Capa

GIOMAR E MARILY VENCEM EM BRASÍLIA E CONQUISTAM CIRCUITO DE CORRIDAS DA CAIXA

26.11.2006  |    213 visualizações ATLETISMO

Quinta etapa contou com 1.500 participantes e encerrou o Circuito desta temporada em grande estilo

Brasília (DF) – O Circuito de Corridas da CAIXA de 2006 não poderia ter melhor encerramento. A quinta e última etapa da temporada, disputada na manhã deste domingo, em Brasília, por 1.500 atletas, foi vencida pelo baiano Giomar Pereira da Silva, que obteve a terceira conquista do ano, e pela alagoana Marily dos Santos, que ganhou a quarta prova seguida e com isso garantiu um fato inédito na competição. Os vice-campeões foram dois atletas da Capital Federal, Valdenor Pereira dos Santos e Marizete Moreira dos Santos. Com estes resultados, Giomar e Marily confirmaram o título do Circuito deste ano e a liderança, até o momento, do Ranking CAIXA/CBAt de Corredores de Rua.

O domingo amanheceu quente e com sol em Brasília. Logo cedo, centenas de atletas começaram a se concentrar no Eixo Rodoviário Sul, onde foi realizada a prova de 10 quilômetros. A largada da categoria feminina aconteceu dez minutos antes dos homens e a grande favorita, Marily dos Santos (Mizuno/Multisports), alagoana radicada na Bahia, logo pulou à frente do pelotão principal e liderou o percurso inteiro. Somente bem próximo do final ela chegou a ser ameaçada pela segunda colocada, Marizete dos Santos (Caso/Mizuno). Apertou o ritmo e cruzou, pela quarta vez consecutiva, em primeiro lugar, no tempo de 36min18seg. Marizete chegou sete segundos depois. Outra atleta de Brasília, Luciene de Jesus (UniDF/Free), foi a terceira colocada, com 36min46seg.

“A prova foi difícil porque estava muito seco e com pouca umidade. Como treino no nível do mar, em Salvador, senti um pouco o desgaste. De qualquer forma, dominei a corrida, que foi disputada no melhor percurso deste ano”, explicou a atleta de 28 anos. Marily estava muito feliz, porque planejou ficar entre as três melhores do Circuito da CAIXA de 2006 e terminou o evento com quatro vitórias seguidas – Fortaleza, Ribeirão Preto, Curitiba e Brasília. “Agora vou pensar na Volta da Pampulha, no próximo domingo, e depois na São Silvestre. Para o Pan quero tentar o índice para os 5 mil metros”, finalizou.

Giomar confirma favoritismo – Se no feminino, a supremacia de Marily foi absoluta neste domingo, no masculino Giomar Pereira da Silva (Equipe Domiciana Gomes) teve bem mais trabalho. Ele manteve-se no pelotão principal até a metade da prova e, a partir do sexto quilômetro, revezou na ponta com Valdenor dos Santos (UniDF/Free) e José do Nascimento Souza (Cruzeiro/CAIXA). No último quilômetro imprimiu ritmo mais forte e superou os dois adversários para chegar à terceira vitória no ano, em 30min47seg, e também garantir o título do Circuito. Valdenor, primeiro colocado do ranking de 2005, cruzou seis segundos depois e José do Nascimento 17 segundos mais tarde.

“Esta vitória me deixou muito feliz, porque consolidei de vez meu nome junto à elite do atletismo brasileiro. Este ano mudou minha vida. Depois de fazer o quinto lugar na Meia Maratona do Rio, ganhei a etapa de Fortaleza e a de Ribeirão Preto, com muito esforço e sem patrocínio. E agora venci de novo e garanti apoio da CAIXA para o próximo ano”, contou o atleta de Jacobina, na Bahia, de 34 anos e que só começou a correr com 26.

Seu irmão dizia que ele era rápido demais nas peladas do futebol e que devia tentar o atletismo. Se inscreveu numa prova de sua cidade e foi o segundo colocado. Daí em diante começou a nova carreira, que agora chega ao auge. “Meu sonho é vencer a Meia Maratona do Rio e ficar entre os cinco da São Silvestre”, acrescentou. Como os demais atletas de elite do Brasil ele disputará a Volta da Pampulha, no domingo, e a São Silvestre. Para o Pan-Americano do Rio, quer tentar índice na maratona, embora nunca tenha disputado prova nesta medida.

A competição distribuiu total de R$ 11.500,00 aos primeiros colocados, sendo que os vencedores ganharam R$ 2 mil cada.

O campeão pan-americano dos 1.500 e 5 mil metros em Santo Domingo, em 2003, Hudson de Souza foi o padrinho do evento. Ele fez a entrega dos prêmios aos ganhadores e disse ter ficado honrado com o convite. “Já me espelhei em muitos corredores no começo da carreira e agora ser referência para os atletas que estão aqui é uma grande honra. Espero incentivar mais gente para o atletismo”.

O brasiliense está treinando em sua cidade até o final do ano e depois irá completar a preparação para o circuito europeu de 2007 nos Estados Unidos ou na África do Sul. Seus próximos objetivos são participar dos 1.500 e 5 mil no Pan do Rio e também disputar os 1.500 metros no Mundial do Japão, em agosto.

A CAIXA não só patrocinou a prova como também inscreveu o maior número de atletas entre as empresas participantes. Cerca de 150 funcionários da CAIXA disputaram os 10 quilômetros em Brasília.

Com o encerramento do Circuito deste ano, o ranking nacional de corredores de rua será finalizado exatamente no último dia do ano, após a Corrida de São Silvestre. Também valerá para o ranking o resultado da Volta da Pampulha. A partir daí, os dez melhores nas duas categorias serão inscritos no Programa Nacional CAIXA de Apoio aos Corredores de Rua de Elite da Confederação Brasileira de Atletismo de 2007.

O Circuito de Corridas da CAIXA é patrocinado pela Caixa Econômica Federal e organizado pela HT Sports. A prova tem supervisão técnica da Confederação Brasileira de Atletismo e da Federação Brasiliense de Atletismo.
Resultados

Masculino

1.- Giomar Pereira da Silva (Equipe Domiciana Gomes) – 30min47seg
2.- Valdenor Pereira dos Santos (UniDF/Free) – 30min53seg
3.- José do Nascimento Souza (Cruzeiro/CAIXA) – 31min04seg
4.- David Andrade Mesquita (UniDF/Shorikan) – 31min25seg
5.- Laurent Migaire (UniDF/Free Corner) – 31min28seg

Feminino

1.- Marily dos Santos (Mizuno/Multisports) – 36min18seg
2.- Marizete Moreira dos Santos (Caso/Mizuno) – 36min25seg
3.- Luciene Antonia de Jesus (UniDF/Free) – 36min36seg
4.- Elisangela Ferreira de Oliveira (Neodent) – 37min00seg
5.- Conceição Maria de Oliveira (Find Yourself/CAIXA) – 37min11seg

Vencedores de 2006

1ª. Etapa São Paulo (11 de junho)

Franck Caldeira (Pé de Vento/Nike/CAIXA) – 24min57seg
Fabiana Cristiane da Silva (CA BM&F) – 28min47seg

2ª. Etapa Fortaleza (17 de setembro)
Giomar Pereira da Silva (Equipe Domiciana Gomes) – 31m02seg
Marily dos Santos (Mizuno/Multisports) – 35m54seg

3ª. Etapa Ribeirão Preto (22 de outubro)
Giomar Pereira da Silva (Equipe Domiciana Gomes) – 29min53seg
Marily dos Santos (Mizuno/Multisports) – 34min50seg

4ª. Etapa Curitiba (12 de novembro)
Mathew Kiptoocheboi (Quênia) – 30min06seg
Marily dos Santos (Mizuno/Multisports) – 36min02seg

5ª. Etapa Brasília (26 de novembro)
Giomar Pereira da Silva (Equipe Domiciana Gomes) – 30min47seg
Marily dos Santos (Mizuno/Multisports) - 36min18seg

Mais informações no site www.circuitocaixa.com.br e outras fotos no link www.zdl.com.br/galeria.asp?id=294

Doro Jr. / João Pedro Nunes / Samra Fonseca
E-mail: zdl@zdl.com.br
Leia também...
11.11.2007

João Ferreira e Maria Lúcia conquistam as melhores posições para o Brasil na corrida deste domingo

09.11.2007

Brasileiros e quenianos lutam pelo título da prova neste domingo

08.11.2007

Prova masculina terá os dez atletas mais bem colocados na lista de 2007

06.11.2007

Depois de dois meses de tratamento, atleta baiana confirma participação na prova de domingo