Capa

GIOMAR E MARILY REPETEM FORTALEZA E VENCEM CIRCUITO CAIXA EM RIBEIRÃO PRETO

22.10.2006  |    160 visualizações ATLETISMO

Prova foi realizada neste domingo e contou com a participação de mais de 800 atletas

Ribeirão Preto (SP) – A dobradinha do baiano Giomar Pereira da Silva e da alagoana Marily dos Santos, que já haviam vencido a etapa de Fortaleza do 3º Circuito de Corridas da CAIXA, repetiu-se em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, neste domingo. Sob sol forte e apoio caloroso das mais de mil pessoas presentes, segundo a Polícia Militar, eles subiram novamente ao lugar mais alto do pódio. O ribeirão-pretano Gladson Barbosa chegou na 11ª colocação. O número de atletas desta terceira etapa da competição superou 800 pessoas, cerca de 30% mais em relação ao ano passado, quando a cidade recebeu a corrida pela primeira vez.

Giomar Pereira chegou ao final da prova com o tempo de 29min53s. O baiano foi seguido por Luís Fernando de Paula, com 30min02s, e Otávio dos Santos Pinheiro, 30min22s. Giomar treina há seis anos. O atleta disse que a conquista em Ribeirão Preto o faz ter forças para continuar no esporte, que para ele é uma luta diária. “Tive que vender uma geladeira nova e uma televisão para participar do circuito, porque não consigo patrocínio. Depois de viajar 700 quilômetros de ônibus, esta vitória é mais que recompensadora. Participo de muitas provas no Nordeste, mas quero participar também no Sul e no Sudeste”, afirmou o campeão.

A liderança no feminino foi de Marily dos Santos do começo ao fim. Ao completar a metade dos dez quilômetros da prova, era seguida de perto por Marizete Moreira dos Santos e Adriana Aparecida da Silva. Marily venceu com 34min50s. No decorrer da segunda volta, Adriana ultrapassou Marizete e ficou com o segundo lugar da competição, com o tempo de 35min46s. Marizete terminou em terceiro com 36min01s.“Foi demais a conquista aqui em Ribeirão Preto. Sinto-me orgulhosa, principalmente porque disputei com grandes nomes, como a Marizete. Isso não é para todo mundo, mas foi para mim. Estou muito feliz”, ressaltou a vencedora.

O atleta ribeirão-pretano Gladson Barbosa, que largou no pelotão de elite, ficou com o 11º lugar. “Comecei a sentir o calor da cidade depois do quinto quilômetro. Estava treinando em Paipa, na Colômbia, há 31 dias e lá estava muito frio. O calor daqui me afetou”, disse o corredor, que voltará para a Colômbia em dezembro, para fazer um treinamento visando o Circuito Europeu de Cross.

Superação – Patrocinadores e organizadores foram unânimes em assegurar que a etapa de Ribeirão Preto foi um sucesso. “Fiquei impressionada com a disposição das pessoas aqui na cidade. Com certeza traremos a corrida para cá novamente em 2007”, afirmou Virgínia Ferrari, gerente de Marketing Esportivo da Caixa Econômica Federal, patrocinadora do evento. O superintendente da CAIXA em Ribeirão Preto, Paulo Lins, lembrou a participação da região na competição. “A corrida foi maravilhosa. Todas as nossas expectativas foram superadas”, disse.

“Batemos o recorde esse ano. A etapa de Ribeirão Preto é um exemplo de que o incentivo ao esporte brasileiro é um dos melhores caminhos para o engrandecimento do país. Hoje era dia de Fórmula 1, mas as pessoas acordaram cedo e vieram participar do Circuito da CAIXA. Tivemos aqui a participação do público e de muitos atletas, o que prova que o investimento a médio e longo prazos no esporte dá resultados”, ressalta Hélio Takai, da HT Sports, organizadora do evento. De acordo com ele, a etapa de Ribeirão Preto reuniu perto de 70% de atletas do ranking nacional CAIXA/CBAt de Corredores de Rua.

Padrinho – Convidado ilustre, o atleta olímpico Claudinei Quirino se impressionou com a participação das pessoas e com a organização da prova. Ele deu a largada e entregou os prêmios aos primeiros lugares no feminino e no masculino. “O Circuito de Corridas da CAIXA tem tecnologia de última geração. Pudemos ver isso em Ribeirão Preto. Tudo perfeito, desde o chip nos tênis dos competidores, para não haver sabotagens, até os exames anti-doping”, explica. Claudinei havia participado, no dia anterior, de um encontro com crianças da escola Aymar Batista, que atende comunidades carentes de Ribeirão Preto, e de uma palestra para professores e alunos de Educação Física do Centro Universitário Moura Lacerda. “Isso é o que eu mais gosto de fazer, a inclusão social. Vejo nestas crianças a minha infância. Talvez, também como eu, elas não vejam ainda esperança no futuro. Levo a todas um pouco dessa esperança e dou o meu exemplo, para que entendam que elas podem conseguir o que querem”, desabafa o atleta.

A competição é formada por cinco etapas. Já foram realizadas, além da de Ribeirão Preto, provas em São Paulo e Fortaleza. As próximas serão em Curitiba (PR), no dia 12 de novembro, e em Brasília (DF), no dia 26 do mesmo mês.

O 3º Circuito de Corridas da CAIXA é patrocinado pela Caixa Econômica Federal e organizado pela HT Sports. A prova teve apoio da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, da Secretaria Municipal de Esportes e da Transerp.

Classificação geral

Masculino

1º lugar:
Giomar Pereira da Silva (Equipe Domiciana Gomes) – 29min53s.
2º lugar: Luís Fernando de A. Paula – 30min02s.
3º lugar: Otávio dos Santos Pinheiro (PAPA LÉGUAS ABFNV) – 30min22s.
4º lugar: Willian Salgado Gomes (PAPA LÉGUAS UNIMED) – 30min27s.
5º lugar: Elenilson da Silva (USAÇUCAR MARINGÁ) – 30min32s.

Feminino

1º lugar:
Marily dos Santos (Mizuno/Multsport) – 34min50s.
2º lugar: Adriana Aparecida da Silva (EC) – 35min46s.
3º lugar: Marizete Moreira dos Santos (CASO/Mizuno) – 36min01s.
4º lugar: Conceição de Maria C. de Oliveira (FIND YOURSELF/CAIXA) – 36min07s.
5º lugar: Luzia de Souza Pinto (CAIXA) – 37min06s.

ZDL: Samra Fonseca e João Pedro Nunes - E-mail: zdl@zdl.com.br
Milagre do Verbo Comunicação Empresarial: Fernando Bueno - E-mail: fernando.bueno@milagredoverbo.com.br
Leia também...
11.11.2007

João Ferreira e Maria Lúcia conquistam as melhores posições para o Brasil na corrida deste domingo

09.11.2007

Brasileiros e quenianos lutam pelo título da prova neste domingo

08.11.2007

Prova masculina terá os dez atletas mais bem colocados na lista de 2007

06.11.2007

Depois de dois meses de tratamento, atleta baiana confirma participação na prova de domingo