Capa

PRETINHA VENCE CIRCUITO DA CAIXA E SONHA COM VAGA NO PAN

01.04.2007  |    302 visualizações ATLETISMO

No masculino, a equipe do Cruzeiro brilha na corrida de abertura da competição, em Brasília

Brasília (DF) – A paraibana Ednalva Laureano da Silva, a Pretinha, foi a grande estrela da etapa de abertura do Circuito de Corridas da CAIXA 2007, realizada neste domingo, em Brasília. A atleta completou a prova de dez quilômetros em 34min43seg, sob sol bastante forte e temperatura média de 30.°C. Uma das favoritas ao título, a campeã do ano passado, Marily dos Santos ficou em segundo lugar, com o tempo de 35min29seg. No masculino, a equipe do Cruzeiro comemorou bastante, pois garantiu os três primeiros lugares no pódio com João Ferreira de Lima, o João da Bota, José do Nascimento Souza e Francisco Barbosa dos Santos.

Apesar do sol forte, a competição começou animada. No feminino, Pretinha assumiu a liderança já no km 4,5 e só sofreu ameaça no km 6, quando a alagoana Marily tentou impor um ritmo mais forte. Mas, realmente era o dia de Pretinha, que abriu vantagem e chegou 49 segundos à frente da vice-campeã. “Estou muito feliz pela vitória. Gostei do percurso, mas acho que a prova poderia ter começado um pouco mais cedo, porque o calor estava forte e o ar muito seco”, afirma Pretinha.

Pré-convocada para disputar os 10 mil metros no Pan do Rio de Janeiro, a paraibana está em ótima fase e corre atrás de seu principal objetivo da temporada, que é representar o país no Pan. “Até o início de julho vou disputar apenas provas de dez quilômetros. Estou treinando bastante para conseguir uma das duas vagas na equipe brasileira”, diz Pretinha, que conquistou o segundo melhor tempo da categoria, na sexta-feira, no Campeonato Brasileiro Caixa de Corridas de Fundo em Pista, também no Rio de Janeiro, com a marca de 33min18seg95. Ela está atrás apenas da brasiliense Lucélia Peres, que tem 33min04seg.

“Além da Lucélia, acho que a Fabiana Cristiane também está numa ótima fase. Nós três somos favoritas para as duas vagas brasileiras nos 10 quilômetros do Pan”, conclui Ednalva, que em março faturou o título do Sul-Americano de Cross Country e a Meia Maratona de São Paulo. Agora, ela inicia a preparação para disputar a Maratona de Revezamento em Brasília, no dia 25 deste mês, os 10 KM Tribuna, em Santos, e a etapa de Porto Alegre do Circuito de Corridas da CAIXA, em maio, e o Troféu Brasil de Atletismo, em junho.

Marily dos Santos era uma das favoritas ao título e estava em busca de mais uma vitória na capital do país. “Não acordei bem hoje e estou com um pouco de tontura. Mesmo assim fiquei muito contente pelo segundo lugar”, explica a alagoana ganhadora do Circuito da Caixa do ano passado.

Domínio do Cruzeiro no masculino – A equipe do Cruzeiro, de Belo Horizonte, fez a festa no masculino. Estreante no Circuito de Corridas da CAIXA, João Ferreira de Lima, o João da Bota, faturou o seu primeiro título e ficou muito feliz pela vitória inédita. “A prova foi muito boa, apesar do calor intenso. Achei o percurso ótimo e tive de imprimir um ritmo forte, pois competi com atletas de alto nível técnico”, enfatiza o corredor de Mateus Leme, próximo à capital mineira.

João da Bota saiu no pelotão da frente e, nos primeiros quilômetros, dividiu a liderança com o brasiliense Valdenor Pereira dos Santos e Francisco Barbosa dos Santos, o Chiquinho. No sexto quilômetro, João assumiu a ponta, aumentou o ritmo até chegar à vitória. Seus dois companheiros de equipe, chegaram em seguida: José do Nascimento e Francisco Barbosa. Valdenor terminou em quarto, seguido do baiano Giomar Pereira da Silva, campeão do Circuito da CAIXA em 2006.

A prova brasiliense contou com a participação de 1.800 corredores, 450 mulheres e 1.350 homens. Distribuiu R$ 11.500,00 em prêmios aos melhores colocados. Os campeões ganharam R$ 2 mil cada.

Padrinhos da prova – Os medalhistas olímpicos Nelson Prudêncio e Robson Caetano foram os padrinhos da etapa de Brasília. Os ex-atletas fizeram a entrega dos prêmios para os primeiros colocados das categorias masculino e feminino.

Agora a competição segue para Porto Alegre, no dia 6 de maio. Esta etapa é justamente a novidade deste ano, num total de seis provas que somam pontos para o ranking CAIXA/CBAt, em que os dez primeiros colocados integrarão o Programa CAIXA de Apoio aos Corredores de Rua de Elite da Confederação Brasileira de Atletismo.

Resultados

Feminino

1.°
Ednalva Laureano da Silva (CAIXA) – 34min43seg
2. ° Marily dos Santos (CAIXA-MIZUNO) – 35min29eg
3. ° Luzia de Souza Pinto (CAIXA) – 35min42seg
4. ° Marizete Moreira dos Santos (CAIXA-CASO-MIZUNO) – 35min50seg
5. ° Andréia Celeste Ramos (ULTRA-NUNES) – 36min29seg

Masculino

1.°
João Ferreira de Lima (CRUZEIRO) – 30min05seg
2. ° José do Nascimento Souza (CRUZEIRO-CAIXA) – 30min20seg
3. ° Francisco Barbosa dos Santos (CRUZEIRO-CAIXA) – 30min31seg
4. ° Valdenor Pereira dos Santos (UNIDF-FREE CÓRNER) – 30min50seg
5. ° Giomar Pereira da Silva (CAIXA-Dominiciana) – 30min55seg

O Circuito de Corridas da CAIXA é patrocinado pela Caixa Econômica Federal e organizado pela HT Sports. A prova tem supervisão técnica da Confederação Brasileira de Atletismo e da Federação Brasiliense de Atletismo.

Mais informações no site www.circuitocaixa.com.br.

Doro Jr. / Samra Fonseca
E-mail: zdl@zdl.com.br
Leia também...
11.11.2007

João Ferreira e Maria Lúcia conquistam as melhores posições para o Brasil na corrida deste domingo

09.11.2007

Brasileiros e quenianos lutam pelo título da prova neste domingo

08.11.2007

Prova masculina terá os dez atletas mais bem colocados na lista de 2007

06.11.2007

Depois de dois meses de tratamento, atleta baiana confirma participação na prova de domingo