Capa

Giomar e Marily são bicampeões do Circuito de Corridas da CAIXA em Ribeirão Preto

16.09.2007  |    94 visualizações ATLETISMO

Prova deste domingo bateu o recorde de participantes

Ribeirão Preto (SP) – O baiano Giomar Pereira da Silva e a alagoana Marily dos Santos conquistaram na manhã deste domingo o bicampeonato da etapa de Ribeirão Preto do Circuito de Corridas da CAIXA. Atuais campeões da competição, a dupla mais uma vez confirmou o favoritismo e a liderança do ranking nacional de Corridas de Rua da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). Sob sol forte e temperatura de 35.c, a competição do interior paulista superou todas as expectativas. No total, 1.200 atletas profissionais e amadores marcaram presença no evento. Com a marca, a etapa teve aumento de 40% no número de participantes em relação ao ano passado.

Bicampeã também da etapa de Fortaleza, disputada em agosto, Marily levou toda a sua experiência para a corrida, que dessa vez não contou com a participação da ex-líder do ranking, a baiana Marizete Moreira dos Santos, que se recupera de uma lesão no pé direito.

“Estou muito feliz com a vitória e principalmente por ter conquistado a liderança do ranking”, comentou a alagoana, que agora tem quatro pontos de vantagem sobre Marizete. “Entrei confiante e logo no início senti que não seria uma prova fácil. O ar está muito seco e isso atrapalhou um pouco. Além disso, corri o tempo todo preocupada em marcar a Luzia Pinto, que está mais acostumada com o clima”, finalizou Marily, que cruzou a linha de chegada commo tempo de 35min19s.

A umidade relativa do ar por volta de 15% foi sentida pelos corredores e até mesmo pelo vencedor da categoria masculina. Mesmo morando e competindo no sol forte da Bahia, Giomar teve que colocar em prática sua estratégia para driblar o calor e os adversários.

“O alto nível dos corredores foi confirmado aqui. Mesmo estando muito quente foi uma competição disputada. Por isso, mais uma vez tive que usar a tática de correr um pouco mais para trás, ganhando ritmo, para no final deslanchar e correr para o pódio”, afirma Giomar, que conseguiu ultrapassar nos últimos quilômetros o paulista Luis Fernando Almeida Paula.

Tricampeão da Corrida Duque de Caxias, Giomar cruzou a linha de chegada em 30 minutos cravados, seguido de perto pelos gêmeos Luis Fernando (30min04s) e Paulo Roberto Almeida Paula (30min08s).

Ribeirão-pretanos – Gladson Barbosa e Sueli Aparecida Vieira foram os representantes da cidade na corrida deste domingo. Gladson garantiu o quinto lugar e Sueli o sétimo, melhorando em uma colocação em relação à etapa anterior.

“Essa é a primeira competição depois dos Jogos Pan-Americanos e ainda estou retomando os treinos. Mas um lugar no pódio na corrida que não é minha especialidade e correndo em casa tem um gosto muito especial”, disse Gladson, que foi o quarto colocado e melhor brasileiro nos 3 mil metros com obstáculos no Pan do Rio de Janeiro.

Para Sueli o sétimo lugar também teve um sabor especial. Com a colocação, ela agora passa a ser a quinta do ranking brasileiro. “Foi uma pena não conseguir um lugar no pódio, mas estou contente porque pelo menos melhorei na classificação geral”, conclui a paranaense, radicada em Ribeirão Preto há 18 anos.

Padrinho da prova – Édson Luciano Ribeiro foi o padrinho da etapa. Integrante da seleção brasileira no revezamento 4x100m, ele fez a entrega dos prêmios aos primeiros colocados no masculino e no feminino. O mais antigo titular da equipe brasileira que deu grandes resultados ao país, Edson também visitou a comunidade carente da cidade Monte Alegre onde fez uma palestra para os alunos da escola Dr. Ayma Batista Prado e para cerca de 40 estudantes de educação física do Centro Universitário Moura Lacerda.

A corrida de Ribeirão Preto é a quarta etapa do Circuito. A competição teve abertura em Brasília (abril), depois seguiu para Porto Alegre (maio) e Fortaleza (agosto). A quinta prova será realizada em São Paulo (7 de outubro) e a sexta, em Curitiba (11 de novembro).

Resultados

Masculino


1. Giomar Pereira da Silva (CAIXA/Domiciana) – 30min
2. Luis Fernando Almeida Paula (Nike) – 30min04s
3. Paulo Roberto Almeida Paula (Nike) – 30min08s
4. João Ferreira de Lima (Cruzeiro) – 30min12s
5. Gladson Alberto S. Barbosa (Pinheiros) – 30min25s
6. José Gutembergue Ferreira (Pé de Vento) – 30min46s
7. José do Nascimento Souza (Cruzeiro) – 30min57s
8. James Kipkemboi Rotich (Quênia) – 31min03s
9. Eliesio Miranda da Silva (Pé de Vento) – 31min04
10. Benedito Donizetti Gomes (Cruzeiro) – 31min06s

Feminino

1. Marily dos Santos (CAIXA/Mizuno) – 35min19s
2. Luzia de Souza Pinto (CAIXA) – 35min27s
3. Andréa Celeste Benites (EC) – 35min39s
4. Maria Lúcia Santos (Matilat/Nardini) – 35min59s
5. Conceição de Maria Oliveira (CAIXA/Findyourself) – 36min26s
6. Rosângela Raimunda Faria (EC Pinheiros) – 36min47s
7. Sueli Aparecida Vieira (CAIXA/Usina) – 36min56s
8. Elizabeth Esteves de Souza (Loucorredores) – 37min52s
9. Ilaine Wandscheer (CAIXA) – 38min37s
10. Elisangela Ferreira de Oliveira (CAIXA) – 39min14s

O Circuito de Corridas da CAIXA é patrocinado pela Caixa Econômica Federal e organizado pela HT Sports. A prova tem apoio do Isotônico Marathon, da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, da Secretaria Municipal de Esportes e da Transerp.

Mais informações no site www.circuitocaixa.com.br

Samra Fonseca
E-mail: samra@zdl.com.br
Leia também...
11.11.2007

João Ferreira e Maria Lúcia conquistam as melhores posições para o Brasil na corrida deste domingo

09.11.2007

Brasileiros e quenianos lutam pelo título da prova neste domingo

08.11.2007

Prova masculina terá os dez atletas mais bem colocados na lista de 2007

06.11.2007

Depois de dois meses de tratamento, atleta baiana confirma participação na prova de domingo