DE OLHO NO PAN, ELITE BRASILEIRA CORRE A MEIA MARATONA DE SÃO PAULO
09.03.2007
| 93 visualizações
ATLETISMO
-
João Ferreira
Sérgio Shibuya
-
José Teles
Sérgio Shibuya
-
Ednalva Laureano
Sérgio Shibuya
-
Adriano Bastos
Fernanda Paradizo
A mais importante organizadora de corridas de ruas do Brasil dá largada da prova neste domingo, a partir das 7h45, no Pacaembu
São Paulo (SP) - Com a participação de várias estrelas do atletismo brasileiro, reunidas num pelotão de elite muito forte, será disputada neste domingo a Meia Maratona de São Paulo 2007. O percurso de 21.097 metros terá duas voltas num circuito e contará com duas categorias: individual e revezamento em duplas. A largada da elite feminina está marcada para as 7h45 e as demais às 8 horas, na Praça Charles Miller, no Pacaembu.
Com alto nível técnico, a prova vai reunir destaques do esporte que estão em busca de uma vaga na seleção brasileira que disputará os Jogos Pan-Americanos, de 13 a 29 de julho, no Rio de Janeiro. Por este motivo, a corrida servirá também como avaliação para muitos corredores, que se preparam para a busca de tempos na maratona e nos 10.000 metros.
O campeão da Maratona de São Paulo de 2005, o piauiense José Teles será uma das fortes presenças na prova paulista. Candidato a uma vaga na maratona, o corredor brigará pelo pódio com outros atletas que a cada ano ganham mais destaques como é o caso de José do Nascimento (campeão sul-americano dos 10 km), Giomar Pereira da Silva (campeão do Circuito de Corridas da CAIXA), João Ferreira de Lima (vice-campeão da Meia Maratona do Rio de Janeiro), Adriano Bastos (tetracampeão da Maratona da Disney), Elenílson da Silva (medalha de ouro e prata no Pan de Winnipeg), Benedito Donizeti, Francisco Barbosa dos Santos, Willian Salgado Gomes, Otávio dos Santos Pinheiro, Alex Januário de Mendonça, entre outros.
Estou com uma expectativa muito boa e vou brigar muito pelos primeiros lugares. Como estou treinando bastante para a Maratona de Roterdã que disputarei em abril, a corrida deste domingo será uma avaliação da minha condição física, explica José Teles, atual terceiro lugar no ranking brasileiro de maratona e que tentará melhorar a sua marca 2h15 para poder garantir presença no Pan.
Já entre as mulheres, o lugar mais alto do pódio será disputado por um grupo de corredoras experientes que terá a mineira Maria Zeferina Baldaia, campeã da São Silvestre em 2001. Baldaia luta por uma vaga no Pan junto com outras atletas que também participarão da corrida, como é o caso da baiana Sirlene de Pinho, campeã da Meia Maratona do Rio de Janeiro, e da paraibana Ednalva Laureano, a Pretinha, atual campeã sul-americana de cross country.
As outras atrações no feminino são Marizete Moreira dos Santos (tetracampeã da Meia Maratona de Brasília), Marily dos Santos (campeã do Circuito de Corridas da CAIXA), Conceição de Maria Carvalho Oliveira, Luzia de Souza Pinto, Selma dos Reis, entre outras.
A competição paulista, uma das principais novidades do calendário de corridas de rua deste ano do país, já nasce internacional, já que contará também com a forte presença do Quênia, que terá seis representantes: Mathew Kiptoo Cheboi, campeão em 2006 da 23ª Corrida Integração e da etapa de Curitiba do Circuito de Corridas da CAIXA; Amos Maiyo Maindi; Jane Jeruto Kibii; Alice Cherotich Serser Milgo; Pamela Chepkoech Bundotich e Jeptoo Priscah.
A Meia Maratona de São Paulo, realizada pela Yescom, a melhor organizadora de provas do Brasil, conta pontos para o ranking de corridas de rua da TV Globo. Fazem parte deste grupo, competições consolidadas como a Maratona de São Paulo, a Meia Maratona do Rio de Janeiro, a Volta da Pampulha, os 10 k Rio e a São Silvestre.
A Meia Maratona de São Paulo conta com uma estrutura de primeiro mundo e vai se transformar nos próximos anos numa das principais competições do país, diz Thadeus Kassabian, diretor de Operações da Yescom.
Retirada de kits - A entrega do kit e do chip de cronometragem será realizada neste sábado, das 8 às 17 horas, no Ginásio Poliesportivo do Ibirapuera (Rua Abílio Soares, 1.300). Para retirar o material é necessário levar a carteira de identidade e o comprovante de pagamento originais. O chip deverá ser colocado no cadarço do tênis do pé direito. No final da corrida, os chips deverão ser trocados pela medalha de participação.
A Meia Maratona de São Paulo é uma realização da Yescom, com patrocínio da Caixa Econômica Federal e Adidas, com apoio de Montevérgine, Marathon e Prefeitura Municipal de São Paulo. A supervisão é da Federação Paulista de Atletismo (FPA), da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), da Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF) e Associação das Maratonas e Corridas de Rua Internacionais (AIMS).
Mais informações no site www.meiamaratonadesaopaulo.com.br
João Pedro Nunes (Mtb. 11.675) / Samra Fonseca
E-mail: zdl@zdl.com.br