Capa

Alunos do Instituto Etiene Medeiros têm palestra de educação financeira nesta sexta-feira (21)

17.03.2025  |    1.198 visualizações

Ação faz parte da campanha Global Money Week (GMW), de caráter social e voluntário, que já atingiu mais de 60 milhões de crianças e adolescentes em 176 países. Evento será às 15 horas, no Centro Esportivo Santos Dumont, em Boa Viagem, Recife (PE)

Março, 2025 – Os alunos do Instituto Etiene Medeiros (IEM) terão uma atividade especial nesta semana. Na sexta-feira (21), às 15 horas, está programada uma palestra sobre educação financeira para crianças e jovens, no Centro Esportivo Santos Dumont, em Boa Viagem, Recife (PE). A ação faz parte da 13ª edição da Global Money Week (GMW), campanha global, realizada anualmente, de caráter social e voluntário, que agora em 2025 chega com o tema “Pense antes de seguir, seu futuro financeiro agradece por refletir”. Estarão participando, também, alunos do Geração 4 e do Santos Dumont.

A GMW, promovida pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), tem como objetivo principal capacitar as gerações mais novas a administrar suas finanças de forma consciente, assim como ajudar que crianças e jovens compartilhem seus conhecimentos com suas famílias e respectivas comunidades.

Ao longo de suas edições, a campanha já atingiu mais de 60 milhões de crianças e adolescentes em 176 países. E, aqui no Brasil, a Planejar - Associação Brasileira de Planejamento Financeiro, associação não governamental e sem fins lucrativos, com mais de 20 anos de experiência, integra a agenda da Global Money Week.

O palestrante será Danilo Miranda Barros, executivo de relacionamento na Portofino Multi Family Office, economista e vice-embaixador da Planejar em Pernambuco.

"A palestra será um movimento bem importante para a conscientização dos alunos, tendo tudo a ver com GMW, que é uma semana dedicada ao trabalho voluntário e à conscientização financeira, especialmente de crianças e jovens", destaca Danilo.

Com seus objetivos, voltada para o social e de forma voluntária, a campanha vai ao encontro da missão do IEM que busca, em suas diferentes atividades, ampliar o acesso ao esporte, à educação e à cultura na infância e adolescência, com atividades no Santos Dumont.

“Uma campanha voluntária, realizada em nível mundial, que com essa palestra trará informações importantes, com novos conhecimentos para os nossos alunos. Muito bom ter a oportunidade de fazer parte da GMW”, afirma Alana Santarosa, coordenadora de núcleo do IEM.

Fundado pela nadadora pernambucana Etiene Medeiros, o IEM realiza ações esportivas e, também, voltadas para áreas como cidadania, cultura e diversidade, contribuindo para a formação de novas gerações mais engajadas socialmente.

Sobre o IEM - O IEM hoje conta com o apoio da Secretaria de Educação e Esportes, Parque e Centro Esportivo Santos Dumont, Banco Votorantim e B3, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte e do Governo Federal.

O Instituto une educação e esporte como ferramentas de transformação social. As atividades são realizadas no Centro Esportivo Santos Dumont de terça a sexta-feira. O IEM busca proporcionar desenvolvimento integral às crianças e jovens que participam do projeto, com foco na natação e no combate às desigualdades de raça, classe e gênero. Os alunos fazem parte da rede pública de ensino do Estado de Pernambuco e precisam participar de até 75% das atividades mensais do IEM para garantirem permanência no projeto.

Nos projetos realizados no Instituto, paralelamente às aulas de natação, há um trabalho de desenvolvimento de habilidades, cidadania, cultura e diversidade, além de acompanhamento psicossocial do grupo e encontros com nutricionista para orientações alimentares. O projeto Braçadas que Transformam é viabilizado com o incentivo do Banco BV e da B3 (a bolsa de valores do Brasil), por meio da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte e do Governo Federal.

Etiene Medeiros - Primeira brasileira a conquistar uma medalha de ouro em um Mundial de Natação, Etiene está entre as melhores do mundo nos 50 metros costas há seis anos. Antes do título em 2017, em Budapeste (HUN), foi quarta colocada no Mundial em Barcelona 2013 e bronze em Kazan 2015. Ela também é bicampeã do mundo em piscina curta (Doha/2014, quando bateu o recorde mundial, e Windsor/2016), além da vitória no revezamento medley misto em 2014. Em 2019, acrescentou mais uma medalha em Mundiais, a prata nos 50 m costas. Única brasileira bicampeã pan-americana de natação - ganhou ouro nos 100 m costas em Toronto, em 2015, e nos 50 m livre em Lima, em 2019 -, Etiene soma nove medalhas no Pan, sendo quatro no Canadá e cinco no Peru.

Mais informações - Etiene Medeiros:
Instagram: http://www.instagram.com/etimedeiros
Facebook: http://.www.facebook.com/etienemedeirosoficial
Twitter: www.twitter.com/etiene_medeiros
Youtube: http://youtube.etienemedeiros.com
Flickr: www.flickr.com/photos/etienemedeiros/
Site: www.etienemedeiros.com
Site do Instituto Etiene Medeiros: https://institutoetienemedeiros.org/

ZDL
Doro Jr. - MTb 13209 - 
dorojr@zdl.com.br - 11 984579723
Deborah Mamone - MTb 15148  - 
deborah@zdl.com.br - 11 991628967
Site: 
www.zdl.com.br
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: 
www.instagram.com/zdlsports

Leia também...
09.09.2025

A nadadora pernambucana Etiene Medeiros estará no evento, realizado pelo Instituto Etiene Medeiros (IEM) em parceria com o Colégio CBV, a partir das 8 horas, no Centro Esportivo Santos Dumont. As inscrições estão abertas até esta quarta-feira (10)

04.09.2025

Iniciativa traz integração entre esporte, cultura e comunidade, desenvolvida pelo Instituto Etiene Medeiros, em parceria com a Secretaria de Cidadania e Cultura de Paz do Recife (COMPAZ) e incentivo do Banco do Nordeste. Mais de 170 participantes capacitados e público médio superior a 2.000 pessoas

14.07.2025

O encontro foi realizado no sábado (12), com a presença de 170 pessoas, que acompanharam palestras no COMPAZ Leda Naves, na capital pernambucana

11.07.2025

"Nadar, Ensinar, Pertencer" está marcado para este sábado (12), no Recife (PE), e terá entre seus palestrantes a nadadora olímpica e fundadora do IEM, Etiene Medeiros. Inscrições estão abertas e são limitadas