Capa

MELHORIAS NA MARATONA DE SÃO PAULO AGRADAM TREINADORES

15.05.2007  |    132 visualizações ATLETISMO

A 13ª. edição da prova tem alguns ajustes para melhorar a performance dos atletas

São Paulo (SP) – A 13ª. edição da Maratona Internacional de São Paulo, que será disputada no dia 3 de junho, terá algumas melhorias que visam ajudar o desempenho dos atletas. Os ajustes feitos agradaram os treinadores. Além da prova dos 42.195 metros, que dá nome ao evento, a competição terá corridas de 5 mil e 10 mil metros, com largada e chegada em frente ao Obelisco do Ibirapuera, na zona sul da capital paulista, com transmissão ao vivo pela TV Globo.

A prova deste ano terá, por exemplo, a largada antecipada para as 8h55. Além disso, a maratona ganha três novos postos de abastecimento de isotônicos e um de carboidrato em gel. O percurso terá duas pequenas adequações, com a retirada da Ponte Bernardo Goldfarb do trajeto. Os atletas cruzarão o rio Pinheiros agora pela Ponte Cidade Universitária. Houve uma mudança também na USP, com a retirada de um trecho mais ermo. Outra novidade será as áreas de largada de acordo com o tempo estimado de conclusão da prova, ou seja, conforme o ritmo de cada um, o que deve tornar a saída mais organizada e rápida.

“São mudanças boas para todo o mundo”, comenta o presidente da Associação dos Treinadores de Corrida (ATC), Cláudio Castilho. “Tudo o que é feito para ajudar a participação do atleta é sempre bem-vindo. A substituição da Ponte Bernardo Goldfarb pela da Cidade Universitária, que tem uma subida mais leve, deve ajudar na performance.”

Castilho acredita muito no potencial da Maratona de São Paulo como um evento forte da cidade. “Acho que as pessoas deveriam abraçar mais a prova, incentivando os corredores”, diz o presidente da ATC. “As autoridades também deveriam apoiar ainda mais, porque a corrida tem tudo para atrair cada vez mais participantes da América do Sul, dos Estados Unidos e da Europa.”

A Maratona de São Paulo é um evento extremamente complexo, que tem grande visibilidade, e por isso passa por constantes adequações, respeitando a vida dinâmica da capital paulista.

Inscrições abertas - Os interessados em participar da competição devem preencher a ficha no site www.maratonadesaopaulo.com.br até o dia 24 de maio. O valor da taxa para participar da maratona é de R$ 55,00 e, das demais corridas, R$ 40,00. A organização encerrará as inscrições assim que o número limite de participantes for atingido. A entrega dos kits será feita, juntamente com o chip, em data e local a serem divulgados no site oficial.

O evento conta pontos para o ranking nacional de corridas de rua da Rede Globo. Além da Maratona de São Paulo, outras provas também somam pontos como a Meia Maratona do Rio de Janeiro, a Volta da Pampulha, os 10K Rio Corrida Pan-Americana, a São Silvestre e a Meia Maratona de São Paulo, realizada em março.

A Maratona de São Paulo é uma realização da Rede Globo, com organização da Yescom e patrocínio de Olympikus, Oi, CAIXA, Sol, Petrobrás e Sadia. A supervisão é da IAAF, CBAt, AIMS e FPA, com apoio da Prefeitura de São Paulo e Golden Cross.

Mais informações no site www.maratonadesaopaulo.com.br

João Pedro Nunes (Mtb - 11.675) / Samra Fonseca
E-mail: zdl@zdl.com.br
Leia também...
04.03.2012

Joseph Aperumoi ganhou duelo com Marílson Gomes dos Santos entre os homens. No feminino, título para Pasalia Chepkorir

02.03.2012

Prova chega à sexta edição com 11.600 participantes, com largada e chegada no Pacaembu, neste domingo. Campeões da São Silvestre, como Marílson, marcam presença na corrida, que define o Liga de Ouro

29.02.2012

Damião Ancelmo de Souza e Sueli Pereira lideram o ranking, que distribui a maior premiação das corridas de rua no país

28.02.2012

Última campeã do país foi Ednalva Laureano, em 2007; atletas chegam embaladas pela preparação para índice olímpico