Capa

Franck Caldeira é bi na Meia Maratona do Rio

02.09.2007  |    109 visualizações ATLETISMO

Pretinha completa domínio brasileiro na prova que teve 14 mil participantes

Rio de Janeiro (RJ) – O mineiro Franck Caldeira e a paraibana Ednalva Laureano da Silva, a Pretinha, venceram na manhã deste domingo a 11ª. edição da Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro, ratificando o domínio brasileiro na competição, que teve largada na Praia de São Conrado e chegada no Aterro do Flamengo, 21.097 metros depois. Com o céu nublado e alguns pontos até com garoa, os campeões ditaram um ritmo forte, sem chances para os cerca de 14 mil participantes.

Medalha de ouro na maratona dos Jogos Pan-Americanos do Rio, em julho, Franck Caldeira comemorou bastante o bicampeonato da prova carioca. O atleta do Cruzeiro, de 24 anos, correu no mesmo ritmo desde o início, quando ficou no pelotão intermediário. Ele só apareceu entre os líderes na orla de Botafogo, já no trecho final do percurso, correndo ao lado do queniano Titus Kibii e do brasiliense Clodoaldo Gomes da Silva. Aos poucos, Franck abriu vantagem, terminando com 30 segundos de vantagem sobre Clodoaldo, o segundo colocado.

“Esta prova tem um sabor tão especial para mim que esta vitória parece que é a primeira. É fantástico vencer a Meio do Rio”, disse o atleta, que não esperava ganhar. “Por causa do Pan, não fiz a preparação ideal. Mas por causa do Pan mesmo, consegui um bom lastro de treinamento e pude utilizá-lo agora.”

Franck completou o percurso em 1h03min07, 19 segundos mais rápido do que na vitória de 2006. O objetivo agora é descansar uns dias e retomar a preparação para tentar vencer novamente a Volta da Pampulha, em Belo Horizonte, e a São Silvestre, em São Paulo, ambas em dezembro. “Quero chegar 100% na Pampulha e na São Silvestre e só em 2008 pensar em garantir o índice para correr a maratona da Olimpíada de Pequim. “Tenho 2h14min e preciso de uma marca em torno de 2h12min para estar mais confortável. Por enquanto, estou muito ameaçado.”

Clodoaldo Gomes, vice-campeão da São Silvestre de 2006, chegou novamente em segundo lugar. “Forcei muito o ritmo no início da prova e senti um pouco no final. Não deu para acompanhar o Franck, mas mesmo assim estou muito feliz”, comentou o corredor da equipe Maranata Ceilândia, que também já pensa na Olimpíada. “Meu foco a partir de agora é a maratona. Quero correr uma prova ainda este ano”, completou o atleta, que tem como melhor marca 2h13min, obtida em Hamburgo, em 2005.

Franck e Clodoaldo dificilmente poderão aceitar a convocação para representar o Brasil nos Campeonatos Mundiais de Corrida de Rua de Udine, na Itália, em outubro. Com isso, o mineiro João Ferreira Lima, o João da Bota, e o baiano Giomar Pereira da Silva, quarto e quinto colocados, devem ser convocados pela Confederação Brasileira de Atletismo. O terceiro lugar da prova ficou com o queniano Titus Kibii.

Alegria paraibana – Uma das melhores corredoras de rua de todos os tempos do Brasil, Pretinha comemorou muito a vitória deste domingo. Afinal, alcançou a liderança no quilômetro 9 e deixou para trás todas as outras concorrentes. Com ritmo seguro, ajudada pelo clima ameno, ela completou o percurso com o tempo de 1h12min15s, o terceiro melhor da história, e com 1min30s de vantagem sobre a mineira Lucélia Peres, a campeã da São Silvestre, segunda colocada na prova.

“Esta foi a minha quarta participação na Meia Maratona. Felizmente consegui fazer uma excelente prova e manter minha invencibilidade em corridas de rua este ano”, lembrou Pretinha, de apenas 1,51m, que soma 23 vitórias nesta temporada. “Vou começar a treinar agora para a maratona. Vou fazer 31 anos e meu sonho é participar da Olimpíada de Pequim.”

Lucélia Peres também pensa em Pequim. Medalha de bronze nos 10 mil metros no Pan, ela vai defender os títulos de campeã na Pampulha e na São Silvestre. A partir de 1º. de janeiro, segundo ela, o foco é o índice olímpico. “Vou me dedicar de corpo e alma aos 10 mil metros. Acho que tenho boas possibilidades de fazer parte da equipe brasileira.”

As brasileiras dominaram os cinco primeiros lugares da prova. A estrangeira mais bem colocada foi a queniano Nancy Kipron, que ficou na sexta posição, atrás de Pretinha, Lucélia, Marizete Moreira, Edielza Alves e Marily dos Santos.

Resultados da Meia Maratona do Rio

Masculino

1- Franck Caldeira (BRA) – Cruzeiro – 1h03min07s
2- Clodoaldo Gomes da Silva (BRA) – Maranata Ceilândia – 1h03min37s
3- Titus Kibii (QUE) – Fila – 1h03min44s
4- João Ferreira de Lima, o João da Bota (BRA) – Cruzeiro – 1h03min53s
5- Giomar Pereira da Silva (BRA) – CAIXA/Domiciana – 1h04min22s
6- Luiz Fernando de Almeida Paula (BRA) – Nike – 1h04min26s
7- Charles Korir (QUE) – Fila – 1h04min28s
8- Luiz Paulo da Silva Antunes (BRA) – Cruzeiro – 1h04min44s
9- Paulo Roberto de Almeida Paula (BRA) – Nike - 1h04min51s
10 – Claudenir da Silva Cardoso (BRA) – Fila – 1h04min57s

Feminino

1- Ednalva Laureano da Silva, a Pretinha (BRA) – Fila/CAIXA/Paraíba – 1h12min15s
2- Lucélia Peres (BRA) – Petrobras/Mizuno – 1h13min44s
3- Marizete Moreira dos Santos (BRA) – Mizuno/CAIXA – 1h14min12
4- Edielza Alves dos Santos (BRA) – Cruzeiro – 1h14min52s
5- Marily dos Santos (BRA) – Mizuno/CAIXA – 1h15min01s
6- Nancy Kipron (QUE) – Fila – 1h15min09s
7- Eunice Kirwa (QUE) – Fila – 1h16min00s
8- Maria Raquel Maraviglia (ARG) – Reebok – 1h17min25s
9- Antonia Bernardete Lins da Silva (BRA) – Centiser – 1h17min32s
10 – Isabel Cristina Feliciano (BA) – avulso – 1h18min40s

A Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro foi uma realização da Rede Globo, com organização da Yescom, supervisão da IAAF, AIMS, Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e Federação de Atletismo do Rio de Janeiro (FARJ). O patrocínio foi de CAIXA e Adidas, com apoio de Montevérgine, Centauro, Gatorade, Rapidão Cometa, Golden Cross e CEDAE e apoio especial da Prefeitura do Rio de Janeiro.

Mais informações no site www.meiamaratonadoriodejaneiro.com.br

João Pedro Nunes (Mtb. 11.675) / Samra Fonseca
E-mail: zdl@zdl.com.br

Leia também...
04.03.2012

Joseph Aperumoi ganhou duelo com Marílson Gomes dos Santos entre os homens. No feminino, título para Pasalia Chepkorir

02.03.2012

Prova chega à sexta edição com 11.600 participantes, com largada e chegada no Pacaembu, neste domingo. Campeões da São Silvestre, como Marílson, marcam presença na corrida, que define o Liga de Ouro

29.02.2012

Damião Ancelmo de Souza e Sueli Pereira lideram o ranking, que distribui a maior premiação das corridas de rua no país

28.02.2012

Última campeã do país foi Ednalva Laureano, em 2007; atletas chegam embaladas pela preparação para índice olímpico