Capa

IEE TERCEIROSETOR

Metodologia do Esporte Educacional, do IEE, traz benefícios para a saúde mental

O Instituto Esporte e Educação proporciona aos seus alunos, além de conteúdo educativo, a prática regular de esportes, promovendo um dia a dia mais saudável para todos

08.04.2024  |  1.099 visualizações

Abril, 2024 – Saúde é fundamental e envolve não só o físico, como o emocional. A correria da vida moderna, a tecnologia cada vez mais presente, os desafios do dia a dia provocam estresse, ansiedade, cansaço ... E é preciso buscar alternativas. Pesquisas, tanto no Brasil como em nível mundial, demonstram os benefícios do esporte e da atividade física para a saúde mental.

O Instituto Esporte e Educação (IEE) trabalha há mais de 20 anos com a metodologia do Esporte Educacional, que conta, além do conteúdo educativo, também com a prática regular de esportes por todos os estudantes matriculados.

Durante as aulas do IEE, crianças, jovens e adultos movimentam o corpo, a mente e as emoções. Atitudes que promovem inúmeros benefícios como redução do estresse e ansiedade; melhora do humor e da autoestima; aumento da resiliência mental diante de fracassos e adversidades; melhor qualidade do sono; redução do risco de depressão; e promoção da saúde cognitiva.

Familiares, estudantes e professores que participam das atividades do IEE experimentam, na prática, os benefícios do trabalho do Instituto para a saúde mental. E destacam a importância do esporte para ter um dia a dia mais saudável.

“O projeto de esporte mudou a rotina das minhas crianças e o que sinto é gratidão. Minhas filhas sofreram traumas e com a entrada delas no projeto houve uma melhora muito grande. Hoje estão totalmente integradas, participativas e muito felizes. Já meu filho, que só ficava na rua, participa de todas as ações e a rotina dele é de casa para o projeto, do projeto para casa”, explica Adriana, mãe de três alunos de um dos núcleos do Projeto Rede de Núcleos.

“Desde que entrei no projeto, eu tive um grande crescimento no vôlei pelas atividades que os professores passam. Consegui melhorar minha saúde mental e física jogando e me sinto bem agora”, afirma Sofia, de 15 anos, aluna de um dos núcleos do IEE em São Paulo. 

“As aulas do projeto contribuem para o melhor desenvolvimento das habilidades das crianças. É como se fosse um complemento do que se aprende em sala de aula. Ao meu olhar como professora da educação infantil, a prática de esportes é de grande importância no desenvolvimento das habilidades psicomotoras e cognitivas. Ao término de cada aula podemos observar que as crianças expressam sentimentos de bem-estar, bom humor e isso contribui para melhorar as interações com colegas e com todos no espaço escolar”, garante a professora Bárbara Lima Braz, do Núcleo Osasco.

Os muitos benefícios do esporte e da atividade física - O exercício físico promove a liberação de endorfinas, neurotransmissores que ajudam a aliviar o estresse e melhorar o humor. Participar de atividades esportivas pode aumentar os níveis de dopamina e serotonina no cérebro, neurotransmissores associados ao humor e à sensação de bem-estar. Além disso, a realização de metas pessoais e a superação de desafios no esporte podem estimular a autoestima e a confiança.

Outro benefício destacado é uma melhor qualidade do sono. O exercício físico pode ajudar a regular os padrões de sono, facilitando o sono profundo e reparador.

O exercício auxilia, ainda, na regulação dos níveis de neurotransmissores e promove mudanças positivas na estrutura e na função do cérebro, que estão associadas a uma menor incidência de depressão. E está relacionado a melhorias na função cognitiva, incluindo memória, concentração e função executiva. O esporte pode reduzir o risco de declínio cognitivo relacionado à idade e doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer.

Sobre o Instituto Esporte e Educação – Criado em 2001 pela medalhista olímpica Ana Moser, o Instituto Esporte e Educação (IEE) já atendeu a 7,5 milhões de crianças e jovens e capacitou mais de 63 mil professores e educadores em todo o Brasil. Sua metodologia já chegou em 27% dos municípios brasileiros (1.488).

A metodologia do IEE é baseada nos princípios do esporte educacional: inclusão de todos, construção coletiva, respeito à diversidade, educação integral, rumo à autonomia. Além das esportivas, as atividades realizadas são nas esferas da cultura, saúde, cidadania, protagonismo juvenil e ação comunitária.

O Instituto Esporte Educação conta com os seguintes parceiros: Itaú, VALE, Mercado Livre, Grupo CCR, Instituto CCR, Achè, Novelis, Bank Of America, Ultracargo, Ultragaz, Ipiranga, Instituto ULTRA, Verde Asset Management, Zurich, Daiichi Sankyo, Comgas, EDP São Paulo, Pfizer, Polimix, Grupo Deloitte, AEGEA, Localiza&CO, Instituto Localiza, Eternit, ISA CTEEP, Grupo SIMPAR, Grupo SEMP, Cogna Educação, TRW, Mundial Logística, VR, TrackAndField, Banco ABC, Escola Mobile e Santil via Lei de Incentivo ao Esporte / Ministério do Esporte / Governo Federal, ROCHE e Bloomberg e NIKE.

Saiba mais sobre o IEE: 
Site: www.esporteeducacao.org.br/
Facebook: https://www.facebook.com/esporteeducacao/
Instagram : https://www.instagram.com/instituto.esporteeducacao/

ZDL
Doro Jr. - MTb 13209 - 
dorojr@zdl.com.br - 11 984579723
Deborah Mamone - MTb 15148  - 
deborah@zdl.com.br - 11 991628967

Site: 
www.zdl.com.br
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: www.instagram.com/zdlsport

  • Crianças e jovens participam dos núcleos do IEE
    (IEE / Divulgação)

  • Atividades esportivas ajudam a integração das crianças
    (IEE / Divulgação)

Leia também...

07.05.2024

Parceria IEE e SESC capacita 750 professores do litoral sul paulista

Com conceitos do Sistema S.I.M, voltado a crianças neuroatípicas, a formação do Instituto Esporte e Educação reunirá esta semana professores e educadores de Santos, São Vicente, Cubatão, Guarujá, Praia Grande, Itanhaém, Mongaguá e Peruíbe

06.05.2024

Parceria IEE e SESC capacita 750 educadores do litoral sul paulista para atender crianças neuroatípicas

Com conceitos do Sistema S.I.M, a formação do Instituto Esporte e Educação reunirá esta semana professores e educadores de Santos, São Vicente, Cubatão, Guarujá, Praia Grande, Itanhaém, Mongaguá e Peruíbe

29.04.2024

Projeto Formações IEE tem ações em sete estados no mês de maio e beneficia 28.500 alunos

Um total de 405 professores, gestores, coordenadores e diretores de oito cidades participará dos diferentes módulos, com a metodologia do Instituto Esporte e Educação, baseada nos princípios do esporte educacional

08.04.2024

Primeira etapa do Circuito IEE de Surf reúne 65 atletas em Maresias

A competição foi realizada no sábado (6), na Praça Internacional do Surf, no litoral norte paulista e foi organizada pelo Instituto Esporte e Educação em parceria com a Associação de Surf de Mareias (ASM)

Entre em contato