GIOMAR E MARILY REPETEM FORTALEZA E VENCEM CIRCUITO CAIXA EM RIBEIRÃO PRETO
22.10.2006
| 160 visualizações
ATLETISMO
-
Os campeões
Luiz Doroneto/adorofoto
-
Largada da prova
Luiz Doroneto/adorofoto
-
Giomar Pereira
Luiz Doroneto/adorofoto
-
Marily dos Santos
Luiz Doroneto/adorofoto
Prova foi realizada neste domingo e contou com a participação de mais de 800 atletas
Ribeirão Preto (SP) A dobradinha do baiano Giomar Pereira da Silva e da alagoana Marily dos Santos, que já haviam vencido a etapa de Fortaleza do 3º Circuito de Corridas da CAIXA, repetiu-se em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, neste domingo. Sob sol forte e apoio caloroso das mais de mil pessoas presentes, segundo a Polícia Militar, eles subiram novamente ao lugar mais alto do pódio. O ribeirão-pretano Gladson Barbosa chegou na 11ª colocação. O número de atletas desta terceira etapa da competição superou 800 pessoas, cerca de 30% mais em relação ao ano passado, quando a cidade recebeu a corrida pela primeira vez.
Giomar Pereira chegou ao final da prova com o tempo de 29min53s. O baiano foi seguido por Luís Fernando de Paula, com 30min02s, e Otávio dos Santos Pinheiro, 30min22s. Giomar treina há seis anos. O atleta disse que a conquista em Ribeirão Preto o faz ter forças para continuar no esporte, que para ele é uma luta diária. Tive que vender uma geladeira nova e uma televisão para participar do circuito, porque não consigo patrocínio. Depois de viajar 700 quilômetros de ônibus, esta vitória é mais que recompensadora. Participo de muitas provas no Nordeste, mas quero participar também no Sul e no Sudeste, afirmou o campeão.
A liderança no feminino foi de Marily dos Santos do começo ao fim. Ao completar a metade dos dez quilômetros da prova, era seguida de perto por Marizete Moreira dos Santos e Adriana Aparecida da Silva. Marily venceu com 34min50s. No decorrer da segunda volta, Adriana ultrapassou Marizete e ficou com o segundo lugar da competição, com o tempo de 35min46s. Marizete terminou em terceiro com 36min01s.Foi demais a conquista aqui em Ribeirão Preto. Sinto-me orgulhosa, principalmente porque disputei com grandes nomes, como a Marizete. Isso não é para todo mundo, mas foi para mim. Estou muito feliz, ressaltou a vencedora.
O atleta ribeirão-pretano Gladson Barbosa, que largou no pelotão de elite, ficou com o 11º lugar. Comecei a sentir o calor da cidade depois do quinto quilômetro. Estava treinando em Paipa, na Colômbia, há 31 dias e lá estava muito frio. O calor daqui me afetou, disse o corredor, que voltará para a Colômbia em dezembro, para fazer um treinamento visando o Circuito Europeu de Cross.
Superação Patrocinadores e organizadores foram unânimes em assegurar que a etapa de Ribeirão Preto foi um sucesso. Fiquei impressionada com a disposição das pessoas aqui na cidade. Com certeza traremos a corrida para cá novamente em 2007, afirmou Virgínia Ferrari, gerente de Marketing Esportivo da Caixa Econômica Federal, patrocinadora do evento. O superintendente da CAIXA em Ribeirão Preto, Paulo Lins, lembrou a participação da região na competição. A corrida foi maravilhosa. Todas as nossas expectativas foram superadas, disse.
Batemos o recorde esse ano. A etapa de Ribeirão Preto é um exemplo de que o incentivo ao esporte brasileiro é um dos melhores caminhos para o engrandecimento do país. Hoje era dia de Fórmula 1, mas as pessoas acordaram cedo e vieram participar do Circuito da CAIXA. Tivemos aqui a participação do público e de muitos atletas, o que prova que o investimento a médio e longo prazos no esporte dá resultados, ressalta Hélio Takai, da HT Sports, organizadora do evento. De acordo com ele, a etapa de Ribeirão Preto reuniu perto de 70% de atletas do ranking nacional CAIXA/CBAt de Corredores de Rua.
Padrinho Convidado ilustre, o atleta olímpico Claudinei Quirino se impressionou com a participação das pessoas e com a organização da prova. Ele deu a largada e entregou os prêmios aos primeiros lugares no feminino e no masculino. O Circuito de Corridas da CAIXA tem tecnologia de última geração. Pudemos ver isso em Ribeirão Preto. Tudo perfeito, desde o chip nos tênis dos competidores, para não haver sabotagens, até os exames anti-doping, explica. Claudinei havia participado, no dia anterior, de um encontro com crianças da escola Aymar Batista, que atende comunidades carentes de Ribeirão Preto, e de uma palestra para professores e alunos de Educação Física do Centro Universitário Moura Lacerda. Isso é o que eu mais gosto de fazer, a inclusão social. Vejo nestas crianças a minha infância. Talvez, também como eu, elas não vejam ainda esperança no futuro. Levo a todas um pouco dessa esperança e dou o meu exemplo, para que entendam que elas podem conseguir o que querem, desabafa o atleta.
A competição é formada por cinco etapas. Já foram realizadas, além da de Ribeirão Preto, provas em São Paulo e Fortaleza. As próximas serão em Curitiba (PR), no dia 12 de novembro, e em Brasília (DF), no dia 26 do mesmo mês.
O 3º Circuito de Corridas da CAIXA é patrocinado pela Caixa Econômica Federal e organizado pela HT Sports. A prova teve apoio da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, da Secretaria Municipal de Esportes e da Transerp.
Classificação geral
Masculino
1º lugar: Giomar Pereira da Silva (Equipe Domiciana Gomes) 29min53s.
2º lugar: Luís Fernando de A. Paula 30min02s.
3º lugar: Otávio dos Santos Pinheiro (PAPA LÉGUAS ABFNV) 30min22s.
4º lugar: Willian Salgado Gomes (PAPA LÉGUAS UNIMED) 30min27s.
5º lugar: Elenilson da Silva (USAÇUCAR MARINGÁ) 30min32s.
Feminino
1º lugar: Marily dos Santos (Mizuno/Multsport) 34min50s.
2º lugar: Adriana Aparecida da Silva (EC) 35min46s.
3º lugar: Marizete Moreira dos Santos (CASO/Mizuno) 36min01s.
4º lugar: Conceição de Maria C. de Oliveira (FIND YOURSELF/CAIXA) 36min07s.
5º lugar: Luzia de Souza Pinto (CAIXA) 37min06s.
ZDL: Samra Fonseca e João Pedro Nunes - E-mail: zdl@zdl.com.br
Milagre do Verbo Comunicação Empresarial: Fernando Bueno - E-mail: fernando.bueno@milagredoverbo.com.br