Maior corrida do Brasil, Nike 10K abre inscrições
19.09.2007
| 280 visualizações
-
Iggor Cavalera
João Pires/Jump
-
Vanderlei Cordeiro de Lima
João Pires/Jump
-
Juliana e Marilson
João Pires/Jump
-
Apresentação da Intrépida Trupe
João Pires/Jump
Prova deve reunir 25 mil pessoas em São Paulo e terá clubes de corrida como novidade
São Paulo (SP) - A Nike 10K, maior evento de corrida da América Latina, deve reunir 130 mil pessoas no dia 11 de novembro em nove cidades: São Paulo, Bogotá, Buenos Aires, Caracas, Cidade do México, Lima, Montevidéu, Quito e Santiago. Na capital paulista, a corrida foi lançada oficialmente nesta terça-feira, no Museu da Casa Brasileira, em evento destinado a atletas, corredores amadores, personalidades, celebridades e imprensa, e que contou com uma apresentação especial da Intrépida Trupe. Como no ano passado, a prova brasileira será realizada na USP, com largada às 8 horas, e previsão de 25.000 participantes, recorde brasileiro em provas de dez quilômetros.
Adoro participar da Nike 10K. No ano passado, por exemplo, completei os dez quilômetros em 52 minutos, o que é uma eternidade para mim. Por outro lado, vivenciei cada minuto da corrida. É uma prova para ser curtida, diferentemente de quando corro em busca do pódio, contou o herói olímpico Vanderlei Cordeiro de Lima.
O casal Marilson e Juliana Gomes dos Santos também prestigiou o lançamento da Nike 10K e confirmou presença na prova. Geralmente, a corrida está ligada a tensão para mim. Mas, na Nike 10K, o que vale é a festa. A prova é uma realização para muitos atletas amadores, disse o campeão da Maratona de Nova York 2006. Para Juliana, a maior virtude da prova é misturar alguns atletas profissionais a milhares de amadores. Tive uma experiência muito gostosa no ano passado, quando corri em meio aos demais participantes. É muito legal ver as pessoas se esforçando para completar o percurso, falou.
Pra gente, participar da Nike 10K será uma retomada. Correr era uma das coisas que mais fazíamos juntos, mas ficamos grávidos e paramos de treinar. E a idéia de ter também um espaço na corrida para os não-corredores é superbacana. Se fosse uma corrida normal, não teríamos coragem de participar, diz o casal Iggor Cavalera e Laima Leyton. Além deles, marcaram presença no lançamento o VJ e ator Marcos Mion, os VJs André Vasco e Felipe Solari e os atores Jorge de Sá e Lui Mendes.
Inovação - A principal novidade para a corrida de 2007 é que, ao fazer a inscrição, cada participante poderá escolher como vai se preparar para a corrida. Empresa líder mundial de artigos esportivos, a Nike acredita que todos somos corredores. Assim, para os não praticantes de corrida e para aqueles que estão começando no esporte, o clube indicado é o Não corredores que correm. Para aqueles que amam corrida numa semana, mas na outra não querem nem ouvir falar, o clube é o Aves de Fogo. Já para aqueles que não vivem sem correr e têm verdadeira paixão pela modalidade, além de buscar sempre um melhor resultado, o clube é o Cartel Endorfina.
Os manifestos de cada clube, bem como os respectivos líderes e embaixadores, podem ser conhecidos no www.nikecorre.com. Cada clube de corrida terá treinamentos específicos e vai organizar atividades especiais para integrar os participantes.
A Nike 10K é a máxima celebração da corrida, não só na América Latina, mas também no mundo todo. Este ano, a festa esportiva terá mais convidados do que nunca, afirma Hernán Daguerre, diretor de relações públicas da Nike para as Américas.
Inscrições - Já estão abertas as inscrições para a Nike 10K 2007, exclusivamente pelo site www.nikecorre.com, ao preço de R$ 60,00. A inscrição garante ao participante o número de peito gravado na camiseta oficial da prova, que possui a tecnologia Nike Sphere (transporta o suor do corpo através do tecido e mantém o atleta seco), além de acesso ao show de encerramento que já virou tradição da prova. Na edição inaugural da Nike 10K, DJ Patife, Wilson Sideral, Cláudio Zoli, Fernanda Abreu, Júnior Lima, Toni Garrido e Simoninha tocaram para 20 mil pessoas. No ano passado, o som ficou por conta do Jota Quest, que agitou os 25 mil presentes.
Desde o início, a Nike se propôs a trazer inovação e inspiração aos corredores. A criação desses três clubes de corrida nos permitirá impulsionar o esporte. Servirá, ainda, de plataforma para que haja interação entre outros corredores que tenham os mesmos objetivos, que podem ser começar a correr e colocar a forma física em dia, manter-se treinado e motivado ou correr cada vez mais rápido ou mais longe. Todos somos corredores. A pergunta é que tipo de corredores somos?, pergunta
Daguerre.
Treinos gratuitos - A Nike 10K não é uma prova competitiva, mas sim participativa. O conceito da disputa é gerar diversão e incentivar a prática de atividade física e qualidade de vida. Assim, haverá treinos com professores de educação física na USP e em dois parques da capital, o Ibirapuera e o Villa-Lobos, abertos para quem vai ou não participar da Nike 10K. Os locais e horários são os seguintes:
Ibirapuera (em frente à marquise, ao lado dos banheiros, próximo às barras de alongamento e do bolsão de estacionamento da Bienal)
todas as quartas-feiras, das 18 às 21 horas;
Villa-Lobos (próximo à entrada principal do parque)
todas as quintas-feiras, das 6 às 10 horas;
USP (em frente ao portão da raia Rua da Raia)
todos os sábados, das 7 às 12 horas.
Responsabilidade Social - Ao participar da Nike 10K desse ano, o corredor pode se engajar em um movimento muito maior chamado Rede Esporte pela Mudança Social. Ao se inscrever, o participante pode escolher entre as diferentes organizações não-governamentais para a qual gostaria de correr. Ainda dentro da iniciativa Cada passada conta, o corredor escolhe se quer destinar 10% da sua inscrição para uma das instituições ou participar como voluntário em uma delas. A Rede Esporte pela Mudança Social é uma iniciativa global da Nike em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU) e tem por objetivo fomentar projetos sociais inovadores que utilizem o esporte como ferramenta de inclusão social.
Entre as organizações integrantes da Rede estão o Instituto Fernanda Keller, da triatleta niteroiense, Reação, do judoca Flavio Canto, Associação Esportiva Janeth Arcain, Passe de Mágica, das ex-jogadoras Magic Paula e Branca, Instituto Esporte Educação, de Ana Moser, Instituto Joaquim Cruz, Instituto Rumo Náutico, dos velejadores Lars e Torben Grael, Instituto Bola pra Frente, dos ex-jogadores da seleção de futebol Bebeto e Jorginho, Fundação Gol de Letra, de Leonardo e Raí, Instituto Ayrton Senna, Instituto Guga Kuerten e Central Única das Favelas (CUFA).
Mais informações no site www.nikecorre.com
ZDL
Guto Francischini (Mtb: 45.553)
Fone: (11) 3285 5911
E-mail: guto@zdl.com.br
Suzana Schreiner
David do Carmo
Fone: (11) 3031 9455
E-mail: suzanaschreiner@globo.com