Quenianos marcam presença no Circuito de Corridas da CAIXA
03.10.2007
| 74 visualizações
ATLETISMO
Quinta etapa da competição será realizada neste domingo, em São Paulo
São Paulo (SP) Três quenianos estão confirmados para a quinta etapa do Circuito de Corridas da CAIXA, neste domingo, em São Paulo. Os corredores Chemwolo Kiprono Mutai, James Rotich e Mutai Kipkemei serão os representantes do país africano na corrida que terá um percurso de oito quilômetros e largada a partir das 8h50, no Clube Hípico de Santo Amaro.
Com apenas 19 anos, Chemwolo Kiprono Mutai é um dos favoritos ao lugar mais alto do pódio. Correndo apenas a sua segunda prova no Brasil após o segundo lugar, com 28min41s, nos dez quilômetros da Volkswagen Run no último domingo ele está em ótima forma. Chemwolo é muito forte e sabe elaborar uma estratégia durante a prova. Seu diferencial é justamente essa consciência na corrida. Apesar de ser novo, ele tem grandes chances de disputar um bom lugar, explica o técnico Jorge Luís Silva.
Natural da cidade de Eldoret, Chemwolo morou no Japão por um ano, onde corria para pagar a faculdade. Em seu currículo estão os títulos dos 5 mil metros da All Japan University 2007, dos 15 mil metros da Biwako Japan 2006, dos 10 mil metros Meeting Fukuoka Japan 2007 e dos 5 mil metros do Meeting Ezimo Japan 2006. Este ano, ele chegou em quarto lugar na Meia Maratona Sapporo, em segundo nos 5 mil metros do Meeting Fukuoka Japan e em terceiro no Golden Games Japan. Seu melhor tempo em corridas de dez quilômetros é de 28min34s, obtido no Kokubu Japan no ano passado.
O queniano James Kipkemboi Rotich, aos 25 anos, tmbém está em plena forma física. Essa será a segunda prova do Circuito da CAIXA que vai participar. Sua estréia na competição foi na etapa de Ribeirão Preto no mês passado, quando ficou em 17.° lugar. Em corridas no Brasil, ele foi um dos integrantes da equipe do Quênia na Maratona de São Paulo deste ano.
Em provas de dez quilômetros, seu melhor resultado é de 28min50s. No seu currículo estão o quarto lugar na Maratona de Hamburgo de 2006, onde obteve sua melhor marca na especialidade com 2h09min; os vice-campeonatos no Rio Cali Colômbia e no Ambato Equador em 2006, a terceira colocação no Cirardet Colômbia e a quinta na Prova Rústica São José, em Campo Mourão, ambas este ano.
O último integrante queniano na etapa paulista será Mutai Kipkemei, de 21 anos. Este ano, conquistou o primeiro lugar nos 10 mil metros do Kagoshima Japan, os vice-campeonatos dos 5 mil metros do Fukuoka Japan e da Kakamega Kenya 2007 e o terceiro lugar da Tyrsker Matteres Kenyaa.
Entrega de kits Os corredores da etapa de São Paulo receberão um kit de corrida composto por camiseta confeccionada em tecido tecnológico, número de peito e chip de cronometragem. A entrada do material será no sábado, das 9 às 17 horas, no Conjunto Cultural da CAIXA (Av. Paulista, 2083 - Conjunto Nacional).
As competições fazem parte do calendário que forma o ranking CAIXA/CBAt da Confederação Brasileira de Atletismo, que classifica os dez atletas mais bem colocados, tanto no masculino como no feminino, para o Programa Nacional CAIXA de Apoio a Corredores de Elite de 2008.
O Circuito de Corridas da CAIXA é patrocinado pela Caixa Econômica Federal e organizado pela HT Sports. A prova tem apoio do Isotônico Marathon, Prefeitura Municipal de São Paulo e Secretaria Municipal de Esportes, com supervisão técnica da Federação Paulista de Atletismo e da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).
Mais informações no site www.circuitocaixa.com.br
Samra Fonseca
E-mail: samra@zdl.com.br