São Silvestre cresce e chega à 83ª. edição com novidades
09.10.2007
| 191 visualizações
ATLETISMO
-
Pelotão masculino
Sérgio Shibuya/ZDL
-
Público
Sérgio Shibuya/ZDL
-
Lucélia Peres
Sérgio Shibuya/ZDL
-
Largada feminina
Sérgio Shibuya/ZDL
Tradicional corrida reunirá 20 mil participantes, com homens e mulheres largando juntos
São Paulo (SP) - A 83ª. Corrida Internacional de São Silvestre, que fará mais uma vez uma grande festa no último dia do ano por ruas e avenidas de São Paulo, será a maior da história. A organização da prova abriu este ano vagas para 20 mil atletas, 5 mil a mais do que as últimas edições. Entre as maiores novidades está o fato de homens e mulheres largarem juntos, às 17 horas.
As mudanças foram feitas a partir de muitos estudos dos organizadores, com a colaboração de autoridades municipais. Com isso, foi possível atender a reivindicações antigas das mulheres, por exemplo, que agora vão largar mais tarde, sem enfrentar o calor das 15 horas.
As mudanças foram bem estudadas pelo menos nos últimos quatro anos e temos certeza de que a prova será novamente um sucesso, comentou Júlio Deodoro, diretor geral da corrida. \"Até o ano passado, o número limite de participantes era de 15 mil, mas sempre tivemos a presença de mais 2 ou 3 mil corredores que não conseguiam se inscrever e corriam extra-oficialmente. Agora, eles terão a chance de correr com chip e de registrar seu desempenho nos resultados.
A decisão de homens e mulheres correrem juntos também atende uma antiga reivindicação. A separação das largadas ocorreu ainda quando a prova era disputada à noite. As mulheres, na época, ainda não estavam muito acostumadas com as corridas de rua e reclamavam que eram atrapalhadas, lembrou o superintendente da Fundação Cásper Líbero. Com a mudança da prova para a tarde, a largada feminina passou para as 15 horas no horário de verão, ou seja, num clima de extremo calor.
O pelotão da elite feminina terá largada cerca de 15 minutos antes do pelotão principal, que terá o tiro de partida às 17 horas. A diferença de tempo entre as largadas será definida nos próximos dias em função da estimativa da chegada. O objetivo é que os primeiros colocados no masculino cheguem à avenida Paulista junto com as líderes da prova feminina. O pódio deste ano será diferente. Vamos colocar os cinco homens e as cinco mulheres mais bem colocados ao mesmo tempo na premiação, lembrou Júlio Deodoro. Outra possibilidade é que a partir de agora os casais que correm normalmente juntos vão poder competir lado a lado. Os cadeirantes largarão às 15h30 e o percurso será o mesmo da São Silvestre, ou seja, 15 km.
Mesmo com o aumento de vagas, os organizadores recomendam aos interessados para confirmarem participação o mais rapidamente possível. As inscrições estão abertas pela Internet, no endereço www.saosilvestre. com.br, desde o dia 12 de setembro. Até o dia 5 de novembro, a taxa é de R$ 65,00. A partir do dia 6, o valor passa a ser de R$ 70,00 até o dia 30 de novembro. As inscrições serão encerradas automaticamente quando as 20 mil vagas forem preenchidas.
A São Silvestre é uma realização da Fundação Cásper Líbero, com promoção da TV Globo e organização da Yescom. A supervisão é da CBAt, FPA, IAAF e AIMS, com apoio especial da Prefeitura de São Paulo e do Governo do Estado de São Paulo.
Mais informações no site www.saosilvestre.com.br
João Pedro Nunes Mtb 11.675
E-mail: zdl@zdl.com.br