Corrida pela Paz celebra as metas do milênio promovidas pela ONU
14.09.2007
| 68 visualizações
ATLETISMO
Cada um dos oito quilômetros de prova homenageará um dos objetivos
São Paulo (SP) Criada em 2002 como uma forma de prestar solidariedade aos familiares das vítimas dos atentados terroristas de 11 de setembro, em Nova York, a sexta edição da Corrida pela Paz será disputada neste domingo, com largadas a partir das 7h45, em frente à sede da Amcham (Câmara Americana de Comércio), na Rua da Paz, 1.431, na Chácara Santo Antônio, em São Paulo. A corrida de oito quilômetros e a caminhada de três quilômetros deste ano vão celebrar as oito metas do milênio promovidas pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Os atletas vão correr por causas desafiadoras: km 1 - Erradicar a extrema pobreza e a fome; km 2 - Atingir o ensino básico universal; km 3 - Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres; km 4 - Reduzir a mortalidade infantil; km 5 - Melhorar a saúde/Maternidade; km 6 - Combater o HIV/Aids, a malária e outras doenças; km 7 - Garantir a sustentabilidade ambiental; e km 8 - Estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento.
Foi uma coincidência muito feliz a quilometragem da prova ter o mesmo número de metas do milênio. De forma alusiva, claro, estaremos provendo a responsabilidade social, comenta Fábio Costa, diretor de desenvolvimento de negócios da Câmara Americana de Comércio, responsável pelo evento.
A largada dos atletas cadeirantes está prevista para as 7h45, 15 minutos antes do pelotão principal, que passará por trechos de São Paulo que remetem a lembrança aos Estados Unidos, como a própria sede Amcham, Avenida Nações Unidas, World Trade Center e Rua Nova York.
Como forma de incentivar a garantia da sustentabilidade ambiental e estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento, propostas dos kms 7 e 8, os organizadores resolveram incentivar a redução da utilização de carros pelos participantes da prova. Para isso, será oferecido estacionamento gratuito próximo à largada, desde que no mínimo duas pessoas inscritas sigam no mesmo carro para a competição. Para ter o voucher do estacionamento, os interessados terão à disposição um balcão de atendimento especial no local de retirada dos kits.
O kit dos participantes, composto de camiseta da prova, número de peito, guia de informações e chip de cronometragem, será distribuído neste sábado, das 8 às 18 horas, na sede da Amcham (Rua da Paz, 1.431).
No ano passado, a vitória ficou com Adriano Bastos, tetracampeão da Maratona da Disney, e Ana Luiza Garcez, ex-moradora de rua.
Organizada pela Yescom, responsável por provas de grande visibilidade como São Silvestre, Meia Maratona do Rio e Maratona de São Paulo, a Corrida pela Paz é uma realização da Amcham, com patrocínio de Shopping SP Market, Cesar Business Hotels, Montevérgine, revista Boa Forma e Água Crystal com supervisão da IAAF, AIMS, CBAt e FPA e apoio da Prefeitura Municipal de São Paulo.
Mais informações no site www.corridapelapaz.com.br
João Pedro Nunes -Mtb 11.675
E-mail: zdl@zdl.com.br