Capa

Jovens da Fundação Gol de Letra e Raí são protagonistas de atividades na França no período dos Jogos Olímpicos

Grupo ao chegar ao aeroporto da capital francesa
(Gol de Letra / Divulgação)

Jovem intercambista junto à Torre Eiffel
(Gol de Letra / Divulgação)

Grupo no passeio em Paris
(Gol de Letra / Divulgação)

Jantar com Raí em Paris
(Gol de Letra / Divulgação)

Raí tem programação extensa em Paris
(Christian Gavelle / Gol de Letra)

Enquanto o fundador se prepara para carregar a tocha olímpica e se reunir com chefes de Estado, educandos da Gol de Letra vivenciam um intercâmbio de 23 dias no país europeu

16.07.2024  |  2.021 visualizações

Julho, 2024 – relação da Fundação Gol de Letra com a França começou em 1993, enquando Raí brilhava como ídolo no clube Paris Saint Germain. Cinco anos depois, em 1998, o craque colaborou de forma decisiva na criação da organização da sociedade civil que já impactou mais de 27 mil crianças, adolescentes e jovens ao longo dos últimos 25 anos. Desde então, a Gol de Letra tem sido uma ponte entre ações sociais entre brasileiros e franceses. Em 2024, com a efervescência proporcionada pelos Jogos Olímpicos em Paris, essa conexão se intensificou ainda mais.

A começar pelo intercâmbio Brasil-França, que acontece há 22 anos em parceria com a ONG Sport Dans La Ville. No dia 5 de julho, sete jovens de São Paulo e do Rio de Janeiro e um educador da Gol de Letra embarcaram para a França a fim de vivenciar uma experiência internacional de 23 dias no país europeu. Este ano, a iniciativa acontece em meio a um contexto único: o Festival 24. Promovido pela organização francesa, o evento reunirá mais de 500 jovens de 36 países, a partir de sexta-feira (19).  O objetivo é proporcionar trocas em torno das chaves para igualdade e excelência incutidas pelos Jogos Olímpicos.

E se o assunto é Olimpíada, o grupo da Fundação Gol de Letra tem lugar garantido para assistir a cerimônia de abertura, no próximo dia 26, às margens do rio Sena. Será um dos pontos altos da visita à França que, desde o início do mês incluiu passeios turísticos, atividades junto a empresas parceiras (Arkema e Goldman Sachs), treinamentos e integração no acampamento Chabotte, para integração com os jovens franceses da Sport Dans la Ville. 

Nesse meio tempo, a Fundação Gol de Letra também realiza o evento “Diálogo sobre Políticas de Esporte e Atividade Física para Todos”, ciclo de debates que acontece na capital francesa nesta quinta-feira (18). Com o apoio da Atletas pelo Brasil e do Instituto Península, o seminário ocorrerá na principal universidade de Paris, a Sorbonne, cuja história está intimamente ligada ao esporte e, principalmente, ao Movimento Olímpico.

O encontro conta com a presença de Raí; Ana Moser, presidente-executiva da Atletas pelo Brasil; Amélie Oudéa-Castéra, Ministra do Esporte e dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos da França; representantes de governos internacionais, além de diversos especialistas em políticas públicas. A ideia é debater a promoção da prática esportiva como ferramenta de transformação social.

“Sabemos e vemos cotidianamente na nossa organização os benefícios e as potencialidades que o esporte, aliado à educação e cultura, promove para crianças, além do empoderamento de jovens e mulheres. Debater políticas que garantam de forma contínua esses benefícios para a sociedade, por meio do esporte, é um dos grandes objetivos deste evento”, comenta Raí, diretor-executivo da Gol de Letra e tetracampeão mundial de futebol.

Raí e a tocha olímpica - Enquanto a delegação da Gol de Letra participa de diferentes atividades, Raí cumpre uma extensa agenda na capital francesa. No dia 25 de julho, tem presença confirmada em um encontro com os chefes de Estado na véspera da abertura da Olimpíada, da qual também será um dos protagonistas ao carregar a tocha olímpica. 

Sobre a Fundação Gol de Letra - Criada em 10 de dezembro de 1998, Dia Internacional dos Direitos Humanos, a Fundação Gol de Letra é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que nasceu do sonho dos tetracampeões mundiais de futebol Raí e Leonardo de contribuir com a educação de crianças e jovens de comunidades socialmente vulneráveis. Além de atender, continuamente, mais de 6 mil crianças, adolescentes e jovens nas comunidades da Vila Albertina (SP) e do Caju (RJ), a Gol de Letra também conta com projetos de disseminação nacional da metodologia que parte do esporte educacional e da cultura para contribuir com o desenvolvimento de habilidades para a vida.

Mais informações:
Site: https://www.goldeletra.org.br/
Instagram: @goldeletrabr/
Facebook: https://www.facebook.com/FundacaoGolDeLetra

Assessoria de Imprensa:
ZDL         
Doro Jr. - MTb 13209 - dorojr@zdl.com.br - F: 11 984579723         
Rafael De Marco - Mtb.: 27556 - rafael@zdl.com.br - Cel: 11 976022986         
WhatsApp: 19 997912108

Site: www.zdl.com.br         
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports         
Instagram: www.instagram.com/zdlsports

 

 

 

Leia também...

18.11.2024

Fundação Gol de Letra participa de grupo que elaborou documento entregue aos líderes do G20

Organização co-criada pelo tetracampeão mundial Raí integrou o C20 e recebeu visita do Ministro Wellington Dias no Rio de Janeiro

04.09.2024

Intercâmbio com a França faz parte do legado da Fundação Gol de Letra

Ampliar os horizontes de jovens educandos tem transformado vidas e impactado a sociedade há 22 anos, desde o início do projeto, que em 2024 coincidiu com os Jogos Olímpicos

24.07.2024

Jovens da Fundação Gol de Letra e Raí cumprem agenda em Paris, às vésperas da Olimpíada

Grupo que faz intercâmbio Brasil-França participa de fóruns de discussão e ex-jogador tem presença confirmada em encontro com 50 chefes de Estado

19.07.2024

Evento organizado pela Fundação Gol de Letra em Paris debate políticas públicas do esporte

Às vésperas dos Jogos Olímpicos, evento contou com apoio da Atletas pelo Brasil, Instituto Península e Sorbonne Economiste e discutiu a democratização e o acesso ao esporte nas nações

Entre em contato