Capa

MARIZETE MOREIRA BUSCA PRIMEIRA VITÓRIA NA MARATONA DE SÃO PAULO

31.05.2007  |    289 visualizações ATLETISMO

Prova será neste domingo com transmissão ao vivo pela TV Globo

São Paulo (SP) – A baiana Marizete Moreira dos Santos confirmou presença na Maratona Internacional de São Paulo, que será realizada neste domingo, com largada e chegada em frente ao Obelisco do Ibirapuera, na zona sul da capital paulista. A atleta, radicada há dez anos em Brasília, busca a sua primeira vitória na prova de 42.195 metros. Além da maratona, o evento também realizará uma corrida de 5 mil e outra de 10 mil metros.

Com um vice-campeonato conquistado em 2004 e um terceiro lugar em 2006, Marizete é uma das esperanças brasileiras para conquistar o título deste ano. “Já estou preparada e sei que estou num nível muito bom. Quero o título e sei que precisarei usar o meu psicológico, porque é preciso manter a concentração até o final”, sintetiza a atleta.

Marizete treina forte. Além de se dedicar às corridas mais curtas, ela também busca bons resultados em provas de longa distância, como é o caso da Maratona de São Paulo, que é um dos seus principais objetivos de 2007. Com o segundo lugar obtido na 3.ª Corrida Tiradentes, neste mês, ela já está num ritmo intenso de competição e acha que isso pode ajudá-la na corrida de domingo. “Sempre é bom correr depois de um bom resultado. Minha estratégia será só depois do quilômetro 30, aí ninguém me segura”, avisa.

Natural de Santa Maria da Vitória, ela também disputou uma vaga para representar o país nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, que serão realizados em julho. Com o tempo de 2h39min08s, obtido na Maratona de Roma, em março, ela é a terceira colocada no ranking da maratona, que classifica apenas duas atletas para o Pan. As convocadas são a catarinense Márcia Narloch, com 2h35min28s, e a baiana Sirlene Pinho, com 2h35min45s.

Outra brasileira – A goiana Marizete Rezende, campeã da Maratona de São Paulo de 2001, também estará presente na corrida deste domingo. Considerada como uma das favoritas para levar o título, Marizete avisa que não está muito confiante para um bom resultado, porque se recupera de uma contratura muscular na coxa esquerda e de um resfriado. “Infelizmente estou me recuperando de uma lesão que sempre me atrapalha em épocas frias. Vou correr a maratona porque é uma das provas que mais gosto, mas não vou ter condições de brigar pelos primeiros lugares”, explica a corredora, que faz um treinamento intensivo de fisioterapia há 15 dias. “Estou chateada porque desisti de disputar o Mundial de Osaka só para correr essa prova. Mas, nem tudo está perdido. No fundo, ninguém sabe o que pode acontecer. Posso me surpreender”, conclui.

A prova deste domingo terá largada a partir das 8h15, com cadeirantes masculinos e femininos. Às 8h25, haverá o tiro de partida para a elite feminina. Todas as outras categorias a largada será dada às 8h55.

Entrega de kits – A entrega dos kits dos atletas, que começou nesta quinta, prossegue sexta-feira, das 12 às 20 horas, no Ginásio Poliesportivo do Ibirapuera (rua Abílio Soares, 1.300). No sábado, os participantes também podem retirar o material das 8 às 17 horas, no mesmo local. No domingo, não haverá entrega do material.

A Maratona de São Paulo é uma realização da Rede Globo, com organização da Yescom e patrocínio de Olympikus, Oi, CAIXA, Sol, Petrobrás e Sadia. A supervisão é da IAAF, CBAt, AIMS e FPA, com apoio da Prefeitura de São Paulo e Golden Cross.

Mais informações no site www.maratonadesaopaulo.com.br

João Pedro Nunes (Mtb: 11.675) / Samra Fonseca
E-mail: zdl@zdl.com.br
Leia também...
04.03.2012

Joseph Aperumoi ganhou duelo com Marílson Gomes dos Santos entre os homens. No feminino, título para Pasalia Chepkorir

02.03.2012

Prova chega à sexta edição com 11.600 participantes, com largada e chegada no Pacaembu, neste domingo. Campeões da São Silvestre, como Marílson, marcam presença na corrida, que define o Liga de Ouro

29.02.2012

Damião Ancelmo de Souza e Sueli Pereira lideram o ranking, que distribui a maior premiação das corridas de rua no país

28.02.2012

Última campeã do país foi Ednalva Laureano, em 2007; atletas chegam embaladas pela preparação para índice olímpico