NIKE 10K REÚNE ATLETAS, ARTISTAS E ANÔNIMOS NA USP
10.11.2006
| 87 visualizações
TERCEIROSETOR
Bandas durante o percurso e show no final unem qualidade de vida e diversão para 25.000 pessoas
São Paulo (SP) - Com expectativa de 25 mil pessoas, número recorde em provas de dez quilômetros no Brasil, a segunda edição da Nike 10K reúne neste domingo, na USP, atletas de ponta e amadores, artistas e anônimos. A largada será às 8 horas, na raia olímpica. Em seguida, os participantes saem pelo portão 2 e percorrem a avenida da Escola Politécnica até o 16º Batalhão da Polícia, de onde retornam para a USP. A chegada será na praça da reitoria.
Também neste domingo, a prova será disputada em outras oito cidades latino-americanas: Lima, Caracas, Bogotá, Cidade do México, Santiago e Buenos Aires terão a segunda edição da corrida, enquanto Guaiaquil e Montevidéu participam pela primeira vez. A estimativa é reunir 120.000 corredores nas nove cidades.
Esperamos repetir o sucesso do ano passado, quando tivemos uma prova em que o importante era participar, cada um dentro dos seus limites, até mesmo caminhando parte do percurso. Queremos estimular a prática do esporte e proporcionar uma experiência diferente e divertida, explica Fernando Neder, gerente de marketing esportivo da Nike do Brasil.
Na corrida de São Paulo, ao longo do percurso, três atrações vão garantir estímulo e diversão: entre os Km 2 e 3 a banda U2 Brasil, no km 7 a Beatles Forever e entre os km 7 e 8 a bateria da escola de samba Rosas de Ouro. Após a chegada, o apresentador Márcio Garcia receberá os participantes para o show de encerramento, no estádio do Cepeusp, com Fernanda Abreu, DJ Marlboro e Jota Quest.
A prova terá também uma finalidade social, já que 10% da renda das inscrições serão doados à CUFA Central Única das Favelas, para seus projetos na cidade de São Paulo. A ONG fundada por MV Bill já recebeu da Nike, realizadora do evento, uma doação de R$ 30 mil, e a colaboração total pode chegar a R$ 155 mil.
Atletas - Já estão confirmados o maratonista e primeiro brasileiro a vencer a maratona de Nova York, Marilson dos Santos, o herói olímpico Vanderlei Cordeiro de Lima, o também maratonista Franck Caldeira, a triatleta Fernanda Keller e o campeão olímpico Joaquim Cruz, que vão enfrentar o percurso de dez quilômetros. Jadel Gregório, do salto triplo, e Fabiana Murer, do salto com vara, serão espectadores privilegiados.
Famosos - Além de atletas de ponta e corredores anônimos, a Nike 10K vai reunir muitos artistas. Entre os nomes já confirmados estão os atores Jean e Max Fercondini, Bernardo Barreto e Kayky Brito, as atrizes Natalia Rodrigues, Sthefany Brito, Juliana Didone e Cassia Linhares, as apresentadoras Astrid Fontenele, Marina Person, Sarah Oliveira e Cynthia Benini, a modelo Ana Luiza Castro, a empresária Cristiana Arcângeli e o marido Fausto Ferraz, o produtor musical Thunderbird, o cantor Paulo Ricardo, o baterista do CPM 22, Japinha, e o rapper MV Bill.
Novidades tecnológicas - Todos os participantes da corrida poderão acompanhar no site www.nikecorre.com.br o momento mais importante do percurso de dez quilômetros: a hora de cruzar a linha de chegada. Câmeras vão filmar a chegada de todos os corredores e, no dia seguinte, os participantes acessam o site, digitam o nome completo ou o número de peito da camiseta da prova e um software aciona as informações marcadas pelo chip e o momento da filmagem em que o corredor cruzou a linha.
Outra novidade é que, ainda no domingo, algumas horas após o término da corrida, todos os corredores que optaram por receber mensagens da Nike via celular ao se cadastrarem receberão uma mensagem SMS com o tempo em que concluíram a prova.
Executivos - Muitos executivos vão trocar o terno e a gravata pelo tênis e a camiseta na Nike 10K. Só a Bovespa, a Bolsa de Valores de São Paulo, que possui uma das rotinas mais estressantes do mercado financeiro, tem 523 profissionais inscritos na prova. Eles terão a companhia de 175 funcionários do Banco Itaú e outros 59 da Siemens, além de 51 advogados do Escritório Albino Associados, entre outros.
Aniversariantes - Para 52 inscritos, a prova será realizada em um dia especial. É que 15 mulheres e 37 homens vão comemorar aniversário neste 12 de novembro. E se depender do conceito da prova, a diversão deles está garantida.
Profissões - Engenharia é, pelo segundo ano consecutivo, a profissão com mais representantes na Nike 10K. Com 1.822 inscritos, a carreira lidera a lista, com Administração (1.418), Análise de Sistemas (952), Estudante (928) e Advogado (8730) em seguida.
Participantes mais velhos
Carlos Marchetti - 83 anos
Walter Sommerfeld - 80 anos
Hercilia Gonçalves Marchetti - 80 anos
Fabio Augusto - 80 - anos
Participantes mais jovens
Rafael Navarro Espinosa: 16 anos
Gabriel Sant\'Anna Lima: 16 anos
Luciana Dedonio: 16 anos
Participação por sexo
Masculino: 69,24%
Feminino: 30,76%
Portadores de necessidades especiais
Deficiente Visual: 47,62%
Deficiente Mental: 33,33%
Outras: 19,05%
Estrutura - A Corpore, organizadora da corrida, terá mais de 900 pessoas cuidando da parte técnica e da logística. Haverá cerca de 324 mil copos de água destinados aos atletas nos quatro postos de hidratação. Serão ainda 27 médicos, 17 enfermeiros, 21 paramédicos, 26 fisioterapeutas, 14 ambulâncias UTIs e 10 paramédicos de bicicletas (Care4you).
Números do evento Nike 10k:
Pessoas envolvidas na organização: cerca de 900;
Postos de hidratação: 4;
Copos de água distribuídos aos participantes: 324 mil;
Número de ambulâncias UTI: 14
Médicos: 27 distribuídos no percurso e nas tendas médicas;
Enfermeiros: 17 distribuídos no percurso e nas tendas médicas;
Monitores: 21 Care4You no funil de chegada e na tenda médica (estudantes do último ano de Medicina que vão direcionar os corredores necessitados para a tenda médica).
Paramédicos de bicicletas: 10, que vão monitorar o percurso de bicicleta, munidos de rádio comunicador e material de primeiros socorros, glicosímetro e maltodextrina.
Banheiros químicos: 400
Vagas de estacionamento: 10 mil
Traslados: 150 ônibus farão traslados gratuitos dos estacionamentos conveniados até o local da prova
Ônibus que farão os traslados entre o estacionamento e a concentração do evento: 150
CUFA
A Central Única das Favelas, que tem entre os fundadores o rapper MV Bill, é uma organização nacional surgida após reuniões de jovens de várias favelas do Rio de Janeiro em busca de espaço para expressar atitudes, questionamentos ou simplesmente a vontade de viver.
Esses jovens, em sua maioria, pertenciam ao movimento Hip Hop ou por ele eram orientados. A partir das reuniões, descobriram que juntos poderiam sonhar mais e se organizaram em torno de um ideal: transformar as favelas, seus talentos e potenciais diante de uma sociedade onde os preconceitos de cor, de classe social e de origem ainda não foram superados.
Hoje, a CUFA possui hoje bases de trabalho em São Paulo, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Ceará, Distrito Federal, Mato Grosso e Bahia. No Rio de Janeiro, temos núcleos de trabalho na Cidade de Deus (Jacarepaguá), Complexo Acari, Jardim Nova Era (Nova Iguaçu), Jacarezinho e Pedra do Sapo, para citar algumas.
Na capital paulista, a comunidade Real Parque está situada no bairro do Morumbi, zona sul de São Paulo, reconhecidamente local de residência de pessoas das classes média e alta. São 1.373 residências e 4.314 habitantes. Já a comunidade do Coliseu está localizada no bairro de Vila Olímpia e é composta aproximadamente por 215 residências precárias.
Mais informações no site www.nikecorre.com.br
Guto Francischini Mtb 45.553
E-mail: guto@zdl.com.br