VALDENOR DOS SANTOS CORRE EM BRASÍLIA NESTE DOMINGO
29.03.2007
| 550 visualizações
ATLETISMO
-
Valdenor dos Santos
Luiz Doroneto/adorofoto
-
Nelson Prudêncio
Divulgação
-
Etapa de Brasília
Luiz Doroneto/adorofoto
Nelson Prudêncio será o padrinho da primeira etapa do Circuito de Corridas da CAIXA
São Paulo (SP) Campeão do Circuito de Corridas da CAIXA em 2005, o piauiense Valdenor Pereira dos Santos já confirmou presença na primeira prova deste ano, no domingo, em Brasília. A competição, que terá um percurso de dez quilômetros, contará com a participação do atleta que busca novamente um lugar no pódio e tenta repetir o bom resultado do ano passado, quando conquistou o vice-campeonato.
Valdenor está bastante animado. Com certeza ele participará de todas as etapas e brigará bastante para ficar entre os três primeiros, afirma o técnico André Resende.
Vice-campeão da São Silvestre em 1989, o piauiense radicado em Brasília se dedica aos treinamentos e participa de poucas provas do calendário nacional. A última que marcou presença foi na 1.ª edição da Corrida Obcursos (Distrito Federal), na semana passada, onde faturou o título. Valdenor está vindo de vitória, o que o deixa ainda mais confiante. Realmente, ele é muito surpreendente e acho que a disputa será difícil principalmente com o Giomar Pereira, conclui o técnico.
Valdenor também se prepara para encarar o Troféu Brasil de Atletismo, que será realizado em junho, em São Paulo. Na competição, ele tentará o índice nos 5 e 10 mil metros para garantir uma vaga na equipe brasileira que disputará o Pan-Americano do Rio, que já tem atletas pré-convocados do nível de Marilson Gomes dos Santos, campeão da Maratona de Nova York, e Franck Caldeira, campeão da São Silvestre.
Natural de São Raimundo Nonato, Valdenor acumula no currículo o quinto lugar no Campeonato Mundial da Bélgica, o bicampeonato da Maratona de Brasília (1997 e 2005) e os títulos dos 10km de Florianópolis (2005), dos 10km de Brasília (2005) e da Corrida das Águas.
Padrinho da prova O medalhista olímpico Nelson Prudêncio será o padrinho da etapa de Brasília. O ex-atleta fará a premiação dos primeiros colocados no masculino e no feminino. Além da entrega dos prêmios, Prudêncio também dará uma palestra nesta sexta-feira, no Centro de Ensino Fundamental Número 9 de Taguatinga, com a participação de cerca de 400 alunos.
Em 1964, aos 20 anos, o paulista Nelson Prudêncio entrou pela primeira vez em uma pista de atletismo. Em pouco tempo, transformou-se no principal atleta brasileiro da década.
Em 1968, bateu o recorde mundial do salto triplo, com 17,27m, e ganhou a medalha de prata nos Jogos Olímpicos do México. Quatro anos depois, ganhou a sua segunda medalha olímpica: bronze, nos Jogos de Munique. Em 1987, foi eleito um dos dez melhores triplistas do Jubileu de Diamante da IAAF (Associação Internacional das Federações de Atletismo). Atualmente, ele é vice-presidente da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).
O Circuito de Corridas da CAIXA é patrocinado pela Caixa Econômica Federal e organizado pela HT Sports. A prova tem supervisão técnica da Confederação Brasileira de Atletismo e da Federação Brasiliense de Atletismo.
Mais informações no site www.circuitocaixa.com.br.
Samra Fonseca / João Pedro Nunes
E-mail: zdl@zdl.com.br