Capa

Equipe do Instituto Etiene Medeiros participa do 1º Torneio Pernambucano de Natação

Campeonato foi realizado no Centro Esportivo Santos Dumont, no Recife, mesmo local em que neste sábado (23) os alunos do Projeto Braçadas que Transformam do IEM participam da primeira etapa de uma competição para não federados

19.03.2024  |  213 visualizações

Março, 2024 – O Time Nado por Tudo, do Instituto Etiene Medeiros (IEM), viveu dois dias muito especiais no I Torneio Pernambucano de Natação. Foi o retorno das atividades dos alunos do projeto em competições, agora em 2024. O Nado por Tudo busca utilizar o treinamento em natação como uma ferramenta para impulsionar o crescimento individual e sociocultural dos seus participantes. O time reúne 18 alunos no IEM. E o torneio serviu como preparação para o Troféu Sérgio Silva, marcado para maio, em Fortaleza (CE).

Durante o campeonato, realizado na sexta-feira (15) e no sábado (16), no Centro Esportivo Santos Dumont, em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, foram entregues os troféus Eficiência 2023 para os atletas que mais pontuaram em suas categorias na temporada passada, em Pernambuco. Dois alunos do IEM receberam o troféu: Maria Elisa dos Santos Nascimento terminou o ano como a mais eficiente na categoria Juvenil I Feminina e Rudá Fortunato Coutinho como segundo mais eficiente na categoria Infantil 2 Masculina.

O objetivo do IEM, ao levar seus alunos aos campeonatos, muito mais do que a disputa em si, é proporcionar a eles novas experiências e valores, com foco no trabalho em equipe e na superação e transformação com o esporte. 

Além de sua abordagem esportiva, o Projeto Nado por Tudo está integrado à educação formal, monitorando o desempenho escolar dos participantes e buscando estabelecer uma conexão próxima com suas famílias. O projeto não apenas foca no aspecto técnico do esporte, mas também reconhece e valoriza as demandas emocionais inerentes à competição.

"Ao enfrentar emoções como alegria, medo, raiva e tristeza em busca de metas específicas, os participantes desenvolvem inteligência emocional, aprendendo a superar frustrações e a gerenciar tanto o sucesso quanto o fracasso de maneira a maximizar seu potencial pessoal", destaca Antônio Coutinho, coordenador técnico do IEM.

Agora, o Projeto Braçadas que Transformam - Neste final de semana, quem entrará na piscina são os alunos do Projeto Braçadas que Transformam do IEM, que reúne 200 participantes nas atividades de 2024 no Instituto. Treze deles estão inscritos em um torneio para não federados, também no Santos Dumont, com um total de quatro etapas ao longo do ano. A primeira será neste sábado (23).

“Mais um desafio que os alunos estarão participando fora do Festival IEM, que o Instituto promove todos os anos. Uma experiência que ficará marcada no dia a dia deles”, afirma a nadadora pernambucana Etiene Medeiros, fundadora do IEM.

O IEM tem como missão ampliar o acesso ao esporte, à educação e à cultura na infância e adolescência. As ações do Instituto são todas gratuitas e realizadas no Santos Dumont. Os alunos do IEM contam com aulas de natação, oficina de habilidades, aulas de diversidade, acompanhamento psicossocial, educação alimentar e nutricional, práticas de meditação e yoga, proporcionando desenvolvimento integral.

IEM, Educação e esporte como ferramentas de transformação social - O IEM reúne um total de 200 alunos, unindo educação e esporte como ferramentas de transformação social. As atividades são realizadas no Centro Esportivo Santos Dumont, em Boa Viagem, Recife (PE), de terça a sexta-feira e são gratuitas. O IEM busca proporcionar desenvolvimento integral às crianças e jovens que participam do projeto, com foco na natação e no combate às desigualdades de raça, classe e gênero. Os alunos fazem parte da rede pública de ensino do Estado de Pernambuco e precisam participar de até 75% das atividades mensais do IEM para garantirem permanência no projeto.

Etiene Medeiros - Primeira brasileira a conquistar uma medalha de ouro em um Mundial de Natação, Etiene está entre as melhores do mundo nos 50 metros costas há seis anos. Antes do título em 2017, em Budapeste (HUN), foi quarta colocada no Mundial em Barcelona 2013 e bronze em Kazan 2015. Ela também é bicampeã do mundo em piscina curta (Doha/2014, quando bateu o recorde mundial, e Windsor/2016), além da vitória no revezamento medley misto em 2014. Em 2019, acrescentou mais uma medalha em Mundiais, a prata nos 50 m costas. Única brasileira bicampeã pan-americana de natação - ganhou ouro nos 100 m costas em Toronto, em 2015, e nos 50 m livre em Lima, em 2019 -, Etiene soma nove medalhas no Pan, sendo quatro no Canadá e cinco no Peru.

Mais informações - Etiene Medeiros:
Instagram: http://www.instagram.com/etimedeiros
Facebook: http://.www.facebook.com/etienemedeirosoficial
Twitter: www.twitter.com/etiene_medeiros
Youtube: http://youtube.etienemedeiros.com
Flickr: www.flickr.com/photos/etienemedeiros/
Site: www.etienemedeiros.com
Site do Instituto Etiene Medeiros: https://institutoetienemedeiros.org/

ZDL
Doro Jr. - MTb 13209 - 
dorojr@zdl.com.br - 11 984579723
Deborah Mamone - MTb 15148  - 
deborah@zdl.com.br - 11 991628967
Site: 
www.zdl.com.br
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: 
www.instagram.com/zdlsports

  • Maria e Rudá com os troféus
    (Wagner Amorim Cavalcanti / Divulgação)

Leia também...

20.05.2024

Alunos do Instituto Etiene Medeiros vivenciam novas experiências no Recife e em Fortaleza

O Time Nado Por Tudo participou do Torneio Nordeste de Clubes, na capital cearense, enquanto integrantes do Projeto Braçadas que Transformam estiveram no Festival Interno do Complexo Esportivo Santos Dumont

03.05.2024

Instituto Etiene Medeiros abre inscrições para as Clínicas Nado Por Tudo

O objetivo do IEM, com sede no Recife (PE), é incentivar a prática da natação, especialmente entre os jovens, oferecendo aprendizagem e aprimoramento dos quatro estilos da modalidade

25.04.2024

Instituto Etiene Medeiros proporciona experiências educacionais, culturais e esportivas diferenciadas para seus alunos

Crianças e jovens que participam do projeto, no Recife (PE), tiveram agenda repleta de atividades neste mês de abril. Uma delas foi a presença do Time Nado por Tudo no ginásio Geraldão para acompanhar a final da Superliga Feminina de Vôlei, E, neste domingo (28), tem mais, com a decisão masculina

18.03.2024

Time Nado por Tudo, do Instituto Etiene Medeiros, retorna às atividades no 1º Torneio Pernambucano de Natação

Campeonato foi realizado no Centro Esportivo Santos Dumont, no Recife, mesmo local em que neste sábado (23) os alunos do Projeto Braçadas que Transformam do IEM participam da primeira etapa de uma competição para não federados

Entre em contato