Maio, 2024 - As articulações são as engrenagens dos movimentos. O joelho, por exemplo, é a maior e mais complexa articulação, no que se refere aos aspectos anatômicos e biomecânicos. Tem papel fundamental na locomoção e, como consequência, torna-se mais vulnerável e suscetível a lesões. Mas é preciso pensar no corpo como um todo.
É por isso que os profissionais do programa SAMPA Saúde em Movimento desenvolvem um trabalho para fortalecer os pontos mais importantes do corpo e garantir que a atividade física seja praticada com segurança e eficiência junto às pessoas que são atendidas de forma grátis em 15 praças e parques da cidade de São Paulo.
Confira 3 dicas para garantir a saúde das articulações:
1 - A primeira dicas remete ao básico: busque a orientação de profissionais de educação física. Eles indicarão não somente as atividades mais seguras, como poderão passar orientações que começam no tipo de calçado e vestimenta até o encaminhamento a um nutricionista, por exemplo. A boa notícia é que no SAMPA Saúde em Movimento, as pessoas podem contar com tudo isso de forma gratuita.
2 - Invista em atividade física de baixo impacto, mas que garanta o fortalecimento muscular. Isso porque são eles, os músculos, os responsáveis por protegê-las de eventuais lesões. Para executar essa função, precisam estar “prontos para a ação”. Pode colocar nessa conta os exercícios de flexibilidade.
3 - Um erro muito comum de quem se arrisca a praticar atividade física sem a orientação de um profissional é “ir com muita sede ao pote”. Isso significa, por exemplo, pular etapas como o aquecimento. Se exercitar com os músculos “frios” é um convite às lesões. Importante também é conter a ansiedade. Como o corpo leva um tempo para se adaptar, é preciso respeitar a programação estabelecida pelo educador físico. Isso leva a um maior condicionamento físico na hora certa e sem riscos de lesões.
Entre nessa - Com o SAMPA Saúde em Movimento, a população de São Paulo conta com toda essa orientação e, melhor ainda, por meio de um atendimento digno das melhores academias do Brasil. Com a proposta de ser o maior programa de qualidade de vida em locais públicos do Brasil, o projeto atende pessoas acima de 18 anos, que recebem a orientação necessária para deixar o sedentarismo ou melhorar o exercício de suas capacidades físicas. Cada um dos 15 locais conta com aulas de ginástica, alongamento e dança, sempre com orientações de profissionais de educação física, de terça à domingo.
O principal diferencial do SAMPA Saúde em Movimento são duas unidades móveis de saúde. São caminhões com dois consultórios equipados com o InBody 370s, dispositivo utilizado em algumas das academias mais renomadas do Brasil e que oferece uma avaliação mais profunda da circunferência e do tipo de corpo do usuário. Por meio de um método chamado Análise de impedância bioelétrica (BIA), mede a composição do corpo, que divide seu peso em diferentes componentes, como massa corporal magra e massa gorda para avaliar saúde e nutrição.
As inscrições podem ser feitas de forma presencial, nos parques do programa, e também on-line pelo site sampasaudeemmovimento.com.br
Programação - Confira a programação das unidades móveis desta semana do SAMPA Saúde em Movimento:
Zona Sul
Parque Santo Dias (Travessa Jasmim da Beirada, 71 - Portão I - Capão Redondo)
Quinta e Sexta (9 e 10): 7h às 11h e das 14h às 18h
Sábado (11): 7h às 12h
Zona Leste
Parque Piqueri (Rua Tuiuti, 515 - Tatuapé)
Quinta e Sexta (9 e 10): 7h às 11h e das 14h às 18h
Sábado (11): 7h às 12h
O Parque Santo Dias também receberá atividades diferenciadas neste sábado. Entre 8h e 14h, os profissionais do SAMPA Saúde em Movimento ministrarão aulas de ginástica e dança, além de palestras com temas atuais e dicas de qualidade de vida.
O projeto é promovido pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME) em parceria com a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente (SVMA) e com a Federação Nacional das Entidades do Terceiro Setor (FENATS), com colaboração da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Sobre o programa - Com a proposta de ser o maior programa de qualidade de vida em locais públicos do Brasil, o SAMPA Saúde em Movimento demonstra potencial para se tornar referência entre os municípios brasileiros. Os resultados positivos do projeto começam a chamar a atenção de prefeituras de outras cidades, que poderão replicar o modelo paulistano para também levar saúde e qualidade de vida para suas populações por meio de atividade física e nutrição bem orientada.
Confira onde participar do SAMPA Saúde em Movimento
1 - OESTE - Chácara do Jockey – Vila Sonia
2 – NORTE – Parque Anhanguera - Perus
3 – SUL - Linear São José – Rio Bonito
4 – LESTE - Parque do Carmo – Itaquera
5 - OESTE – Parque Raposo Tavares – Vila Albano
6 – NORTE – Parque Vila Guilherme/Parque do Trote – Vila Guilherme
7 – SUL – Parque Sete Campos – Cidade Ademar
8 – LESTE – Parque Ecológico Chico Mendes – Vila Curuçá
9 - SUL – Parque Santo Dias (Capão Redondo) / Parque Linear Feitiço (Campo Limpo)
10 – LESTE – Parque Piqueri – Tatuapé
11 – SUL - Parque Linear Cantinho do Céu – Capela de Socorro
12 – LESTE – Parque CERET – Jardim Anália Franco
13 - CENTRO-OESTE - Parque da Aclimação – Aclimação
14 – LESTE - Parque do Tiquatira – Penha
15 – SUL – Parque do Chuvisco – Jardim Aeroporto
Mais informações:
site: www..sampasaudeemmovimento.com.br
Instagram: @sampasaudeemmovimento
fanpage: facebook.com/sampasaudeemmovimento
Assessoria de Imprensa:
ZDL
Doro Jr. - MTb 13209 - dorojr@zdl.com.br - F: 11 984579723
Rafael De Marco - Mtb.: 27556 - rafael@zdl.com.br - Cel: 11 976022986
WhatsApp: 19 997912108
Site: www.zdl.com.br
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
Orientação nutricional faz parte do programa SAMPA Saúde em Movimento, que também oferece atividade física gratuita em 15 praças e parques da cidade de São Paulo
Veículos equipados com aparelhos de ponta oferecem avaliação nutricional e física grátis para a população da cidade de São Paulo das regiões entre esta quinta-feira (18) e domingo (21)
Programa oferece atendimento com equipamentos de ponta para avaliação física e orientação nutricional grátis para a população em 15 praças e parques esportivos da cidade de São Paulo
Entre quinta-feira (11) a domingo (14), os veículos equipados com aparelhos de ponta oferecerão avaliação nutricional e física grátis para a população da cidade de São Paulo