NIKE LANÇA O MAIOR EVENTO DE CORRIDA DA AMÉRICA LATINA
26.09.2006
| 78 visualizações
-
Imagem da campanha
Divulgação
-
Painel publicitário
Divulgação
-
Mapa do percurso
Divulgação
-
Camiseta masculina
Divulgação
São esperadas 120 mil pessoas correndo em nove países no dia 12 de novembro
São Paulo (SP) - A Nike está lançando pela segunda vez o maior evento de corrida da América Latina. Trata-se da Nike 10K, prova de dez quilômetros que espera mobilizar em uma mesma data, 12 de novembro, 120 mil corredores em nove cidades. São Paulo, Lima, Caracas, Bogotá, Cidade do México, Santiago e Buenos Aires terão a segunda edição da corrida, enquanto Guaiaquil e Montevidéu participam pela primeira vez. Em São Paulo, a largada será às 8 horas, e o objetivo é reunir 25 mil pessoas, fato inédito em provas da distância no Brasil.
O evento será realizado no mesmo dia em todos os países com a mesma proposta: estimular a prática da corrida e proporcionar diversão. Por esse motivo, as provas terão bandas de música durante o percurso e um show de encerramento. A corrida pretende reunir os que já são corredores e aqueles que estão começando no esporte. O importante é participar, cada um dentro do seu limite, mesmo caminhando parte do percurso, para sentir como pode ser divertido e saudável correr. Queremos estimular as pessoas a participar de uma corrida diferenciada. Sabemos que todos sempre vão tentar superar seus limites, mas na nossa prova o foco não está em diminuir tempo ou buscar premiação, mas sim em viver uma experiência diferente e divertida, explica Tiago Pinto, gerente de iniciativas de marketing da Nike do Brasil. \"Com a participação, os corredores também estarão contribuindo para a sua cidade, pois 10% do valor das inscrições será revertido para projetos da CUFA - Central Única das Favelas - em São Paulo\", completa Tiago.
Em São Paulo, a largada será na raia olímpica da USP. Em seguida, os participantes saem pelo portão 2 e percorrem a avenida da Escola Politécnica até o 16º Batalhão da Polícia, de onde retornam para a USP. A chegada será na praça da reitoria. Depois, os corredores prosseguirão até o estádio do CEPEUSP, onde será realizado o show exclusivo aos participantes. Durante o percurso haverá três bandas.
As inscrições serão abertas nesta quinta-feira, 28 de setembro, pelo site www.nikecorre.com.br, e vão custar R$ 50. Os participantes terão direito a uma camiseta com tecnologia Nike Sphere e ao show de encerramento.
Um dos diferenciais da prova é a camiseta que já traz estampado o número de peito e possui a inovadora tecnologia Nike Sphere Dry, que transporta o suor do corpo pela camisa. No avesso, nódulos salientes permitem ao corpo do atleta não ficar em contato com o tecido, reduzindo a aderência da camisa à pele. Tudo, enfim, colaborando para manter os atletas mais secos e confortáveis.
CAMPANHA DE MÍDIA
A campanha de divulgação da Nike 10K, criada para a América Latina, está focada de maneira bem-humorada no momento de cruzar a linha de chegada. No Brasil, ela foi adaptada com fotos e frases de situações relevantes para os consumidores. A frase que estará nas faixas dos materiais é: Imagine você terminando.
Patrícia Chaccur, gerente de comunicação da marca da Nike do Brasil, explica: Completar uma prova é muito recompensador, e queremos estimular as pessoas a pensar de maneira divertida no que farão quando cruzarem a linha de chegada. Por exemplo, \'quando eu cruzar a linha de chegada, vou pensar duas vezes antes de pedir uma pizza: portuguesa ou marguerita\'. O objetivo é mostrar de uma maneira bem-humorada que todos podem correr e se divertir. Queremos contagiar as pessoas e trazê-las para o evento.
Na camiseta da prova a mesma em toda a América Latina existe um espaço para que cada corredor escreva o que fará quando cruzar a linha de chegada. A campanha estará focada em São Paulo, com megapainéis, outdoors, envelopamento de pontes, mobiliário urbano, painéis em metrô, cards e ações especiais em circuito jovem.
Os spots de rádio serão destaque na campanha. Com roteiros criados pela F/Nazca focados em situações bem humoradas do universo jovem, serão veiculados nas principais rádios da cidade com foco neste público.
Serão realizadas também ações especiais de divulgação, com uma equipe de promotores percorrendo academias, empresas, parques e praias, distribuindo flyers, cartões postais e ímãs de geladeira. O evento também terá apoio de ações na internet. O site www.nikecorre.com.br receberá as inscrições e oferecerá informações sobre a prova, os treinos gratuitos nos parques da cidade e dicas de locais para treino.
No site, as pessoas também poderão divulgar o que farão quando cruzar a linha de chegada . A campanha online será realizada com peças que proporcionam interatividade do internauta com o conceito em sites especializados em corrida, MSN, Terra e Yahoo.
A campanha do Nike 10 K para América Latina foi desenvolvida pela Wieden & Kennedy de Portland, agência mundial da Nike Inc., e a adaptação foi realizada pela F/Nazca, assim como o planejamento das iniciativas de mídia.
Com o objetivo de apoiar a corrida e o lançamento de novos produtos nas linhas de calçados, vestuário e equipamentos, a campanha também terá ações no ponto de venda, desde a comunicação de vitrine, banners e displays de produto a materiais de comunicação interna como painéis para paredes, sinalizadores de calçados e meias e imagens gráficas. Serão realizadas também ações com clientes como as inscrições nas lojas e iniciativas para consumidor e de incentivo de vendas. A campanha de ponto de venda foi adaptada para o Brasil pelas agências Casa Criação e Art Office.
CUFA
A Central Única das Favelas, que tem entre os fundadores o rapper MV Bill, é uma organização nacional surgida após reuniões de jovens de várias favelas do Rio de Janeiro em busca de espaço para expressar atitudes, questionamentos ou simplesmente a vontade de viver.
Esses jovens, em sua maioria, pertenciam ao movimento Hip Hop ou por ele eram orientados. A partir das reuniões, descobriram que juntos poderiam sonhar mais e se organizaram em torno de um ideal: transformar as favelas, seus talentos e potenciais diante de uma sociedade onde os preconceitos de cor, de classe social e de origem ainda não foram superados.
Hoje, a CUFA possui bases de trabalho em São Paulo, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Ceará, Distrito Federal, Mato Grosso e Bahia. No Rio de Janeiro, existem núcleos de trabalho na Cidade de Deus (Jacarepaguá), Complexo Acari, Jardim Nova Era (Nova Iguaçu), Jacarezinho e Pedra do Sapo, para citar algumas.
Na capital paulista, a comunidade Real Parque está situada no bairro do Morumbi, zona sul de São Paulo, reconhecidamente local de residência de pessoas das classes média e alta. A comunidade carente é composta de 1.373 residências e 4.314 habitantes, são 1.116 responsáveis por domicílio, dos quais 84,5% são migrantes e 37% estão desempregados; 39% cursaram até a 4ª série e 16% são analfabetos. Os índices de desemprego, analfabetismo e baixa escolaridade aumentam consideravelmente se tomados os não-responsáveis por domicílios.
Já a comunidade do Coliseu está localizada no bairro de Vila Olímpia e é composta aproximadamente por 215 residências precárias. Dados estatísticos do IBGE, relativos ao censo de 2000, corrigidos pelo INPC, revelam que a renda total desta comunidade é de cerca de R$ 10.725 e apresenta um grande número de desempregados.
Os primeiros passos das ações da CUFA nas duas comunidades paulistanas são cursos de Dj, Grafitti, break, basquete de rua, corte e costura.
TREINOS GRATUITOS EM PARQUES DA CAPITAL
Os interessados em participar dessa grande festa que é a Nike 10K já podem começar a se preparar. Para os que querem iniciar um treinamento, a Nike oferece treinos gratuitos com acompanhamento de profissionais em quatro parques públicos: Aclimação, Severo Gomes, Horto e Villa Lobos. Os treinadores farão uma orientação específica considerando o perfil e a experiência de cada um.
Para participar, basta comparecer a um dos locais abaixo com 15 minutos de antecedência.
Parque da Aclimação
Rua Muniz de Souza, 1.119
Volta do Lago, próximo à entrada principal
quarta e sábados, das 7 às 9 horas.
Parque Severo Gomes
Rua Pires de Oliveira, 356 Chácara Sto. Antonio / Granja Julieta
quintas, das 7 às 9 horas;
sábados, das 8 às 10 horas.
Parque do Horto Florestal
Rua do Horto 931 - Tremembé
Entrada Principal
quartas, das 7 às 9 horas;
sábados, das 8 às 10 horas.
Parque Villa Lobos
Av. Professor Fonseca Rodrigues, 1.655 - Alto de Pinheiros
quartas, das 7 às 9 horas;
sábados, das 8 às 10 horas.
Em outubro, outros locais de São Paulo, além de Santo André, Sorocaba, Campinas e Santos, também vão oferecer treinos gratuitos.
Mais informações no site www.nikecorre.com.br
ZDL
Guto Francischini
E-mail: guto@zdl.com.br
Tel: 3285 5911
Cel: 8457 9711
Suzana Schreiner
David do Carmo
E-mail: suzanaschreiner@globo.com
Tel: 3031 9455
Cel: 9116 1407