Capa

Equipe Pé de Vento corre em Ribeirão Preto neste domingo

11.09.2007  |    151 visualizações ATLETISMO

José Gutembergue e Eliesio Miranda são os destaques do grupo no Circuito de Corridas da CAIXA

São Paulo (SP) – O maranhense José Gutembergue e o goiano Eliesio Miranda da Equipe Pé de Vento reforçarão o pelotão de elite da quarta etapa do Circuito de Corridas da CAIXA 2007, neste domingo, em Ribeirão Preto. A prova de dez quilômetros contará com a presença dos principais atletas do país que buscam uma boa colocação no ranking de corredores de rua da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).

Atual campeão e recordista da Maratona de Curitiba, com o tempo de 2h17min57s, José Gutembergue é uma das esperanças de pódio da equipe de Petrópolis. Aos 32 anos e com bons resultados, ele já conseguiu a quinta colocação no ranking, mas para subir na pontuação disputa ponto a ponto com os atletas do Cruzeiro José do Nascimento e Francisco Barbosa dos Santos.

“Mesmo sendo especialista em provas de longa distância, o Gutembergue tem grandes chances de ficar no pódio. Ele está confiante apesar de saber da presença de fortes corredores”, afirma o técnico Henrique Viana.

Gutembergue treina e mora em Petrópolis, no Rio de Janeiro. Entre seus principais resultados estão a conquista do título da Maratona de Porto Alegre em 2005 e da Corrida Medicor em 2003; o terceiro lugar na Corrida Aniversário de Petrópolis e na Maratona Internacional de Miami em 2004 e o quarto lugar e segundo melhor brasileiro na Maratona de São Paulo deste ano.

A corrida, que terá largada às 9 horas na Avenida Maurílio Biagi, também contará com a presença do vice-campeão da Maratona do Rio de Janeiro em 2005, Eliesio Miranda. O atleta de 31 anos também não dará descanso para os concorrentes na prova de Ribeirão Preto.

“O treinamento é bastante variado e acho que tanto o Gutembergue como o Eliesio têm condições de levar o título ou pelo menos ficar entre os primeiros. Eles estão preparados para uma disputa emocionante e vão participar do Circuito até o final”, conclui o treinador.

ONG – Além de ser uma das mais importantes equipes de atletismo do país, a Pé de Vento também é uma ONG, que tem como patrono o campeão da maratona dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, o mineiro Franck Caldeira. Criada há 24 anos, a entidade atua na assistência esportista aos corredores de elite e jovens iniciantes no esporte.

Além do desenvolvimento de programas para melhorar a performance dos corredores, a ONG atua no projeto de jovens talentos em parceria com a rede municipal de ensino do Rio de Janeiro. Com base em uma avaliação física, a entidade tem o objetivo de descobrir crianças com aptidão para corridas de rua. Já foram encontradas 50, entre as 20 mil avaliadas, sendo que seis delas apresentaram níveis altos de rendimento.

Entrega de kits – O Circuito da CAIXA fará a entrega do kit de corrida (camiseta de tecido tecnológico, número de peito e chip de cronometragem), no dia da prova, no mesmo local da largada, entre 6 horas e 8h30. É necessário apresentar o canhoto da ficha de inscrição ou o protocolo emitido via internet.

Após Ribeirão Preto, o Circuito da CAIXA segue para São Paulo (7 de outubro) e Curitiba (11 de novembro).

O Circuito de Corridas da CAIXA é patrocinado pela Caixa Econômica Federal e organizado pela HT Sports. A prova tem apoio do Isotônico Marathon, da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, da Secretaria Municipal de Esportes e da Transerp.

Mais informações no site www.circuitocaixa.com.br

Samra Fonseca / João Pedro Nunes
E-mail: samra@zdl.com.br
Leia também...
11.11.2007

João Ferreira e Maria Lúcia conquistam as melhores posições para o Brasil na corrida deste domingo

09.11.2007

Brasileiros e quenianos lutam pelo título da prova neste domingo

08.11.2007

Prova masculina terá os dez atletas mais bem colocados na lista de 2007

06.11.2007

Depois de dois meses de tratamento, atleta baiana confirma participação na prova de domingo