Capa

Etapa de Ribeirão Preto do Circuito de Corridas da Caixa terá participação de queniano

13.09.2007  |    84 visualizações ATLETISMO

James Kipkemboi Rotich desafiará os brasileiros neste domingo

São Paulo (SP) - Os atletas inscritos na etapa de Ribeirão Preto do Circuito de Corridas da CAIXA, neste domingo, terão mais um motivo para se preparar. Além dos fortes corredores da elite brasileira, um queniano também disputará a prova de dez quilômetros, que terá largada às 9 horas, na Avenida Maurílio Biagi. James Kipkemboi Rotich será o grande obstáculo no caminho dos brasileiros que lutam por uma vaga no ranking de Corridas de Rua da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).

Aos 25 anos e em plena forma física, James desembarcará em São Paulo nesta sexta-feira. Ele virá direto de Paipa, na Colômbia, onde faz há dois meses um treinamento na altitude. “Essa será a primeira corrida depois dessa preparação. Com certeza, ele estará muito competitivo para a prova”, explica o técnico Jorge Luís da Silva.

Pela primeira vez na competição, James tenta seguir os passos de outro conterrâneo, Mathew Kiptoocheboi, que venceu no ano passado a etapa de Curitiba.

Após a etapa de Ribeirão Preto, James se concentrará em Campos do Jordão para as outras duas provas do Circuito, marcadas para São Paulo, no dia 7 de outubro e, em Curitiba, no dia 11 de novembro. “Depois da CAIXA, ele ficará focado para a Volta da Pampulha e principalmente para a São Silvestre, que é o seu maior objetivo do ano”, conta o técnico, que também confirmou a presença de mais seis africanos nas duas últimas corridas da CAIXA.

O queniano já fez sua estréia em corridas de rua no país. Ele foi um dos integrantes da equipe do Quênia na Maratona de São Paulo deste ano. Em provas de dez quilômetros seu melhor resultado foi de 28min50s. No seu currículo estão o quarto lugar na Maratona de Hamburgo em 2006, onde obteve sua melhor marca na especialidade com 2h09min; os vice-campeonatos no Rio Cali Colômbia e no Ambato Equador em 2006, a terceira colocação no Cirardet Colômbia e a quinta na Prova Rústica São José, em Campo Mourão, ambas este ano.

Padrinho da prova – Édson Luciano Ribeiro será o padrinho da etapa de domingo. Integrante da seleção brasileira no revezamento 4x100m, medalha de prata na Olimpíada de Sydney, em 2000, o ex-atleta fará a entrega dos prêmios aos primeiros colocados no masculino como no feminino.

O mais antigo titular da equipe brasileira que deu grandes resultados ao país na modalidade, Edson Luciano foi integrante da seleção no Campeonato Mundial de Gotemburgo, em 1995, e seus melhores resultados foram as medalhas olímpicas de bronze em Atlanta/1996 e de prata em Sydney/2000. A equipe também participou das finais dos Mundiais de Gotemburgo, Atenas/1997, Sevilha/1999 e Edmonton/2001. Em 2003, o grupo foi medalha de prata, em Paris. Bicampeão pan-americano em Winnipeg/1999 e Santo Domingo/2003, o time ainda chegou à final olímpica em Atenas/2004. O seu melhor tempo individual nos 100 metros é de 10s14, obtido no Ibero-Americano de Lisboa, em 1998.

Entrega de kits – A organização do Circuito da CAIXA fará a entrega do kit de corrida (camiseta de tecido tecnológico, número de peito e chip de cronometragem), no dia da prova, no mesmo local da largada, entre 6 horas e 8h30. É necessário apresentar o canhoto da ficha de inscrição ou o protocolo emitido via internet.

O Circuito de Corridas da CAIXA é patrocinado pela Caixa Econômica Federal e organizado pela HT Sports. A prova tem apoio do Isotônico Marathon, da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, da Secretaria Municipal de Esportes e da Transerp.

Mais informações no site www.circuitocaixa.com.br

Samra Fonseca / João Pedro Nunes
E-mail: samra@zdl.com.br
Leia também...
11.11.2007

João Ferreira e Maria Lúcia conquistam as melhores posições para o Brasil na corrida deste domingo

09.11.2007

Brasileiros e quenianos lutam pelo título da prova neste domingo

08.11.2007

Prova masculina terá os dez atletas mais bem colocados na lista de 2007

06.11.2007

Depois de dois meses de tratamento, atleta baiana confirma participação na prova de domingo