PRETINHA TENTA O BI NO CIRCUITO DE CORRIDAS DA CAIXA
03.05.2007
| 321 visualizações
ATLETISMO
-
Pretinha
Fernanda Paradizo/ZDL
-
Corredora em Brasília
Fernanda Paradizo/ZDL
-
Pretinha na chegada
Fernanda Paradizo/ZDL
Campeã da primeira etapa busca título em Porto Alegre
São Paulo (SP) Pré-convocada para disputar os Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro nos 10 mil metros, a paraibana Ednalva Laureano da Silva, a Pretinha, será um dos destaques do Circuito de Corridas da CAIXA, neste domingo, em Porto Alegre. Campeã da primeira etapa, em Brasília, Pretinha buscará o bicampeonato da competição na corrida marcada para as 9 horas, com largada e chegada na Usina Gasômetro (Avenida Beira Rio).
Correndo pela primeira vez na cidade gaúcha, Pretinha não esconde a ansiedade, mas está confiante para conquistar novamente o título. A minha expectativa é a melhor possível. Vou correr pelo primeiro lugar na prova que é a minha especialidade, enfatiza a atleta.
Pretinha, que treina em Campina Grande, na Paraíba, encontrará um clima muito diferente do que está acostumada. Estou torcendo muito para que o tempo ajude. Mas, mesmo assim, acho que todas estarão preparadas. A minha estratégia será administrar a corrida até o final, sem sair muito forte, explica a paraibana, que venceu a etapa de Brasília com 49 segundos de vantagem sobre a alagoana Marily dos Santos.
A atleta também está de olho no ranking brasileiro de corredores de rua. Atualmente na segunda colocação, apenas cinco pontos atrás da líder Marizete Moreira do Santos, ela quer reconquistar o primeiro lugar. Meu objetivo é ficar novamente na liderança. Não que a Marizete não mereça, todas merecem, mas quando se trata de corrida, cada um batalha pelo seu, conclui.
Aos 30 anos, Pretinha (CAIXA / Governo do Estado da Paraíba) também almeja representar o Brasil no Pan do Rio. Ela ocupa a primeira colocação da classificação geral dos 10 mil metros, que classifica apenas duas corredoras. Para garantir de vez a sua presença na seleção brasileira, Pretinha tentará melhorar o seu atual índice de 33min18seg95, no Troféu Brasil de Atletismo, em junho, em São Paulo. A atleta está brigando por uma vaga com outras duas corredoras: a brasiliense Lucélia Peres e a paulista Fabiana Cristine da Silva.
A etapa gaúcha soma pontos para o ranking da Confederação Brasileira de Atletismo. Além das seis etapas do Circuito de Corridas da CAIXA também contam pontos a Meia Maratona de São Paulo, realizada em março, a Meia Maratona de Brasília, disputada em abril, a Maratona Internacional de São Paulo (3 de junho), a Maratona da Cidade do Rio de Janeiro (24 de junho) e a Corrida da Integração Campinas (em setembro).
Após a etapa de Porto Alegre, a competição segue para Fortaleza (19 de agosto), Ribeirão Preto (16 de setembro), São Paulo (7 de outubro) e Curitiba (28 de outubro).
O Circuito de Corridas da CAIXA é patrocinado pela Caixa Econômica Federal e organizado pela HT Sports. A prova tem supervisão técnica da Confederação Brasileira de Atletismo e da Federação de Atletismo do Estado do Rio Grande do Sul.
Mais informações no site www.circuitocaixa.com.br
Samra Fonseca/João Pedro Nunes
E-mail: zdl@zdl.com.br