Capa

QUENIANOS TENTAM IMPEDIR FESTA BRASILEIRA NA 10K RIO

15.12.2006  |    159 visualizações ATLETISMO

Kosgei Kenneth Kiplimo e Cosmers Kibet Kemboi são os principais adversários do brasileiro Franck Caldeira

São Paulo (SP) – Os quenianos Kosgei Kenneth Kiplimo e Cosmers Kibet Kemboi vão tentar impedir neste domingo uma festa brasileira na disputa da 10K Rio – Corrida Pan-Americana, que terá largada às 8 horas, em frente ao Monumento dos Pracinhas, no Aterro do Flamengo. Os dois atletas são considerados os principais adversários do mineiro Franck Caldeira, favorito na prova de 10 quilômetros serve como aquecimento para os Jogos Pan-Americanos de 2007.

Franck correu contra os dois quenianos na Volta da Pampulha, há 12 dias, em Belo Horizonte, e levou a melhor. Ele ganhou o bicampeonato da prova mineira, de 17,8 km, deixando Kiplimo e Kemboi em segundo e em terceiro lugares. No fim de novembro, porém, numa corrida de 10 quilômetros em São Paulo, Franck Caldeira, que ganhou este ano também a Meia Maratona do Rio de Janeiro, ficou na terceira colocação, atrás de Mathew Cheboi, que não irá correr, e Kosgei Kiplimo.

“Vai ser uma prova dura e vou entrar para fazer o melhor possível”, diz o mineiro Franck, de apenas 23 anos, que está treinando em Campos do Jordão, na Serra da Mantiqueira, visando a São Silvestre. “Nunca é fácil enfrentar atletas do Quênia.”

O corredor da equipe Pé de Vento/Nike tem como grande objetivo na próxima temporada a disputa dos Jogos Pan-Americanos. Pré-classificado para a competição, ele tentará melhorar ainda mais a sua marca na Maratona de Amsterdã, em abril, na Holanda, para não correr risco de perder a vaga. De acordo com o critério estipulado pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), os dois atletas mais bem colocados no ranking nacional da maratona serão convocados para representar o país no Pan.

Kiplimo, 21 anos, e Kemboi, 20, estão desde o final de setembro no Brasil. Eles fazem parte de um grupo de atletas treinados por Moacir Marconi, o Coquinho, na cidade de Nova Santa Bárbara, no Paraná. “São dois corredores jovens, de grande potencial, que sempre vão brigar pelos primeiros lugares”, comenta o técnico, ex-atleta de fundo.

O pelotão de elite contará ainda com outros atletas experientes como José Cícero Eloy, Robson Lima, Eder Fialho, José Gutemberg Ferreira, Cláudio Cruz e José Saraiva Frazão Filho, entre outros.

Pelo pódio - Na categoria feminina, a baiana Marizete Moreira dos Santos, natural de Santa Maria da Vitória, espera um bom resultado. “Com certeza vou brigar para ficar entre as três primeiras. Não estou pensando nas dificuldades e sim em fazer uma boa prova”, explica a atleta.

Após o quarto lugar na Volta da Pampulha e o quinto lugar na Meia Maratona do Rio, a atleta da equipe Caso/Mizuno volta a se dedicar a provas mais rápidas, que integram parte de seu treinamento para maratona. “Estou focada em corridas longas, mas também treino velocidade e essa prova vai me ajudar bastante.”

No ano passado, os vencedores da prova carioca foram os quenianos Lawrence Kiprotich e Margareth Karie.

A entrega do kit do atleta será feita nesta sexta-feira das 13 às 19 horas e neste sábado das 9 às 16 horas, na Federação de Atletismo do Rio de Janeiro (Farj), que fica na rua Professor Eurico Rabelo, Portão 17, no Estádio do Maracanã.

Credenciamento de imprensa - Os profissionais que tiveram seus pedidos de credenciamento aprovados devem retirar o colete/pulseira de imprensa a partir das 7 horas de domingo na área de entrada do evento, próxima à largada, no Monumento dos Pracinhas.

A 10K Rio - Corrida Pan-Americana é uma realização da Rede Globo de Televisão, com organização da Yescom e apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro. A supervisão é da IAAF, CBAt, AIMS e FARJ.

Mais informações no site www.yescom.com.br/10krio

João Pedro Nunes – Mtb 11.675
E-mail: zdl@zdl.com.br
Leia também...
04.03.2012

Joseph Aperumoi ganhou duelo com Marílson Gomes dos Santos entre os homens. No feminino, título para Pasalia Chepkorir

02.03.2012

Prova chega à sexta edição com 11.600 participantes, com largada e chegada no Pacaembu, neste domingo. Campeões da São Silvestre, como Marílson, marcam presença na corrida, que define o Liga de Ouro

29.02.2012

Damião Ancelmo de Souza e Sueli Pereira lideram o ranking, que distribui a maior premiação das corridas de rua no país

28.02.2012

Última campeã do país foi Ednalva Laureano, em 2007; atletas chegam embaladas pela preparação para índice olímpico