NILCEU E CLEMILDA CONQUISTAM O TRI DA COPA AMÉRICA DE CICLISMO
07.01.2007
| 267 visualizações
ATLETISMO
-
Clemilda vibra
Sérgio Shibuya/ZDL
-
Campeã recebe troféu
Sérgio Shibuya/ZDL
-
Pódio masculino
Sérgio Shibuya/ZDL
-
Nilceu é tricampeão
Sérgio Shibuya/ZDL
Os dois ciclistas, candidatos a representar o Brasil no Pan-Americano do Rio, fizeram uma grande festa no Autódromo de Interlagos
São Paulo (SP) O paranaense Nilceu dos Santos e a goiana Clemilda Fernandes conquistaram o tricampeonato da Copa América de Ciclismo, competição que abriu na manhã deste domingo o calendário nacional do esporte em 2007. Nilceu, da equipe Scott/Marcondes César, de São José dos Campos, e Clemilda, da equipe Fernandes, de Goiânia, confirmaram o favoritismo e fizeram uma grande festa no Autódromo de Interlagos, em São Paulo.
Dois fortes candidatos a integrar a equipe brasileira nos Jogos Pan-Americanos do Rio, este ano, os atletas superaram a força dos adversários e as grandes dificuldades impostas pelo circuito de Interlagos, com 4.292 metros de extensão, sob sol forte e temperatura de cerca de 26 graus.
A prova foi muito brigada, com várias tentativas de fuga e muito trabalho para o pelotão. Sorte que a minha equipe conseguiu uma excelente atuação e me deixou em condições de partir para a vitória, lembrou Nilceu, de 29 anos, um dos melhores sprintistas do país. A vitória serviu de recompensa para o trabalho de toda a equipe e especialmente para o meu. Esta foi a minha terceira vitória seguida e o terceiro ano que não tenho Natal nem Ano Novo. Sorte que tenho a compreensão da minha família.
Natural de Cascavel, ele sonha em defender o Brasil no Pan-Americano. Sei que tenho chance de estar na equipe e vou fazer de tudo para garantir uma vaga. Quero estar muito bem fisicamente. Vou fazer sacrifícios maiores até para defender meu país no Pan.
O técnico José Carlos Monteiro, o Carlinhos, comemorou bastante a vitória de seu atleta. O Nilceu tem uma chegada muito forte, talvez a mais forte da América do Sul, mas a equipe o ajudou muito. O Daniel Rogelin e o André Grizante o puxaram o máximo no final. Depois ele fez o que se esperava dele.
Seleção brasileira - A lista dos atletas pré-convocados para o Pan sairá no início de maio, assim que terminar a Volta do Estado de São Paulo. Por enquanto, o único garantido é o paranaense Luciano Pagliarini, profissional da equipe espanhola Saunier Duval, que terminou neste domingo em 38º. lugar. Estou no início de temporada e tenho de melhorar muito ainda fisicamente, comentou o atleta de 28 anos, que viaja na próxima semana para a Espanha e estréia na Volta do Catar no dia 28 de janeiro. Tenho feito muito pelo Brasil no exterior e é um sonho poder disputar um Pan no meu país.
Para ser liberado para o Pan, Luciano, que mora em Treviso, na Itália, e em Londrina, no Brasil, conseguiu ser convocado no grupo que disputará o Giro di Itália. Meu clube tem 26 atletas e faz rodízio nos principais torneios da Europa. Sendo confirmado no Giro di Itália, fico fora do grupo do Tour de França e assim posso competir no Rio.
Acidente - Clemilda Fernandes tem a mesma expectativa de Plagliarini. Profissional na Itália, ela também tem bons resultados internacionais e nacionais. A vitória deste domingo, porém, praticamente caiu em seu colo. Quando faltavam duas voltas para o final, Janildes Fernandes, irmã mais velha de Clemilda, foi escolhida como a que estava em melhores condições físicas e a que seria beneficiada pelo trabalho da equipe. Na última volta, Janildes, medalha de prata em Santo Domingo e de bronze em Winnipeg, acabou se envolvendo num acidente com Elione Zimmermann e ficou fora da disputa. Com isso, Clemilda assumiu o posto e acabou levando o primeiro lugar.
Tivemos de mudar rapidamente a estratégia e tudo deu certo. Fiquei muito feliz com o tricampeonato, disse a atleta de 27 anos, eleita a melhor ciclista de estrada pelo Comitê Olímpico Brasileiro em 2006. Além do Pan, outro grande objetivo nosso este ano é garantir a participação de três brasileiras na Olimpíada de Pequim, em 2008.
Das 22 atletas que largaram, às 8 horas, 15 conseguiram completar os 21.460 metros do percurso. Clemilda obteve uma média de 33,850 km/h, terminando a distância em 38min02s.
No masculino, a prova reuniu 243 atletas do Brasil, Argentina, Chile e Uruguai. Nilceu completou as 16 voltas no circuito, num total de 68,672 km, em 1h39min19s, com uma média de 41,487 km/h.
Classificação final
Masculina
1- Nilceu Santos (BRA) Scott/Marcondes César/S.José dos Campos 1h39min19s
2 - Francisco Chamorro (ARG) Cesc/São Caetano/Sundown/Nossa Caixa 1h39min19s
3 Raphael Serpa (BRA) PM de Santana de Parnaíba/Vinci/Kenda/DKS Bike 1h39min19s
4- Fabielle Motta (BRA) Sales Supermercados 1h39min19s
5- Aníbal Borrajo (ARG) Argentina 1h39min19s
6- Diego Muller (BRA) Clube Dataro 1h39min19s
7- Rafael Andriato (BRA) Memorial/Santos 1h39min19s
8- André Pullini (BRA) Memorial/Santos 1h39min19s
9- Bruno Tabanez (BRA) São Lucas Saúde/Flamengo 1h39min19s
10- Kleber Silva (BRA) Flying Horse/Caloi/Suzano 1h39min19s
Feminino
1- Clemilda Fernandes Clube Fernandes 38min02s
2- Debora Gerhard Scott/Marcondes César 38min02s
3- Rosane Kirch Michela Fanini (ITA) 38min02
4- Uênia Fernandes Clube Fernandes 38min02s
5- Luciene Silva - Scott/Marcondes Cesar 38min02s
A VII Copa América de Ciclismo foi uma realização da Rede Globo e organização da Yescom. A supervisão foi da Federação Paulista de Ciclismo, Confederação Brasileira de Ciclismo e União Ciclística Internacional, com apoio da Prefeitura do Município de São Paulo, do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria do Esporte e Lazer do Estado de São Paulo.
Mais informações no site www.copaamericadeciclismo.com.br
João Pedro Nunes - Mtb: 11.675
E-mail: zdl@zdl.com.br