Abril, 2024 – As competições do ArcelorMittal Wahine Bodyboarding Pro 2024, etapa feminina do Circuito Mundial de Bodyboarding, começam neste domingo (21), a partir das 7h, na Praia de Jacaraípe, em Serra, no Espírito Santo. Até o dia 27, o estado se transforma no centro mundial da modalidade. A edição tem o número recorde de 115 inscrições. São 75 atletas, de sete países - Brasil, Chile, França, Havaí, Japão, Peru e Portugal -, algumas disputando mais de uma categoria.
A programação oficial do evento, em sua terceira edição, teve início neste sábado (20), com o Aulão Social de Bodyboarding e a abertura oficial. Pela manhã, neste domingo, entrarão no mar as atletas das categorias Profissional, Máster Woman e Open (Amador). Na sequência, serão realizadas as disputas da categoria de Pessoas com Deficiência, que está ainda mais inclusiva este ano, com mastectomizadas, amputadas e deficientes visuais - finais e premiação ao fim do dia. O torneio conta, ainda, com a Pro Junior.
O aulão social de bodyboarding foi na Praia de Carapebus, um projeto social idealizado pelo Instituto Neymara Carvalho. Participaram cerca de 200 crianças, recebidas com um café da manhã. O aulão contou com a presença de Neymara Carvalho, organizadora do ArcelorMittal Wahine Bodyboarding Pro, ao lado de atletas que estarão competindo na etapa, como a capixaba Luna Hardman - número dois do ranking mundial -, chilenas e as portuguesas Catarina Sousa, Teresa Padrela e Alice Teotônio.
O objetivo do aulão é proporcionar a experiência de um dia de lazer para crianças, adolescentes e jovens, onde são passadas as noções básicas do esporte, respeito à natureza e ao próximo, e atividades de interação para estimular a importância da coletividade, além de muita adrenalina.
"A ideia é colocar a sementinha na vida dessas crianças para que se encantem com o esporte. E aqui elas têm oportunidade de conviver com atletas de vários países que estão participando do Circuito. O esporte transforma vidas", afirmou Neymara Carvalho, pentacampeã mundial de bobyboarding. Número 15 do mundo, a capixaba disputará a categoria Profissional.
A edição 2024 reunirá 39 atletas na categoria Profissional: 23 do Brasil, seis de Portugal, cinco do Japão, três do Chile, uma da França e uma do Peru. Entre elas, a atual campeã e melhor bodyboarder do mundo, a japonesa Sari Ohhara, número 1 do ranking mundial, que vai em busca do bicampeonato. E entre as participantes da categoria de Pessoas com deficiência estão a vencedora do ano passado, a pernambucana Carla Cunha, e a vice-campeã em 2023, Letícia de Oliveira Alves.
Programação do ArcelorMittal Wahine Bodyboarding Pro 2024
21/04 -7h - Início das Competições
27/04 -14h às 16h - Entrega de Premiações; 19h - Coquetel de Encerramento.
Obs.: do dia 21 ao dia 27, o evento estará no período de janela, observando as melhores circunstâncias do mar para as competições, sendo que nesse período serão 5 dias de competição e 2 dias off.
O Wahine Bodyboarding Pro 2024 tem patrocínio máster da ArcelorMittal, do Governo do Estado do Espírito Santo por meio da Lei de Incentivo ao Esporte Capixaba, e da Prefeitura Municipal da Serra, com apoio de Coroa. Realização do Instituto Neymara Carvalho e da IBC.
Mais informações:
Instagram: @wahinebbpro
No ES: Lúcia Marins - luciammarins@gmail.com - 27 99943-8246
ZDL
Doro Jr. - MTb 13209 - dorojr@zdl.com.br - 11 984579723
Deborah Mamone - MTb 15148 - deborah@zdl.com.br - 11 3285.5911
Site: www.zdl.com.br
Instagram: @zdlsports
Crianças participam do aulão
(Gabriel Lordello / ArcelorMittal)
Treinamento ainda na areia
(Gabriel Lordello / ArcelorMittal)
Aquecimento das crianças
(Gabriel Lordello / ArcelorMittal)
Neymara com criança no aulão
(Gabriel Lordello / ArcelorMittal)
Luna e Neymara chegam para o aulão
(Gabriel Lordello / ArcelorMittal)