É onde estou acostumado, disse o corredor, dono de um depósito de gás e de um mercadinho em Engenheiro Goulart, na zona leste de São Paulo.
Da Rua para a Pista continua neste sábado, com baterias a partir das 6 horas, e termina domingo, com as finais para faixa etária e classificação geral, a partir das 9h30.
Criada pela Yescom, organizadora de provas tradicionais como a São Silvestre, a Maratona de São Paulo, a Meia Maratona do Rio e a Volta da Pampulha, por exemplo, e a Federação Paulista de Atletismo (FPA), a competição tem o objetivo de revelar valores para o atletismo nacional. O atletismo precisa dessa força. Acho que podemos descobrir novos talentos trazendo o pessoal da rua para a pista, comentou o presidente da FPA, José Antonio Martins Fernandes. Os melhores maratonistas do país, como o Marilson Gomes, o Franck Caldeira e o Vanderlei Cordeiro, começaram na pista e tiveram sucesso depois na rua.
Da Rua para a Pista é uma realização da Yescom e Federação Paulista de Atletismo, faz parte do ranking da Yescom, calendário de corridas de rua da Rede Globo, com patrocínio da CAIXA, :Adidas e Montevérgine. A competição tem supervisão da FPA, CBAt e IAAF.
Mais informações e inscrições no site www.yescom.com.br
João Pedro Nunes - Mtb 11.675
E-mail: zdl@zdl.com.br