DIA DE RECORDES NO CIRCUITO DA CAIXA EM PORTO ALEGRE
06.05.2007
| 264 visualizações
ATLETISMO
-
Os campeões
Luiz Doroneto/adorofoto
-
Pretinha
Luiz Doroneto/adorofoto
-
Giomar
Luiz Doroneto/adorofoto
-
Pódio masculino
Luiz Doroneto/adorofoto
Pretinha conquista o 12.ª título do ano. Giomar Pereira, campeão de 2006, volta a vencer
São Paulo (SP) A manhã ensolarada deste domingo em Porto Alegre foi marcada por um fato inédito no Circuito de Corridas da CAIXA. A segunda etapa da temporada, realizada na capital gaúcha, registrou marcas recordes nas provas de dez quilômetros dos quatro anos do Circuito CAIXA. A paraibana Ednalva Laureano da Silva, a Pretinha, cruzou a linha de chegada em apenas 33min46s, e conquistou sua segunda vitória consecutiva, pois ganhou também em Brasília em abril. No masculino, o baiano Giomar Pereira da Silva, campeão de 2006, também marcou novo recorde ao completar o percurso em 29min22s. Outros destaques da corrida foram os gaúchos de Santa Maria Claudir Rodrigues e Élson Gracioli, respectivamente terceiro e quinto colocados.
A prova foi disputada por 850 corredores num clima ameno, em torno de 23 graus, em um belo circuito às margens do Rio Guaíba. O evento distribuiu premiação total de R$ 11.500,00.
A boa fase de Pretinha ficou comprovada mais uma vez. Com 40 segundos de vantagem sobre a segunda colocada, a baiana Marizete Moreira dos Santos, a paraibana assumiu a prova já no terceiro quilômetro e seguiu tranqüila até chegar ao seu segundo título no Circuito. A Marizete foi a única que me acompanhou. Passei a Luzia Pinto logo no início e estive bastante segura até o final. É a primeira vez que corro em Porto Alegre e gostei bastante. Não estava muito quente e o percurso foi bem rápido, afirma a atleta, que já tem o próximo compromisso marcado: os 10KM Tribuna, no dia 20 deste mês.
Com a vitória, Pretinha faturou o 12.º título no ano e volta à liderança do ranking nacional de corredores de rua da Confederação Brasileira de Atletismo. Pré-convocada para disputar os 10 mil metros dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, em julho, a corredora agora se dedicará aos treinamentos para garantir uma das duas vagas brasileiras no Pan. Pretinha tentará melhorar a sua atual marca de 33min18seg95, no Troféu Brasil de Atletismo, em São Paulo, em junho.
Giomar volta a vencer - No masculino, o pelotão de elite estava bastante forte. Apenas no quilômetro final, o campeão começou a se destacar. O baiano de Jacobina, Giomar Pereira da Silva, vencedor do Circuito em 2006, forçou o ritmo e fez uma disputa sensacional nos últimos metros com João Ferreira de Lima, o João da Bota, e chegou com a vantagem de apenas um segundo sobre o vencedor de Brasília, em abril. Marcou 29min22seg, novo recordo do Circuito CAIXA.
Não esperava ganhar, muito mais quando vi o percurso plano, pois prefiro locais com subidas e descidas. É a primeira vez que participo de uma corrida aqui e sinceramente achei que foi mais difícil chegar a Porto Alegre do que ganhar. Mas estou feliz, porque essas vitórias estão ajudando a melhorar a minha vida, explica Giomar, que fez uma viagem de 19 horas até a capital gaúcha. Sete horas de ônibus, entre Jacobina e Salvador, e o restante de avião com várias escalas pelo país. Agora, Giomar se prepara para disputar a Maratona de São Paulo, no dia 3 de junho, sua estréia em provas desta distância.
Gaúchos Os atletas gaúchos também fizeram bonito. Pela primeira vez, Porto Alegre participou do Circuito e já teve alguns de seus representantes entre os melhores. Os destaques foram os corredores de Santa Maria. Claudir Rodrigues completou a prova em terceiro lugar, em 29min37seg, e Élson Gracioli, foi o quinto, com o tempo de 29min53seg. No feminino brilharam a gaúcha de Passo Fundo, Rosa Barbosa, que ficou em sétimo (36min26seg) e Ilaine Wandscheer, natural de Panambi, a décima colocada, com 36min48seg.
O Circuito de Corridas da CAIXA segue para Fortaleza (19 de agosto), Ribeirão Preto (16 de setembro), São Paulo (7 de outubro) e Curitiba (28 de outubro). Além das seis etapas do Circuito, também contam pontos para o ranking nacional de corredores de rua a Meia Maratona de São Paulo, realizada em março, a Meia Maratona de Brasília, disputada em abril, a Maratona Internacional de São Paulo (3 de junho), a Maratona da Cidade do Rio de Janeiro (24 de junho) e a Corrida da Integração Campinas (setembro).
O Circuito de Corridas da CAIXA é patrocinado pela Caixa Econômica Federal e organizado pela HT Sports. A prova tem supervisão técnica da Confederação Brasileira de Atletismo e da Federação de Atletismo do Estado do Rio Grande do Sul.
Resultados
Masculino
1.- Giomar Pereira da Silva (CAIXA/Domiciana), 29min22seg
2.- João Ferreira de Lima (Cruzeiro), 29min23seg
3.- Claudir Rodrigues (UCS/RS Veículos), 29min37
4.- Francisco Barbosa dos Santos (Cruzeiro), 29min39seg
5.- Élson Gracioli (Pão de Açúcar/BM&F), 29min53seg
6.- José Gutembergue Ferreira (Pé de Vento), 29min54seg
7.- Benedito Donizetti Gomes (CAIXA/Cruzeiro), 30min13seg
8.- José dos Nascimento Souza (CAIXA/Cruzeiro), 30min27seg
9.- Eliesio Miranda da Silva (Pé de Vento), 30min31seg
10.- Naval Figueiredo Assis de Freitas (CAIXA/Harald/Unip), 30min38seg
Feminino
1.- Ednalva Laureano (CAIXA/Governo da Paraíba), 33min46seg
2.- Marizete Moreira dos Santos (CAIXA/Caso/Mizuno), 34min26seg
3.- Marily dos Santos (CAIXA/Mizuno/Multisport), 35min13seg
4.- Andrea Celeste Ramos (Ultra/Nunes) 35min23seg
5.- Maria Sandra Pereira Silva (CAIXA/Caso), 35min38seg
6.- Sueli Pereira Silva (EJA), 35min48seg
7.- Rosa Jussara Barbosa (UCS), 36min26seg
8.- Conceição de Maria Carvalho (CAIXA/Find Yourself), 36min36seg
9.- Elizabeth Esteves de Souza (Loucorredores), 36min39seg
10.- Ilaine Wandscheer (CAIXA/ATL), 36min48seg
Mais informações no site www.circuitocaixa.com.br
Doro Jr. / Samra Fonseca
E-mail: zdl@zdl.com.br