Capa

Édson Luciano é o padrinho da etapa de São Paulo do Circuito de Corridas da Caixa

04.10.2007  |    218 visualizações ATLETISMO

Atleta fará a entrega dos prêmios aos vencedores da prova

São Paulo (SP) – Édson Luciano Ribeiro será o padrinho da etapa de São Paulo do Circuito de Corridas da CAIXA, marcada para este domingo, a partir das 8h50, no Clube Hípico de Santo Amaro, que fica na rua Visconde de Taunay, 508. Integrante da seleção brasileira no revezamento 4 x 100m, medalha de prata na Olimpíada de Sydney, em 2000, Edson fará a entrega dos prêmios aos primeiros colocados da prova no masculino e no feminino.

O mais antigo titular da equipe brasileira que deu grandes resultados ao país na modalidade, Edson aos 34 anos é natural de Bandeirantes, no Parará, e mora em Presidente Prudente, no interior paulista.

Ele foi integrante da seleção no Campeonato Mundial de Gotemburgo, em 1995, e seus melhores resultados foram as medalhas olímpicas de bronze em Atlanta/1996 e de prata em Sydney/2000. A equipe também participou das finais dos Mundiais de Gotemburgo, Atenas/1997, Sevilha/1999 e Edmonton/2001. Em 2003, o grupo foi medalha de prata, em Paris. Bicampeão pan-americano em Winnipeg/1999 e Santo Domingo/2003, o time ainda chegou à final olímpica em Atenas/2004. O seu melhor tempo individual nos 100 metros rasos é de 10s14, obtido no Campeonato Ibero-Americano de Lisboa, em 1998.

Corrida – A etapa de São Paulo será a quinta e penúltima prova do Circuito da CAIXA deste ano. Como todas as corridas, ela faz parte do calendário que forma o ranking CAIXA/CBAt da Confederação Brasileira de Atletismo, que classifica os dez atletas mais bem colocados no masculino e no feminino, no Programa Nacional CAIXA de Apoio a Corredores de Elite de 2008.

Diferentemente das demais provas, a etapa paulista terá um percurso dentro das instalações do Clube Hípico em piso de terra, cascalho e grama e com um trajeto de oito quilômetros.

A primeira etapa da competição foi realizada em abril, em Brasília. A paraibana Ednalva Laureano, a Pretinha, e o mineiro João Ferreira de Lima, o João da Bota, foram os campeões. Porto Alegre recebeu os atletas na segunda etapa em maio. Pretinha voltou a cruzar a linha de chegada e conquistou a segunda vitória. Entre os homens, o baiano Giomar Pereira da Silva, campeão de 2006, também marcou novo recorde ao completar o percurso em 29min22s. Em agosto e setembro, o Circuito seguiu para Fortaleza e Ribeirão Preto, respectivamente, onde a alagoana Marily dos Santos e o baiano Giomar Pereira da Silva fizeram uma dobradinha no pódio. A prova de encerramento será no dia 11 de novembro, em Curitiba.

O Circuito de Corridas da CAIXA é patrocinado pela Caixa Econômica Federal e organizado pela HT Sports. A prova tem apoio do Isotônico Marathon, Prefeitura Municipal de São Paulo e Secretaria Municipal de Esportes, com supervisão técnica da Federação Paulista de Atletismo e da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).

Mais informações no site www.circuitocaixa.com.br

Samra Fonseca
E-mail: samra@zdl.com.br
Leia também...
11.11.2007

João Ferreira e Maria Lúcia conquistam as melhores posições para o Brasil na corrida deste domingo

09.11.2007

Brasileiros e quenianos lutam pelo título da prova neste domingo

08.11.2007

Prova masculina terá os dez atletas mais bem colocados na lista de 2007

06.11.2007

Depois de dois meses de tratamento, atleta baiana confirma participação na prova de domingo