LUCÉLIA PERES BUSCA O TRI NA VOLTA DA PAMPULHA
01.12.2006
| 89 visualizações
ATLETISMO
-
Largada de 2005
Sérgio Shibuya
-
Volta Pampulha
Sérgio Shibuya
-
Pódio feminino
Sérgio Shibuya
Prova mineira reúne 9 mil corredores e mil caminhantes em torno da lagoa
Belo Horizonte (MG) A mineira Lucélia de Oliveira Peres participa da oitava edição da Volta Internacional da Pampulha, que será disputada neste domingo, como a grande atração. Campeã de 2004 e 2005, ela vai correr os 17.800 metros da prova em torno da Lagoa da Pampulha buscando o inédito tricampeonato. A competição reúne este ano 10 mil participantes, sendo 9 mil na corrida e mil na Caminhada da Família de quatro quilômetros. O evento tem início previsto para as 9 horas, com a largada dos cadeirantes. A TV Globo transmite a prova masculina e feminina ao vivo, dentro do Esporte Espetacular, a partir das 9h40.
Aos 25 anos, a atleta caprichou ma preparação. Depois da disputa do Troféu Brasil de Atletismo, em setembro, em São Paulo, ela tirou um breve descanso, iniciando em seguida os treinamentos para a temporada 2006/2007, que tem os Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro como o principal objetivo. Atleta da equipe Mizuno/Petrobrás/UPIS, ela espera fazer novamente uma boa prova.
A Volta da Pampulha será a minha primeira prova da temporada e claro que espero ir bem outra vez, diz a corredora, líder do ranking brasileiro dos 5 mil e dos 10 mil metros. Gosto muito do percurso plano e do clima da competição.
Radicada em Brasília, onde mora e treina, Lucélia vai dar total prioridade para o Pan-Americano, tanto assim que já comemora o fato de estar pré-convocada pela Confederação Brasileira de Atletismo por causa de seus bons resultados. Temos ótimas atletas de 5 mil e de 10 mil metros no Brasil e não posso vacilar, comenta. Tenho de cuidar de todos os detalhes para não correr risco de ficar de fora.
Lucélia sabe bem o que é frustração. Na Meia Maratona do Rio, em setembro, ela liderou quase a prova toda e a menos de 400 metros da linha de chegada acabou desmaiando por causa do esforço e por falta de açúcar no organismo. Foi um susto, mas já passou. Tenho de olhar para frente, garante a atleta.
Márcia Narloch A catarinense Márcia Narloch, campeã pan-americana de maratona e campeã da Volta da Pampulha de 2002, confirmou participação na prova deste domingo. A atleta da equipe Mizuno/Caixa também está pré-convocada para o Pan do Rio, depois de conseguir o tempo de 2h35min28s no quinto lugar na Maratona de Amsterdã, na Holanda.
Gosto de correr a Pampulha. A prova tem um percurso plano. Vou tentar melhorar a minha marca. Depois vem a São Silvestre e o foco é o Pan. Em abril, vou buscar um tempo melhor na Maratona de Hamburgo, na Alemanha, e assegurar minha participação no Pan, lembra Márcia Narloch, ouro em Santo Domingo.
Outras favoritas da prova são Sirlene de Pinho, campeã da Meia Maratona do Rio de 2005; Marizete Moreira dos Santos, tetracampeã da Meia Maratona de Brasília; Marily dos Santos, líder do ranking brasileiro de corredores de rua; e Maria Zeferina Baldaia, campeão da Volta da Pampulha de 2001.
No masculino, os brasileiros Franck Caldeira, campeão da Meia Maratona do Rio de 2006 e da Volta da Pampulha de 2003, José Teles, campeão da Maratona de São Paulo de 2005, e João Ferreira Lima, o João da Bota, vice-campeão da Meia Maratona do Rio de 2006, terão três quenianos como adversários: Kosgei Kenneth Kiplimo, Cosmers Kibet Kemboi e Alex Kirwa Kipchumba.
Os três atletas estão no Brasil desde o final de setembro e treinam na cidade de Nova Santa Bárbara, no Paraná, onde são orientados pelo técnico Moacir Marconi, o Coquinho. Kiplimo é o destaque, com a excelente marca de 27min39s nos 10.000 metros, obtida em 2005 na Itália. Este ano correu e ficou em segundo lugar na Corrida da Integração de Campinas e na Corrida do Círio de Belém.
Os quenianos ganharam quatro das sete provas masculinas da Volta da Pampulha. O atual bicampeão da corrida, por exemplo, é Lawrence Kiprotich, do Quênia, país de imensa tradição nas provas de meio-fundo e fundo.
Campeões da Volta da Pampulha
2005
Lawrence Kiprotich (KEN), 52min23s; e Lucélia Peres (BRA), 1h00min57s
2004
Lawrence Kiprotich (KEN), 53min53s; e Lucélia Peres (BRA), 1h03min14s
2003
Franck Caldeira (BRA), 52min49s; e Salina Kosgei (KEN), 1h02min20s
2002
Vanderlei Cordeiro (BRA), 53min10s; e Márcia Narloch (BRA), 1h02min28s
2001
David Cheruyiot (Quênia), 53min07s; e Maria Zeferina Baldaia (BRA), 1h02min12s
2000
David Cheruiyot (KEN), 53min13s; e Cleuza Maria Irineu (BRA), 1h1min48s
1999
Vanderlei Cordeiro (BRA), 52min30s; e Cleuza Maria Irineu (BRA), 1h02min05s
Os inscritos devem retirar o kit de atleta no Iate Tênis Clube, que fica na avenida Dr. Otacílio Negrão de Lima, 1.650, na Lagoa da Pampulha. Os kits poderão ser retirados ainda nesta sexta-feira das 9 às 17 horas e no sábado, das 10 às 17 horas. No domingo, dia da prova, o número de peito e o chip de cronometragem não serão entregues.
A VIII Volta Internacional da Pampulha é uma realização da Rede Globo, com organização da Yescom, com supervisão da Confederação Brasileira de Atletismo e Federação Mineira de Atletismo e apoio especial da Prefeitura de Belo Horizonte.
Mais informações no site oficial, www.voltadapampulha.com.br
João Pedro Nunes Mtb 11.675
E-mail: zdl@zdl.com.br