Capa

JOSÉ TELES E PRETINHA VENCEM A 10KM UNICSUL

05.08.2007  |    207 visualizações ATLETISMO

Prova teve 2.900 atletas inscritos e muita alegria na região do Ibirapuera

São Paulo (SP) – Um aguarda ansioso o futuro bem próximo. A outra tenta esquecer um passado bem recente. De comum, os dois mostraram muita alegria por terem vencido na manhã deste domingo a quinta edição da 10 KM Unicsul, que teve largada e chegada na Assembléia Legislativa, no Ibirapuera. O piauiense José Teles, que se prepara para representar o Brasil na maratona do Campeonato Mundial de Osaka, no Japão, no dia 25, e a paraibana Ednalva Laureano, a Pretinha, ainda inconformada por não ter conquistado medalha nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, encerrados dia 29, foram os grandes destaques da competição, que teve 2.900 atletas inscritos.

Numa manhã tipicamente de inverno paulistano, com garoa fininha e temperatura em torno de 15 graus, quase 3 mil participantes largaram pouco depois da 9 horas. Além da corrida de 10 quilômetros, a prova teve também revezamento em duplas (cada atleta correndo 5 km) e amigo corre junto (dois atletas completando juntos a primeira volta no circuito de 5 km).

José Teles, do Pinheiros/Mizuno, retornou sábado da Colômbia, onde passou 38 dias em treinamento em altitude para o Mundial de Osaka. Ele viaja dia 14 para o Japão e faz a maratona no dia 25. “A prova foi bastante dura. Voltei especialmente para correr a prova, que faz parte do meu treinamento para o Mundial. O treino que fiz na Colômbia já está dando resultado”, comentou o atleta, terceiro colocado no ranking brasileiro de maratona. “Consegui boa arrancada no final. Esta prova é muito rápida e difícil principalmente por ter corredores fortes”.

Teles, de 34 anos, realmente mostrou estar bem preparado, pois precisou se esforçar bastante para cruzar à frente do também piauiense Domingos Nonato, segundo colocado, que completou a prova com o mesmo tempo do vencedor (29min34s), Teles vai correr no Japão pensando na China. “Estou confiante para o Mundial. Agora vou me concentrar e treinar bastante para conseguir atingir a minha meta que é melhorar ainda mais a minha marca e ser um representante do Brasil na Olimpíada de Pequim.\"

Domingos Nonato, que é radicado em Brasília, não lamentou a derrota nos últimos metros. Ao contrário, ficou contente com o duelo travado com Teles e, principalmente, por ter conquistado o melhor tempo de sua carreira nos 10 km em corridas de rua. “Tenho 28min54s na pista e acho que fiz uma grande prova. Perdi para um atleta de alto nível”, disse o corredor de 29 anos.

Pretinha conquista o bi – Na categoria feminina, Pretinha confirmou o favoritismo e conquistou o bicampeonato dos 10KM Unicsul. O excelente resultado marcou a retomada de sua boa fase que agora soma 20 vitórias em 22 provas disputadas apenas nesta temporada. Depois da participação discreta nos Jogos Pan-Americanos, onde ficou na sétima colocação nos 5 e 10 mil metros, Pretinha agora só pensa em voltar ao velho ritmo e se preparar para as competições do calendário nacional.

“Essa vitória foi muito importante e veio em uma excelente hora. Infelizmente não consegui bons resultados no Pan e sei que muita gente ficou triste por causa disso, especialmente nos 10 mil metros. Agora é pensar para frente e deixar de lado o que passou. Estou muito feliz pelo bicampeonato e sei que isso marcará um recomeço”, ressaltou a corredora que já confirmou presença na Meia Maratona do Rio de Janeiro, em setembro.

Tão feliz quanto Pretinha estava Edielza Alves dos Santos, segunda colocada. “Não esperava o resultado logo na primeira vez que corro esta prova. Consegui liderar até a metade, mas a Pretinha está muito bem e ficou difícil acompanhá-la. Estou feliz e satisfeita com o vice-campeonato, agora é só pensar em tentar chegar em primeiro lugar na próxima edição”, comentou a atleta.

A quinta edição da corrida teve pela primeira vez a participação de estrangeiros. O melhor resultado foi obtido pela queniana Alice Cherotich Serser Milgo, quarta colocada na prova feminina.

Resultados

Masculino


1.° José Teles (Pinheiros/Mizuno) – 29min34s
2.° Domingos Nonato (Maranata/Nike) – 29min34s
3.° Paulo Alves dos Santos (Cruzeiro/Unicsul) – 29min41s
4.° Francisco Barbosa dos Santos (Cruzeiro/Caixa) – 29min43s
5.° Luís Paulo da Silva Antunes (Cruzeiro) – 29min57s

Feminino

1.° Ednalva Laureano (Fila/Caixa/Gov. Paraíba) – 33min57s
2.° Edielza Alves dos Santos (Cruzeiro) – 34min11s
3.° Luzia de Souza Pinto (Caixa/Campo) – 34min16s
4.° Alice Cherotich Serser Milgo (Fila) – 34min50s
5.° Marizete Moreira dos Santos (Caixa/Mizuno) – 35min07s

Os 10KM Unicsul são uma realização da Unicsul, com organização da Yescom, organização técnica da Events e apoio da Prefeitura de São Paulo. A supervisão foi da IAAF, AIMS, CBAt e FPA.

Mais informações no site www.10kmunicsul.com.br

Samra Fonseca / João Pedro Nunes (Mtb 11.675)
E-mail: zdl@zdl.com.br
Leia também...
04.03.2012

Joseph Aperumoi ganhou duelo com Marílson Gomes dos Santos entre os homens. No feminino, título para Pasalia Chepkorir

02.03.2012

Prova chega à sexta edição com 11.600 participantes, com largada e chegada no Pacaembu, neste domingo. Campeões da São Silvestre, como Marílson, marcam presença na corrida, que define o Liga de Ouro

29.02.2012

Damião Ancelmo de Souza e Sueli Pereira lideram o ranking, que distribui a maior premiação das corridas de rua no país

28.02.2012

Última campeã do país foi Ednalva Laureano, em 2007; atletas chegam embaladas pela preparação para índice olímpico