Capa

MARATONA DE SÃO PAULO REÚNE MAIS DE 10 MIL ATLETAS NESTE DOMINGO

01.06.2007  |    90 visualizações ATLETISMO

Os corredores inscritos vão disputar as três provas programadas

São Paulo (SP) – A 13ª. Maratona Internacional de São Paulo terá a participação de 10.500 atletas neste domingo. Eles vão correr os 5 mil e os 10 mil metros, além da prova dos 42.195 m que dá nome ao evento. A primeira largada será dada às 8h15, em frente ao Obelisco do Ibirapuera, para os cadeirantes. O último tiro de partida será dado às 8h55 para a elite masculina e a categoria geral. A prova terá transmissão pela TV Globo dentro do programa Esporte Espetacular.

Os brasileiros entram na prova principal com o objetivo de recuperar os títulos masculino e feminino perdidos no ano passado para atletas do Quênia. Além de maratonistas consagrados, como Adriano Bastos, tetracampeão da Disney, e os campeões de edições anteriores da prova como José Teles (2005), Maria do Carmo Arruda Guimarães (2003) e Marizete Rezende (2001), a competição deste ano contará com um grupo forte de corredores que querem marcar seu nome na história.

O baiano Giomar Pereira da Silva, primeiro colocado no ranking de corridas de rua da CAIXA/Confederação Brasileira de Atletismo de 2006, por exemplo, disputará a primeira maratona da carreira. Animado, ele acha que as dificuldades do percurso paulistano são suas principais aliadas. “Gosto muito de trajetos irregulares, com subidas e descidas. Consigo um bom desempenho e essa é uma esperança a mais em minha estréia”, comentou.

João Ferreira de Lima, o João da Bota, vice-campeão da Meia Maratona do Rio de 2005, também está nesta lista, assim como José do Nascimento e Luís Paulo Antunes. No feminino, Marizete Moreira buscará a primeira vitória, da mesma forma que Conceição de Maria Oliveira, Maria Sandra Silva e Ilaine Wandscheer.

“Estou bem preparada e confiante na vitória”, disse Marizete Moreira. “O importante é manter a concentração em toda a prova para agüentar as dificuldades dos últimos quilômetros de prova.”

Os brasileiros terão como maiores adversários um grupo de seis africanos. O queniano Charles Korir, de 26 anos, é um dos destaques após o segundo lugar no ano passado, quando foi superado pelo compatriota Solomon Rotich. Outros dois quenianos estão confirmados: Reuben Chepkwek, que tem 2h12min13s na maratona, e James Kipkemboi Rotich, que obteve 28min50 como melhor resultado nos 10.000 metros. O outro integrante do grupo é Michael Tluway Mislay, da Tanzânia, vencedor da Hard Fourth Marathon, nos Estados Unidos, e segundo colocado na Meia Maratona de São Paulo neste ano.

No feminino, as quenianas Jacquiline Jerotich Chebor, vencedora da Maratona de Capri, na Itália (2h28min32s), e Joyce Rono, que tem 34min06 nos 10.000 metros e 1h14min18s na meia maratona, vão lutar pela vitória. No ano passado, a campeã foi Margareth Karie, também do Quênia.

Além de prêmio em dinheiro para os atletas mais bem colocados na maratona no masculino e no feminino, o campeão geral do confronto homem x mulher ganhará um bônus especial. As mulheres vão largar cerca de 23 minutos antes dos homens e a expectativa é de os líderes das duas categorias cruzarem a linha de chegada muito próximos. Esta é a terceira edição do confronto. Em 2005, a catarinense Márcia Narloch foi a vencedora. No ano passado, a vitória foi do queniano Solomon Rotich.

Novidades - A prova apresenta algumas novidades visando facilitar o desempenho dos atletas. A largada, por exemplo, foi antecipada para as 8h55 e a maratona ganha três novos postos de abastecimento de isotônicos e um de carboidrato em gel. O percurso terá duas pequenas adequações, com a retirada da Ponte Bernardo Goldfarb do trajeto. Os atletas cruzarão o rio Pinheiros agora pela Ponte Cidade Universitária. Houve uma mudança também na USP, com a retirada de um trecho mais ermo. Outra novidade será as áreas de largada de acordo com o tempo estimado de conclusão da prova.

Além da área de largada, o atleta pôde escolher o tamanho de sua camiseta pelo site oficial, além de contar com horários mais flexíveis para a retirada do kit do participante. Nesta sexta-feira, a camiseta, número de inscrição e chip de cronometragem podem ser retirados das 12 às 20 horas, no Ginásio Poliesportivo do Ibirapuera (rua Abílio Soares, 1.300). No sábado, o material estará disponível das 8 às 17 horas, no mesmo local. No domingo, dia da prova, não haverá entrega.

Campanha do agasalho – A Maratona de São Paulo terá um local especial para a arrecadação de agasalhos e calçados que serão doados pelo Fundo de Solidariedade do Estado de São Paulo para as mais de 2.000 entidades cadastradas.

A Maratona de São Paulo é uma realização da Rede Globo, com organização da Yescom e patrocínio de Olympikus, Oi, CAIXA, Sol, Petrobrás e Sadia. A supervisão é da IAAF, CBAt, AIMS e FPA, com apoio da Prefeitura de São Paulo e Golden Cross.

Mais informações no site www.maratonadesaopaulo.com.br

João Pedro Nunes (Mtb: 11.675) / Samra Fonseca
E-mail: zdl@zdl.com.br
Leia também...
04.03.2012

Joseph Aperumoi ganhou duelo com Marílson Gomes dos Santos entre os homens. No feminino, título para Pasalia Chepkorir

02.03.2012

Prova chega à sexta edição com 11.600 participantes, com largada e chegada no Pacaembu, neste domingo. Campeões da São Silvestre, como Marílson, marcam presença na corrida, que define o Liga de Ouro

29.02.2012

Damião Ancelmo de Souza e Sueli Pereira lideram o ranking, que distribui a maior premiação das corridas de rua no país

28.02.2012

Última campeã do país foi Ednalva Laureano, em 2007; atletas chegam embaladas pela preparação para índice olímpico