Agosto, 2025 – O domingo do Dia dos Pais amanheceu ensolarado e frio em Campinas (SP). Com os termômetros indicando 10 graus às 7h, 2 mil atletas alinharam para a largada do Cross Urbano CAIXA / Corrida da Ponte. A partir daí, a temperatura subiu. Esquentou com o calor provocado pelas passadas durante o percurso de 5k e 10k. Também pela paixão pelo clube, que comemora 125 anos de fundação nesta segunda-feira (11), e pelo amor de muitos pais e filhos, que correram lado a lado nas ruas da cidade do interior paulista.
A cereja do bolo para os corredores foi a volta olímpica ao final da prova, passando por dentro do tradicional estádio Moisés Lucarelli antes da linha de chegada. Foi esse tipo de emoção que tornou a corrida ainda mais especial para atletas como Marina Malachias, campeã dos 10k, com o tempo de 41min19seg. “Adorei a prova. Sou de Jaguariúna e torcedora da Ponte. O percurso é técnico e desafiador e chegar dando a volta olímpica é maravilhoso. Não tem como não lembrar dos jogos”, comentou.
Jorge Luís Siqueira e Thaís Reinaldi Siqueira compartilharam os mesmos sentimentos. Pontepretanos, pai e filha correram juntos os 5k. “Cruzei a linha de chegada chorando, muito agradecida por estar ao lado do meu pai, que me ensinou a paixão pelo clube. Eu entrava em campo junto com o time quando tinha seis anos de idade e hoje trago o meu filho. Amor não se explica”, disse Thaís.
Jorge, que começou a correr em 2023, incentivado pela filha, ainda ganhou um presente extra neste domingo. Bateu seu recorde pessoal. “Adorei a prova e correr com a minha filha é sempre especial, ainda mais no Dia dos Pais. Eu estava fazendo os 5k para 45 minutos e esperava correr para 42 hoje. No final, baixamos e completamos em 40 minutos”, contou.
O pai de Thaís chegou cerca de 3 minutos atrás do campeão dos 10k. Sebastião Donizete Vida cruzou a linha de chegada do Cross Urbano CAIXA / Corrida da Ponte após 37min34seg de prova. E foi uma chegada acirrada, decidida nos últimos metros. O segundo colocado, Walter Ricardo Nicolucci, veio na cola do líder, um segundo atrás, com o tempo de 37min35seg.
Freddy Carvalho, idealizador do Cross Urbano, destacou o recorde de 2 mil participantes e a presença das famílias. “A parceria com a Ponte rendeu bons frutos para o nosso evento, que tem patrocínio da CAIXA e do Governo Federal, e também para o clube, que comemora 125 anos. Tivemos um resultado fantástico em Campinas. E com o Dia dos Pais, reunimos ainda mais pessoas. Vieram não só os corredores, mas seus familiares, tanto que contabilizamos cerca de 4 mil pessoas, incluindo adultos e também crianças. E não podemos esquecer dos pets, pois tivemos muitos cachorros com seus tutores também”, comentou.
Diego Almeida, gerente de marketing e novos negócios da Ponte Preta, também comemorou o resultado. “Este ano foi desafiador por conta dos 125 anos do clube. E a chegada do Cross Urbano CAIXA representou um reforço importante para o nosso evento. E conseguimos entregar um grande evento, com recorde de participantes. Vimos muitas mulheres, muitas crianças, muitas famílias. Filhos correndo com os pais. E pelos pais que deixaram um legado ao ensinar a paixão pela Ponte. Queremos trazer esse público para perto do estádio, para o dia a dia do clube. Queremos abraçar cada vez mais a comunidade de Campinas”, completou.
Resultados
10k - Masculino
Sebastião Donizete Vida (37min34seg)
Walter Ricardo Nicolucci (37min35seg)
Fernando Anastácio de Moura (37min52seg)
Billy Joe da Silva Queiroz (38min12seg)
Rodrigo Regis Romão (38min27seg)
10k - Feminino
Marina Malachias (41min19seg)
Julia Alves de Oliveira (45min07seg)
Luana Cunha de Andrade (45min34seg)
Tamara Brígida Padula (48min12seg)
Verônica Santos (47min40seg)
5k - Masculino
Douglas Miguel (17min12seg)
Wevertton da Silva Santos (17min42seg)
Rafael Cabral (17min53seg)
Erivaldo Domingues Mendes (17min57seg)
Pedro Diego Zoli (18min07seg)
5k - Feminino
Letícia Soares (19min56seg)
Yane Lima Pereira(20min06seg)
Pâmela Jorge Paiva (21min14seg)
Natália Monteiro de Souza (22min23seg)
Regina Célia Teixeira Boretti (22min41seg)
Conhecido como Corrida dos Estádios, o Cross Urbano CAIXA 2025 já passou por Brasília (DF), em prova diurna, e Belém (PA) e Teresina (PI), noturnas. Depois de Campinas, chegará também a Fortaleza (CE), Maceió (AL) e Rio de Janeiro (RJ), todas à noite, totalizando sete etapas na temporada. Lançado em 2014, ano da Copa do Mundo no País, veio para fomentar o multiuso das arenas. A ideia do evento é não usar as vias públicas, em um circuito de corridas conceito.
O Cross Urbano CAIXA / Corrida da Ponte foi organizado pela Bravus, com patrocínio da CAIXA, Governo Federal e Associação Atlética Ponte Preta.
Calendário 2025
25/05 - Guará - Brasília (DF) - diurna - realizada
12/07 - Estádio Mangueirão - Belém (PA) - noturna - realizada
19/07 - Estádio Albertão - Teresina (PI) - noturna - realizada
10/08 - Estádio Moisés Lucarelli - Campinas (SP) - diurna - realizada
06/09 - Arena Castelão - Fortaleza (CE) - noturna
04/10 - Estádio Rei Pelé - Maceió (AL) - noturna
01/11 – Parque Olímpico da Barra – Rio de Janeiro (RJ) - noturna
Mais informações:
Instagram: @crossurbanocaixa
E-mail: crossurbano2025@gmail.com
ZDL
Doro Jr. - MTb 13209 - dorojr@zdl.com.br - 11 984579723
Deborah Mamone - MTb 15148 - deborah@zdl.com.br - 11 991628967
Site: www.zdl.com.br
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: www.instagram.com/zdlsports
Os corredores podem garantir participação na prova noturna do dia 6 de setembro, na Arena Castelão, pelo Instagram ou pelo site oficial do evento
Prova, a quinta da temporada 2025, será noturna, no dia 6, na Arena Castelão, com largada às 19 horas e percurso de 6k. A expectativa é quebrar o recorde de 2017, que teve 2.300 corredores
Edição especial do circuito de corridas de rua, em comemoração aos 125 anos de fundação da Ponte Preta, reunirá cerca de 2.000 atletas, com largada e chegada em frente ao Estádio Moisés Lucarelli
Prova deste domingo (10), em Campinas, será uma edição especial do circuito de corridas de rua, em comemoração aos 125 anos de fundação da Ponte Preta