Capa

ATLETA DO CRUZEIRO BUSCA SEGUNDO TÍTULO DO CIRCUITO DE CORRIDAS DA CAIXA

08.08.2007  |    125 visualizações ATLETISMO

Recuperado de contusão, João da Bota volta a correr após dois meses

São Paulo (SP) – Após dois meses de tratamento para a recuperação de uma lesão na panturrilha, o mineiro João Ferreira de Lima, o João da Bota, tentará a segunda vitória no Circuito de Corridas da CAIXA, na terceira etapa da competição deste ano, marcada para o dia 19 de agosto, em Fortaleza. Vencedor da prova de abertura em Brasília, João é um dos favoritos para levar mais um título para Minas Gerais, na corrida que terá largada às 8 horas, no Marina Park Hotel (Avenida Presidente Castelo Branco, 400).

“Voltei a treinar há um mês e essa prova será muito importante para a minha carreira, porque disputo o primeiro lugar do ranking CAIXA/CBAt ponto a ponto com o Giomar (Giomar Pereira da Silva)”, afirma o corredor.

Atleta do Cruzeiro há dois anos, João aos 34 anos se tornou um dos principais corredores da equipe mineira, que é treinada pelo técnico Alexandre Minardi. Na melhor fase de sua carreira, João está totalmente recuperado da contusão que teve em maio e admite que na corrida cearense seu maior obstáculo será a clima quente.

“Vou correr em território desconhecido. Acho que os atletas familiarizados com a temperatura terão mais vantagem. Mesmo assim, estou confiante com o treinamento e vou lutar para conquistar mais um título”, ressalta João.

Natural de Grão Mogol, a 50 quilômetros de Montes Claros, João da Bota começou no atletismo há oito anos. Minardi, o seu atual treinador, foi o responsável pela descoberta do corredor, em uma das principais corridas de Bocaiúva também na cidade mineira, onde conquistou o vice-campeonato.

“Quando o vi correndo, logo de cara já achei que tinha potencial e realmente tem e está mostrando isso a cada competição. Mesmo sendo atleta de elite há pouco tempo, hoje ele está com um nível de corredor internacional”, completa Minardi.

João é especialista em provas de dez quilômetros a meia maratona e conquistou a sua melhor marca na Meia Maratona do Rio de Janeiro no ano passado, quando ficou na segunda colocação. João também foi um dos integrantes da seleção brasileira na Maratona de Revezamento de Ekiden, em Chiba, no Japão, em 2005, e no Campeonato Mundial de Debrecen, na Hungria, em 2006.

Como todas as etapas do Circuito de Corridas da CAIXA, a prova integra o ranking CAIXA/CBAt da Confederação Brasileira de Atletismo, que classifica os dez mais bem colocados, tanto no masculino quanto no feminino, no Programa Nacional CAIXA de Apoio a Corredores de Elite.

A competição segue para Ribeirão Preto (16 de setembro), São Paulo (7 de outubro) e Curitiba (11 de novembro).

O Circuito de Corridas da CAIXA é patrocinado pela Caixa Econômica Federal e organizado pela HT Sports. A prova tem supervisão técnica da CBAt e Federação Cearense de Atletismo; conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Fortaleza, Célula de Esportes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e AMC – Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania.

Mais informações no site www.circuitocaixa.com.br

Samra Fonseca / João Pedro Nunes
E-mail: zdl@zdl.com.br
Leia também...
11.11.2007

João Ferreira e Maria Lúcia conquistam as melhores posições para o Brasil na corrida deste domingo

09.11.2007

Brasileiros e quenianos lutam pelo título da prova neste domingo

08.11.2007

Prova masculina terá os dez atletas mais bem colocados na lista de 2007

06.11.2007

Depois de dois meses de tratamento, atleta baiana confirma participação na prova de domingo