Édson Luciano é o padrinho da etapa de São Paulo do Circuito de Corridas da Caixa
04.10.2007
| 218 visualizações
ATLETISMO
Atleta fará a entrega dos prêmios aos vencedores da prova
São Paulo (SP) Édson Luciano Ribeiro será o padrinho da etapa de São Paulo do Circuito de Corridas da CAIXA, marcada para este domingo, a partir das 8h50, no Clube Hípico de Santo Amaro, que fica na rua Visconde de Taunay, 508. Integrante da seleção brasileira no revezamento 4 x 100m, medalha de prata na Olimpíada de Sydney, em 2000, Edson fará a entrega dos prêmios aos primeiros colocados da prova no masculino e no feminino.
O mais antigo titular da equipe brasileira que deu grandes resultados ao país na modalidade, Edson aos 34 anos é natural de Bandeirantes, no Parará, e mora em Presidente Prudente, no interior paulista.
Ele foi integrante da seleção no Campeonato Mundial de Gotemburgo, em 1995, e seus melhores resultados foram as medalhas olímpicas de bronze em Atlanta/1996 e de prata em Sydney/2000. A equipe também participou das finais dos Mundiais de Gotemburgo, Atenas/1997, Sevilha/1999 e Edmonton/2001. Em 2003, o grupo foi medalha de prata, em Paris. Bicampeão pan-americano em Winnipeg/1999 e Santo Domingo/2003, o time ainda chegou à final olímpica em Atenas/2004. O seu melhor tempo individual nos 100 metros rasos é de 10s14, obtido no Campeonato Ibero-Americano de Lisboa, em 1998.
Corrida A etapa de São Paulo será a quinta e penúltima prova do Circuito da CAIXA deste ano. Como todas as corridas, ela faz parte do calendário que forma o ranking CAIXA/CBAt da Confederação Brasileira de Atletismo, que classifica os dez atletas mais bem colocados no masculino e no feminino, no Programa Nacional CAIXA de Apoio a Corredores de Elite de 2008.
Diferentemente das demais provas, a etapa paulista terá um percurso dentro das instalações do Clube Hípico em piso de terra, cascalho e grama e com um trajeto de oito quilômetros.
A primeira etapa da competição foi realizada em abril, em Brasília. A paraibana Ednalva Laureano, a Pretinha, e o mineiro João Ferreira de Lima, o João da Bota, foram os campeões. Porto Alegre recebeu os atletas na segunda etapa em maio. Pretinha voltou a cruzar a linha de chegada e conquistou a segunda vitória. Entre os homens, o baiano Giomar Pereira da Silva, campeão de 2006, também marcou novo recorde ao completar o percurso em 29min22s. Em agosto e setembro, o Circuito seguiu para Fortaleza e Ribeirão Preto, respectivamente, onde a alagoana Marily dos Santos e o baiano Giomar Pereira da Silva fizeram uma dobradinha no pódio. A prova de encerramento será no dia 11 de novembro, em Curitiba.
O Circuito de Corridas da CAIXA é patrocinado pela Caixa Econômica Federal e organizado pela HT Sports. A prova tem apoio do Isotônico Marathon, Prefeitura Municipal de São Paulo e Secretaria Municipal de Esportes, com supervisão técnica da Federação Paulista de Atletismo e da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).
Mais informações no site www.circuitocaixa.com.br
Samra Fonseca
E-mail: samra@zdl.com.br