Capa

A BELA DUDA YANKOVICH TEM ESPORTE NO DNA

14.03.2007  |    244 visualizações TERCEIROSETOR

Campeã mundial de boxe faz lutas desde os 11 anos, quando começou no caratê

São Paulo (SP) - Apesar de ter uma carreira muito curta no boxe, de menos de cinco anos, a sérvia Duda Yankovich, uma bonita loira de olhos azuis, não pode ser considerada uma atleta inexperiente. Campeã mundial das superleves (63,5 kg), versão Associação Internacional Feminina de Boxe (Wiba), Duda é ex-praticante de kickboxing e caratê, esporte que começou a praticar com 11 anos. A lutadora coloca em jogo pela primeira vez o seu cinturão neste sábado, contra a norte-americana Belinda Laracuente, na Cia Athletica do Brooklin, em São Paulo. O combate está marcado para as 23 horas, com transmissão ao vivo pela Rede TV!

Em 2007, Duda completará 19 anos de convivência intensa nos esportes de combate. “Fiz 58 lutas no kickboxing e 147 no caratê. Isso com certeza está me ajudando muito agora no boxe”, lembra a atleta, de 30 anos, seis dos quais no Brasil, país que adotou depois de passar por quatro guerras na extinta Iugoslávia. “Encontrei muitas dificuldades no meu país por falta de apoio financeiro e, por isso, procurei alternativas.”

Ela deixou a família na Sérvia e veio morar no Brasil em 2000. O seu primeiro emprego foi de professora de kickboxing e personal trainer no Paraná. Aos poucos, garantiu seu espaço no boxe. Foi tricampeã brasileira amadora, depois se tornou profissional. Hoje, ela também dá aulas na Cia Athletica.

Desde criança, Duda mostrou interesse pelos esportes, em especial pelas artes marciais. Com 11 anos, começou a treinar caratê (shotokan da ITKF). Com 14 anos, ganhou a faixa preta e passou a participar de competições tanto na categoria júnior como no adulto, defendendo a seleção da Sérvia. Em 1994, ganhou a medalha de prata no Europeu de Praga, na República Checa, e o bronze no Mundial Junior de Zakopane, na Polônia.

Em 1996, Duda passou a treinar kickboxing. Foi muito bem no esporte e em 1999 já era tetracampeã da ex-Iugoslávia. Em abril de 1998, Duda conquistou o título do Mediterrâneo e, um mês mais tarde, foi campeã dos Bálcãs.

Vitórias e conquistas - Já no Brasil, Duda foi tricampeã nacional de kickboxing em 2001, 2002 e 2003. Ganhou também ouro no Pan-Americano de 2000 e outras duas medalhas de ouro nos Sul-Americanos de 2001 e 2003. Em 2002, começou a lutar boxe e, no mesmo ano, já era campeã brasileira amadora, título alcançado novamente em 2003 e 2004, quando pára com o kickboxing.

Após carreira de sucesso no amador, torna-se profissional em 2005, quando derrota por nocaute a argentina Guillermina Fernandez. Em 2006, após seis vitórias e orientada pelo ex-campeão mundial Miguel de Oliveira, enfrentou a colombiana Darys Pardo pelo título mundial, em São Paulo, e ganhou por decisão unânime dos jurados.

Confiante, Duda acredita que manterá a invencibilidade e o cinturão. A adversária Belinda Laracuente, terceira colocada no ranking das superpenas (59 kg) da Wiba, chega na manhã desta quinta-feira ao Brasil. Com 28 anos e 42 combates, Brown Sugar, como é chamada, tem bastante experiência e deverá exigir bastante.

Patrocinada pela Everlast, Cia. Athletica, Faculdades Ítalo-Brasileira e bicicletas Sundown, Duda tem a carreira administrada pela Sport Promotion.

Convites – A noitada de boxe deste sábado terá quatro combates, a partir das 22 horas. O evento é fechado para cerca de 450 convidados. Os organizadores da programação resolveram, porém, colocar um número limitado de convites à disposição do público. Os interessados devem ligar para o telefone (11) 5506 3000 a partir desta quarta-feira para fazer a reserva para um dos disputadíssimos lugares na platéia.

Credenciamento de Imprensa – Os jornalistas interessados em fazer a cobertura da luta pelo título mundial da Wiba precisam solicitar credenciamento. O pedido deve ser feito pelo e-mail samra@zdl.com.br. Os profissionais que tiverem o credenciamento confirmado terão o nome colocado numa lista na entrada da Cia Athletica (rua Kansas, 1.582).

João Pedro Nunes – Mtb 11.675 / Guto Francischini – Mtb: 45.553
E-mail: zdl@zdl.com.br
Leia também...
12.05.2025

O encontro mostra como inovação, arquitetura e responsabilidade técnica caminham juntas na proteção de ambientes de lazer. Uma pauta atual e visualmente rica, ideal para entrevistas, coberturas e conteúdos exclusivos.

18.03.2025

Competição será disputada de 19 a 21 de junho na Lagoa dos Esteves, no Balneário Rincão

07.12.2024

As histórias de Robert Scheidt e Joaquim Cruz, dois dos maiores nomes do esporte brasileiro, são contadas em livros escritos pelo jornalista Rafael De Marco

15.11.2024

A arrecadação do show do dia 20 (quarta-feira) será revertida para a Nova 4E, entidade especializada em pessoas especiais