ATLETAS CORREM MEIA MARATONA DO RIO DE OLHO NAS BELEZAS DA CIDADE MARAVILHOSA
14.08.2007
| 74 visualizações
ATLETISMO
Prova carioca atrai corredores-turistas de todo o Brasil e do exterior
São Paulo (SP) A Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro, que será disputada no dia 2 de setembro, não atrai apenas atletas de elite e amadores em busca de desafios pessoais e de melhor qualidade de vida. A prova carioca, de 21.097 metros, chama a atenção também pelas belezas da Cidade Maravilhosa, o que se traduz na inscrição de centenas de atletas-turistas. De acordo com as estatísticas da Yescom, maior organizadora de corrida de rua do Brasil, 48% dos 14 mil participantes da prova do ano passado, ou mais de 6.700 corredores, eram de fora do Rio de Janeiro.
O corredor-turista não se contenta em simplesmente disputar a prova, que tem largada na Praia de São Conrado e chegada no Aterro do Flamengo, depois de passar pela bonita orla carioca, que inclui as praias famosas de Ipanema, Leblon, Copacabana e Leme. Normalmente os pacotes turísticos incluem visitas aos principais cartões postais da cidade como o Pão de Açúcar e o Cristo Redentor, uma das novas maravilhas do mundo, fincado a mais de 700 metros acima do nível do mar, no cume do morro do Corcovado.
Troca do avião pelo ônibus - O maior grupo de atletas de fora do Rio viaja de São Paulo. São esperados este ano cerca mais de 3 mil paulistas na prova. Só a Equipe Tavares de Corredores, um dos grupos mais atuantes da capital, terá aproximadamente 300 representantes. A novidade este ano é a troca do avião pelo ônibus, segundo o professor Luiz Eduardo Tavares, diretor da equipe. Quem sempre foi de avião para o Rio este ano está optando pela viagem rodoviária, comentou o técnico. Até agora temos sete ônibus fretados para levar o pessoal, tudo por causa dos recentes problemas na aviação.
A Equipe Tavares de Corredores facilita a viagem dos atletas para a Meia Maratona do Rio há 9 anos. Com essa experiência, ele lembra que é natural o interesse especial de muitos atletas em correr a prova. Muitas pessoas aproveitam a oportunidade de competir para também conhecer o Rio. Temos uma média histórica de 20% de atletas que viajam pela primeira vez à cidade conosco, diz Tavares, que incluiu sempre no pacote um city tour.
Não são esperados corredores só do Brasil. Aliás, como ocorre todos os anos, dezenas de atletas estrangeiros, de países como Alemanha, Itália, Inglaterra, Estados Unidos, Argentina e Colômbia, devem se inscrever novamente na prova e engrossar a legião de turistas que visitam a Cidade Maravilhosa.
Inscrição aberta - Os interessados em participar da 11ª. edição da prova carioca ainda podem garantir participação pela Internet, acessando o site www.meiamaratonadoriodejaneiro.com.br. As inscrições estão abertas até o dia 20 de agosto ou até o número limite de participantes ser atingido. A taxa desde o dia 10 é de R$ 60,00. As inscrições podem ser feitas também na Federação de Atletismo do Rio de Janeiro; na Federação Mineira de Atletismo; e na Centauro, a loja oficial da Meia Maratona do Rio de Janeiro, no Shopping Leblon, Rio-Sul e Barra Shopping. Outros locais, endereços e horários de atendimento estão no site oficial em Formas e Locais de Inscrição.
A Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro é uma realização da Rede Globo, com organização da Yescom, supervisão da IAAF, AIMS, Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e Federação de Atletismo do Rio de Janeiro (FARJ). O patrocínio é de CAIXA e Adidas, com apoio de Montevérgine, Centauro e Gatorade e apoio especial da Prefeitura do Rio de Janeiro.
Mais informações no www.meiamaratonadoriodejaneiro.com.br
João Pedro Nunes Mtb 11.675
E-mail: zdl@zdl.com.br