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MARKETING

ESPORTE DEIXA DE APROVEITAR VERBAS DAS LEIS DE INCENTIVO

Esta foi a principal conclusão do fórum realizado pela J.Cocco na Universidade Anhembi Morumbi

20.06.2007  |  339 visualizações
São Paulo (SP) - O Fórum Leis de Incentivo ao Esporte, realizado na terça-feira, no auditório da Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo, deixou bem claro que faltam projetos esportivos consistentes para tirar melhor proveito das oportunidades oferecidas nas áreas fiscais municipais, estaduais e federal. Segundo as palestras de especialistas, os interessados em formar equipes ou apoiar modalidades esportivas precisam conhecer detalhes das leis para que o dinheiro disponibilizado pelo governo não retorne para os cofres do Tesouro.

“A nova Lei de Incentivo do governo federal deve gerar uns R$ 300 milhões. Outras 60 leis já existentes já disponibilizam outros R$ 300 milhões. Desse total, apenas cerca de 20%, ou R$ 60 milhões, são utilizados. O restante volta para o Tesouro para aplicação em outras áreas”, lembrou José Estevão Cocco, da J.Cocco Sport Marketing, organizadora do Fórum. “Os interessados precisam ficar atentos para poder utilizar da melhor forma os recursos disponíveis.”

O advogado Heraldo Panhoca, especializado em marketing esportivo da Unika Consultoria, reforçou a conclusão de Cocco. “Existem recursos disponíveis em todas as esferas (municipal, estadual e nacional). Falta à comunidade esportiva organização e capacidade técnica para reivindicar as verbas através de projetos bem elaborados e adequados à cada lei\", disse. “Precisamos conquistar os doadores e mostrar que temos tanta competência no esporte quanto os filmes ou shows que ele acabou de assistir.\"

A nova lei de incentivo fiscal para o esporte foi um dos assuntos mais comentados do Fórum. Aprovada desde dezembro, a lei ainda está sendo regulamentada. Alcino Rocha, do Ministério do Esporte, informou que a lei está, há dois meses, no Ministério da Fazenda. “A expectativa é que o presidente Lula a sancione no máximo em 30 dias.\"

A advogada Laís Veloso, especialista em adequação de projetos a leis de incentivo, reforça a informação de que muito do dinheiro disponível para o esporte acaba voltando para o governo. \"Em 2004, o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) liberou verba de R$ 19,5 milhões. Foram usados apenas R$ 5,7 milhões em dois projetos. O restante do dinheiro foi devolvido ao Tesouro. O mesmo vem acontecendo nestes três anos, 2005, 2006 e 2007, quando a verba liberada é de R$ 26 milhões ao ano. E todo ano parte do dinheiro é devolvido. Ou seja não estamos usando nem o dinheiro disponibilizado pelo governo. Faltam projetos.\"

Outro destaque do evento foi a explicação de como funciona o Ranking Sport Marketing, elaborado pela J.Cocco, que analisa 55 modalidades esportivas sob critérios que vão desde a consolidação do esporte no cenário nacional, a atenção despertada junto ao público e aos patrocinadores. O futebol, evidentemente, é o grande produto.

De acordo com a palestra de Jorge Ayoub, especialista em marketing da J.Cocco, 82% de todo o espaço dedicado pela mídia nacional aos esportes fica com o futebol. Todas as outras modalidades dividem os 18% restantes.

Por falar em futebol, o meia Zé Roberto, ex-Santos, foi uma das atrações do Fórum. Ele teve uma participação especial ao lançar no Brasil a sua biografia, “Colhendo Frutos em Terra Seca”, publicado na Alemanha há dois anos. O jogador, que viajou na noite de terça-feira para a Europa, onde deverá defender o Bayern de Munique, doou os direitos autorais para quatro entidades assistenciais. Ele foi acompanhado do presidente do Sindicato dos Atletas Profissionais de São Paulo, o ex-goleiro Rinaldo Martorelli,

O Fórum contou com a presença de diversos esportistas de sucesso como Hortência e Karina, do basquete; Domingos Maracanã, Xandó, Montanaro, Léo e Sérgio Negrão, do vôlei; Basílio, Badeco e Vladimir, além de Zé Roberto e Rinaldo Martorelli, do futebol; e Servílio de Oliveira, do boxe.

Sucesso – Os organizadores do Fórum de Leis de Incentivo ao Esporte comemoraram o sucesso do evento, que reuniu mais de 500 pessoas no auditório da Anhembi Morumbi. “O número de participantes superou todas as expectativas e mostrou que o assunto desperta muito interesse”, lembrou José Estevão Cocco. “Os temas abordados foram bem atuais e os palestrantes e moderadores mostraram grandes qualidades.”

A intenção da J.Cocco é realizar o Fórum em outros Estados, estendendo assim a possibilidade de divulgar informações importantes sobre o tema para outras praças. “Não temos nada definido ainda, mas sentimos a necessidade de levar os temas para cidades como Rio de Janeiro e Belo Horizonte, por exemplo, além de Brasília.”

Mais informações no sites www.jcocco.com.br e www.forumincentivoesporte.com.br

João Pedro Nunes – Mtb 11.675 // Guto Francischini- Mtb: 45.553
E-mail: guto@zdl.com.br
  • Alcino Rocha
    (Roberto Kakazu)

  • José Cocco
    (Roberto Kakazu)

  • Hortência
    (Roberto Kakazu)

  • Zé Roberto
    (Roberto Kakazu/JCocco)

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